Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

O que são crenças limitantes e como elas nos prejudicam?

Não podemos viver eternamente sendo vítimas de nossos pensamentos, pois nossas crenças limitantes tendem a influenciar, em maior ou menor grau, nossos sentimentos e ações, limitando nossos resultados.

As crenças limitantes são formadas pelas nossas influências ao longo da vida. Quando nascemos, somos páginas em branco, conforme nos relacionamos com familiares, professores, amigos e relacionamentos amorosos, vamos adquirindo experiências e sendo influenciados, desenvolvendo todo o nosso potencial, inclusive as crenças limitantes. As crenças também podem surgir após forte impacto emocional que causam traumas, quando realizamos algo que acaba dando errado, ou simplesmente pode aparecer após rejeição, repreensão ou reprovação.
Criação de crenças limitantes
Não limite seu potencial












Basicamente, as crenças limitantes são pensamentos que aceitamos como NOSSA VERDADE ABSOLUTA. E por terem efeito negativo, brecam a nossa capacidade de crescimento pessoal e profissional. E por isso, muitas vezes desistimos facilmente de realizar algum sonho ou nem chegamos a tentar por conta das crenças limitantes. Talvez você tenha ouvido alguém lhe dizer que não seria capaz de algo, conforme tenha internalizado isso em sua mente, você pode acreditar que não é capaz de fazer várias outras coisas em sua vida, sem ao menos permitir-se tentar.

Identificar as crenças limitantes pode ser mais fácil do que você pensa e, para ajudá-lo, separei alguns pensamentos e comportamentos comuns que exemplificam esse tipo de atitude.

“Eu não tenho tempo para nada!” / “Não importa o quanto eu trabalhe, nunca vou conseguir juntar dinheiro” / “Não consigo aprender a fazer isto, não tem jeito” / “Nunca serei bom o suficiente para alcançar meus sonhos” / “Eu não mereço ganhar isto”.

Todas as crenças citadas acima possuem as mesmas características: cunho negativo, sensação de impotência e desvalorização pessoal/profissional.

Como as crenças limitantes podem nos prejudicar?

As crenças limitantes podem nos prejudicar em qualquer área da nossa vida, fazendo não só com que tenhamos péssimo desempenho profissional, bem como destruir nossos relacionamentos, diminuir a nossa qualidade de vida, inclusive a nossa saúde.

Além destes prejuízos citados acima, as crenças limitantes são responsáveis por vidas estagnadas, muitas vezes algumas crenças limitantes são responsáveis pela disseminação de doenças como a ansiedade e a depressão. Por isso é importantíssimo tratá-las para extinguir os seus efeitos sobre nossas vidas.

Como superar as crenças limitantes?

Não podemos viver eternamente sendo vítimas de nossos pensamentos, pois nossas crenças limitantes tendem a influenciar, em maior ou menor grau, nossos sentimentos e ações, limitando nossos resultados. Por isso, identificar tudo que passamos a vida inteira acreditando é o melhor caminho para ressignificar e obter novas crenças possibilitadoras.

Para identificar uma crença limitante você precisa, antes de tudo, saber o que você almeja. Com base nisso, procure entender por que você não consegue chegar aos seus objetivos e faça uma lista dos pensamentos que surgem, como os exemplos dos quais falamos acima. Assim você vai descobrir o poder das crenças positivas.

Quando você tiver essas informações, busque compreender como essa crença passou a fazer parte da sua vida. Descubra como você a utiliza para apoiar suas emoções e ações. Para finalizar, é hora de quebrar as barreiras construídas com base nessas crenças e limpar o caminho, abrindo espaço para novas perspectivas de vida.

A partir do reconhecimento dessas crenças limitantes você pode definir novos objetivos para sua vida profissional e pessoal. Pois o que povoa sua mente controla sua vida.

Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Freepik
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações