A demissão da formiga

Muitas vezes nos perguntamos o que está acontecendo no trabalho, em alguns casos temos a resposta, em outros não enxergamos onde a empresa deseja chegar. E você? Como funcionário motivado tenta descobrir?

Como muitos não tem o acesso ao nível gerencial. A alta cúpula da organização tende a se preocupar com o estratégico e muitas vezes se esquece de como vai implantar o planejamento, e não procura saber qual a opinião do setor que será mais atingido com as mudanças; não sabe onde deseja chegar; e mesmo com o planejamento se perde no meio do caminho.

Esses acontecimentos descritos acima se assemelham a sua realidade. Bem na fábula abaixo, podemos ver o exemplo de como decisões equivocadas podem levar as empresas a perder ou desmotivar bons funcionários.
Demissão de um colaborador motivado
Oops! Tem algo acontecendo...

“Todos os dias a FORMIGA chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. Era produtiva e feliz. O gerente MARIMBONDO estranhou a FORMIGA trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada e colocou uma BARATA, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência como supervisora. A primeira preocupação da BARATA foi a de padronizar o horário de entrada e saída da FORMIGA.

Logo a BARATA precisou de uma secretaria para ajudar a preparar os relatórios, e contratou também uma ARANHA para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

O MARIMBONDO ficou encantado com os relatórios da BARATA e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.

A BARATA então contratou uma MOSCA e com
prou um computador com impressora colorida.

Logo a FORMIGA produtiva e feliz, começou a lamentar-se de toda aquela movimentação de papéis e de reuniões...


O MARIMBONDO concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a FORMIGA produtiva e feliz trabalhava. O cargo foi dado a uma CIGARRA, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial.

A nova gestora CIGARRA logo precisou de um computador e de uma assistente (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a FORMIGA, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

A CIGARRA então convenceu o gerente MARIMBONDO que era preciso fazer um estudo de clima. Mas o MARIMBONDO, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a FORMIGA trabalhava já não rendia como antes e assim contratou a CORUJA, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.

A CORUJA permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório com vários volumes que concluía: "Há muita gente nesta empresa". O MARIMBONDO seguindo o conselho do relatório da CORUJA mandou demitir a FORMIGA porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.”

Você achou algo familiar, então procure se manter motiv
ado. Trabalhe para que o planejamento da empresa gere resultados, mesmo que você não saiba onde ela deseja chegar. Ou seja, faça a sua parte, mas faça com profissionalismo.

E se a empresa não presta atenção em você, pode ser que você não esteja trabalhando de maneira a ser notado, reveja seus conceitos no trabalho. Mas
, se sua função não é de importância para a organização, neste último caso, trate de refazer seu currículo, renovar seus contatos e partir para a busca de um novo emprego.

Senão você pode se tornar a formiga desmotivada e aborrecida. Então fique atento e sabia que os mais aptos sobrevivem.

Autor: Desconhecido

2 comentários:

  1. Boa metáfora usada para mostrar ambientes organizacionais tóxicos, onde você está dando o máximo, mas quando acontece uma mudança, você é o primeiro a sofrer com ela. Muito chato isso, dar uma raiva e já me causou desmotivação

    ResponderExcluir

Sobre a ACTIO Cosnultoria

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações