Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Os Mais Aptos Sobrevivem

Uma realidade no mundo empresarial é que se não continuar se modernizando não vai sobreviver

No mundo dos negócios temos muitos exemplos de fracassos e sucessos, do mesmo jeito são inúmeros os casos de sucesso que se transformam em um negócio finito. Exemplos nacionais como Mesbla e Lojas Brasileiras (Lobras), grandes lojas de departamentos que fecharam as portas. Mas, não vamos falar aqui desses casos, nos concentráramos na chave para dar sobre vida a um negócio. 
Então modernizar é adaptar-se as novas e constantes mudanças do mercado.

“Não são os mais fortes de cada espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas aqueles que melhor se adaptam a mudanças.” Charles Darwin

No contexto dos negócios, é provável que a sua capacidade de se adaptar e de evoluir quando necessário, são primordiais para sobrevivência. Por isso devemos inserir na cultura empreendedora do brasileiro, mudando assim muitos donos de empresas que possuem aversão a tecnologia, por exemplo, principalmente com relação a investimentos em tecnologia da informação, muitas vezes por terem medo simplesmente do fator “mudança”. 

Eles têm em mente que se funcionou até agora continuará funcionando, é uma premissa advinda do futebol, onde se fala "em time que está ganhando não se mexe". 

O empresário que não pensa em mudanças, em transformação pode ser direcionado para o fracasso. 

Sabemos que as alterações muitas vezes são definidas como radicais, principalmente quando ligadas ao mundo dos negócios, mas mudanças também criam novas oportunidades. E estas novas oportunidades podem vir de mudanças das estratégias e direcionamento da empresa, ou simplesmente da evolução do modelo de negócio. 

Nossa realidade atual, mostra justamente essa necessidade de se antecipar e adaptar as novas práticas comerciais. Muitas empresas não queriam vender via whatsapp ou mesmo por outros meios, ainda procuravam a maneiras tradicionais de vendas, então veio a pandemia fechando quase tudo, e todos tivemos que nos adaptar.

O negócio que não se adaptou e evoluiu pode ter ficado pelo caminho, e digo pode, pois alguns teriam como sobreviver, é o caso de uma farmácia de bairro que abriu durante toda pandemia e assim se manteve viva, mas tenho certeza que mesmo essa farmácia de bairro teve que melhorar sua capacidade de entregar seus medicamentos, já que as vendas aumentaram via ligações.

E essa farmácia se não usava whatsapp para suas vendas, passou até a receber as receitas via aplicativo.

A evolução é necessária e diretamente ligada às mudanças tecnológicas e com isso trazendo para o mercado novos produtos e serviços, consequentemente criando uma mudança no comportamento do consumidor. Ocasionando assim o fim do “negócio padrão” onde todo armarinho vendia a mesma coisa, onde toda bodega tinha a mesma cara, onde não existia diferença entre as empresas. 

Não quero aqui desmerecer as pessoas, que também possuem um peso importante nesta transformação, além da mudança nos processos. Se antigamente fazia um terno no alfaiate da família, hoje o processo é outro, compra-se pronto, e os que ainda sobrevivem nesta atividade de alfaiataria tiveram que se adaptar. Pessoas também mudam e se adaptam as novas realidades. 

Adaptação é a palavra, as empresas que possuem ou mantém em suas características a capacidade de se adaptar aumentam suas chances de sobreviver, de se manterem na mente do consumidor, de conquistar novos mercados. 

Devido ao ambiente atual de rápidas mudanças nos negócios, várias empresas se veem sem outra opção, que é transformar seus negócios, para superar tais desafios. E se algumas empresas fecharam durante a pandemia, quem sobreviveu, se adaptou numa velocidade nunca vista nas últimas décadas.

• ADAPTAR-SE não quer dizer se ACOMODAR
• ADAPTAR-SE não quer dizer MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS
• ADAPTAR-SE não quer dizer NÃO FAZER A DIFERENÇA
• ADAPTAR-SE é se diferenciar mesmo na igualdade, é sabe lidar com várias situações, lidar com imprevistos, mudar de plano quando necessário, mudar de princípio quando convencido.

Então modernizar é adaptar-se as novas e constantes mudanças do mercado.

Aconteceu antes, aconteceu no pós pandemia, e vai continuar acontecendo por outros motivos. Então quando acontecer se adapte.

| "Nada há de permanente, a não ser a mudança." -- Heráclito 


Marcelo Cabral
Consultor e Multiplicador da ACTIO Consultoria & Treinamentos 
Instagram:  @actioconsultoria
Fonte da imagem: adaptado da freepik

Gostou? Deixe seu comentário, e se você precisou se adaptar nas últimas mudanças do mercado, conta pra gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações