Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

12 MAUS HÁBITOS das pessoas inteligentes. Será que VOCÊ algum desses hábito?

Quando um hábito se torna um obstáculo entre você e seu objetivo é hora de colocar um ponto final.

Pode ser que você pense que só porque é uma pessoa inteligente não deveria ter maus hábitos. Ou, se os tem, pode sentir como se fosse o único nessa situação. Mas assim como todo mundo, as pessoas espertas têm hábitos que atrapalham sua capacidade de ser eficientes e produtivas. 
Pessoa desesperada por ter maus hábitos, e acreditam não ter.
É um mito pensar que pessoas inteligentes não possuem maus hábitos, e precisamos identificar quem realmente é inteligente, pois, existem vários tipos de "inteligência" e por isso podemos antecipar de forma equivocada que pessoas inteligentes não sofram desse comportamento rotineiro.

Como acontece com todo mundo, esses maus hábitos podem limitar seu potencial e desviá-lo de seu propósito. Resumindo: maus hábitos podem causar estragos em sua vida.

| Para se livrar deles, o primeiro passo é admitir que eles existem. 

Observe os 12 comportamentos destrutivos listados em um artigo da revista Inc e responda para si mesmo: quais deles você tem?

1. Esperar que a vida seja fácil

É simples assim: nada vem fácil para a maioria de nós. O sucesso acontece quando você se prepara para ele e trabalha duro. Então, não seja passivo. Faça as tarefas de hoje melhor do que fez as de ontem.

2. Não pedir ajuda

Especialmente se você é inteligente, é fácil cair no mito do “eu mesmo faço”. Pedir ajuda, no entanto, não apenas o conecta com os recursos necessários para que atinja o que pretende, como deixa claro que você é seguro o bastante para admitir que não sabe tudo, que é autêntico e que está disposto a aprender.

3. Apegar-se ao que precisa ser deixado para trás

Livrar-se do passado é tarefa das mais difíceis. Mas se quer atrair melhores condições e oportunidades para sua vida, o primeiro passo é arrumar a casa.

4. Perseguir objetivos que não pode alcançar

Algumas pessoas simplesmente amam correr atrás de projetos, pessoas ou coisas. Mas, muitas vezes, no fundo, elas não querem pegar o que perseguem. Então, coloque os pés no chão e canalize sua energia para ações que vão gerar frutos realmente interessantes.

5. Tentar manter o controle

Pessoas inteligentes frequentemente pensam que podem controlar tudo ao seu redor. Mas, francamente, isso não é nem remotamente viável. A única coisa que podemos controlar de forma confiável é como reagimos às circunstâncias que nos acometem. Quando você sofre surtos de controle, deixa de trabalhar no que realmente está em suas mãos.

6. Entregar os pontos

Quando você percebe que está fraquejando em seu esforço, lembre a si mesmo quem você é, qual é sua paixão e por que está trabalhando tão duro.

7. Correr dos problemas em vez de resolvê-los

Ser inteligente não o torna imune à negação – essa é uma estratégia conhecida por tornar praticamente qualquer situação pior do que é. É necessário disciplina para reconhecer e enfrentar seus problemas e seus medos rapidamente, mas vale a pena o esforço.

8. Pressionar além da conta

Nada funciona quando você dá murro em ponta de faca. Aprenda a fazer adaptações, a seguir o fluxo. Trabalhando no sentido da correnteza, você vai nadar a favor das marés.

9. Pensar que sabe tudo

O dia em que você não está mais aberto a aprender – em que para de cultivar novos conhecimentos – é o dia em que você para de se mover. Faça tudo o que pode para abraçar novas informações e sabedoria.

10. Ter as mesmas atitudes e esperar resultados diferentes

Se você quer ser mais inteligente, melhor, mais rápido, então tem que parar de fazer o que sempre fez. O crescimento acontece quando você tenta novas possibilidades.

11. Pensar que pessoas inteligentes nunca falham

Não há exclusividade quando se trata de falha. Qualquer um que assuma um risco pode falhar, mesmo as pessoas mais inteligentes. A diferença é o que você faz com a falha. Isso, sim, pode torná-lo mais eficaz.

12. Esperar até que esteja 100% pronto

Ninguém está totalmente pronto quando uma oportunidade surge. A maioria está presa no círculo seguro da zona de conforto. E, para estar pronto para uma grande oportunidade, é preciso desenvolver uma nova mentalidade. Você provavelmente não está pronto, mas assuma o risco e o desafio de qualquer forma.


Podemos citar outros maus hábitos, aqui vai um bônus de mal comportamento que acometem também as pessoas inteligentes:

13. Viciar em séries e redes sociais

Quem disse que isso não acontece com pessoas inteligentes, é aí que o mau hábito aparece. Acreditar que você é capaz de controlar o impulso para ver mais um episódio ou "mais cinco minutinhos" na rede social preferida. Normalmente as pessoas ditas inteligentes superestimam seu potencial, e acreditam que podem recuperar o tempo quando precisar, e isso nem as pessoas mais inteligentes do mundo são capazes de fazer.


Sendo inteligente ou não precisamos saber identificar, assumir que possuímos um ou mais hábitos que nos fazem criar situações que prejudicam nossa vida pessoal e/ou profissional.

| "As naturezas dos homens são parecidas; são os seus hábitos que os afastam uns dos outros." - Confúcio


Artigo complementado por Marcelo Cabral (ACTIO Consultoria & Treinamentos)
Fonte original: Época Negócios
Fonte da imagem: storyset
Artigo atualizado em 07/02/2023.

E você já identificou um hábito ruim? Conta pra gente, pois outras pessoas podem ter o mesmo hábito e não sabem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações