Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Gerenciamento de tempo: Como fazer de maneira eficiente?

O gerenciamento do tempo é o processo de organização e planejamento de como se divide o tempo entre nossas atividades profissionais e pessoais.

Pessoas controlando o tempo no relógio e em uma ampulheta, mostrando a importância da gestão do tempo, e buscar a eficiência!
Você já teve a sensação que precisava de mais horas para dar conta das suas responsabilidades pessoais e profissionais?

No trabalho: reuniões, entregas de projetos e demandas que muitas vezes consomem a maior parte do nosso tempo.

Na vida pessoal: cuidados com a casa, cuidados com a saúde, filhos, família e vida social.

No entanto, por qual motivo você acredita que ter mais horas lhe ajudaria?

Se não tem eficiência em gerir o seu tempo dentro das 24 horas, pode ter certeza que se tivesse 48 horas, a diferença é que teria mais coisas desorganizadas, simples assim!

Temos 24 horas para fazer nossas atividades, inclusive dormir para descansar o corpo.

Para dar conta, é necessário entender como funciona o gerenciamento de tempo para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida profissional quanto na vida pessoal.

Nesse artigo quero compartilhar com você como fazer de forma eficiente o gerenciamento de tempo.

O gerenciamento de tempo eficaz está sendo visto inclusive pela classe médica, como um dos fatores mais importantes para qualidade de vida, devido sua importância para diminuir significativamente o estresse, ajudar no controle da ansiedade, e como consequência auxilia o indivíduo sentir-se mais satisfeito com a sua existência.

O que é o gerenciamento de tempo?

O gerenciamento do tempo é importante devido a velocidade em que vivemos atualmente. Administrar nossos afazeres, tarefas e lazeres é bem delicado. A boa gestão do tempo faz com que você trabalhe de forma mais eficiente, concluindo suas atividades num curto prazo, mesmo que seu tempo seja apertado e você sofra com altas pressões. Já a falta de gerenciamento de tempo prejudica sua eficácia e ainda pode desencadear o estresse.

Em primeiro lugar, para se ter eficiência na gestão de tempo é necessário fazer mudança no foco das atividades e dos resultados.

Alguns pontos são cruciais para mudança de foco:

1 – Qual o seu objetivo?

Quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve.

2 – Defina a ordem de prioridade as suas atividades.

A técnica que indico aqui é a pergunta poderosa do Coaching: Numa escala de 0 a 10, o quanto essa atividade irá me auxiliar na conquista do meu objetivo?

E após dar a nota para cada atividade você terá automaticamente a ordem de prioridade e assim agir assertivamente.

3- Planejamento e organização.

Se você não dedicar tempo para planejar, é fato que perderá tempo para executar.

Passar o dia inteiro atordoado com as atividades, fará com que você tenha pouco ou nenhum rendimento. No entanto, com o bom gerenciamento de tempo, você poderá trabalhar de maneira mais inteligente, ou seja, realizar mais coisas em menos tempo.

É importante entender que a gestão de tempo é a forma como você organiza e planeja quanto tempo que você gasta para realizar as atividades específicas. 

Pode até parecer que aprender sobre o gerenciamento de tempo é perda de tempo. Entretanto, com o conhecimento necessário você poderá usá-lo de forma consciente para aplicar em seu trabalho e na vida pessoal e obter muitos benefícios.

Quais os benefícios do gerenciamento de tempo?

Maior produtividade e eficiência

A resposta simples é que o gerenciamento de tempo além de lhe colocar no comando das suas tarefas, vai muito além, a gestão do tempo beneficia você em todas as áreas da sua vida.

O principal motivo é que a gestão do tempo beneficia VOCÊ. E também garante que você gaste seu tempo onde mais interessa.

A gestão do tempo deixou de ser uma disciplina de controle e passou a ser fundamental para o equilíbrio, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Menos estresse

Quem nunca se sentiu perdido no meio de tantas atividades para realizar, não é mesmo?

Gerenciar seu tempo pode reduzir diretamente seu nível de estresse. Menos surpresas. Menos prazos apertados.

Entretanto, com um bom gerenciamento de tempo, você evita o estresse porque controla todas as suas atividades e consegue priorizar as tarefas importantes e controlar as tarefas urgentes, evitando a procrastinação.

Menos tempo desperdiçado

O recurso mais escasso do ser humano atualmente é TEMPO, e é o recurso mais desperdiçado.

Quando você sabe o que precisa fazer, você desperdiça menos tempo em atividades inativas. Em vez de se perguntar o que você deveria fazer, já está um passo à frente, realizando a atividade.

Gerencie seu tempo, melhore sua vida!

A gestão do tempo consiste em gastar seu tempo nos lugares certos e nas coisas certas.

Como fazer um gerenciamento de tempo eficiente?

Agenda

Se você quer ter gerenciamento de tempo eficiente seja o melhor amigo da agenda. Muitas pessoas têm o hábito de utilizar a agenda, e acredite, basta observá-las para perceber que sempre elas têm tempo para fazer suas tarefas. Suas rotinas são bem administradas e organizadas nos menores detalhes.

Pode ser agenda física (papel) ou agenda virtual. Esteja em posse dela em todos os lugares. Anote seus compromissos, aqui temos 02 grandes ganhos: lembrar das nossas atividades e descarregar a nossa mente, quando ficamos o tempo todo puxando da memória o que temos para fazer gastamos energia e assim ficamos exaustos.

Diga Não a procrastinação

Termine tudo que começar!

Definir um planejamento e cronograma é muito importante, no entanto, segui-los é primordial e por vezes se torna o grande desafio. A falta de vontade e o desejo de procrastinar são inerentes ao ser humano e esses hábitos podem comprometer o seu desempenho e não são interessantes dentro da gestão de tempo.

É muito importante que você busque se manter focado e cumpra com o que planejou o mais rápido possível.

Saiba dizer “não”

Esqueça a ideia de que precisa “abraçar o mundo com as pernas”. Essa é uma atitude perigosa, que pode levar você a acumular tarefas que não terá tempo para entregar com qualidade. Então, seja responsável com você mesmo e aprenda a dizer não, entre em consenso com quem faz parte da sua vida.

Acompanhe com frequência seus resultados

Gerencie o seu tempo e aprenda a mensurar os resultados. No curto prazo, você pode identificar as falhas que ainda existem e propor soluções.

Se você se interessar em aprofundar nesse assunto, te indico o livro abaixo:

Livro: A tríade do tempo, de Christian Barbosa.

Você precisa organizar melhor sua vida? Então essa obra é para você! Ela ajuda a aumentar a produtividade e traz dicas de como você pode ter equilíbrio entre sua família, seu emprego e sua vida. A linguagem é simples e objetiva e através desse livro você consegue identificar suas principais dificuldades para administrar e gerenciar o tempo.

Por fim, podemos concluir que a gestão do tempo é uma aprendizagem contínua, ou seja, é necessário atenção constante e seguir desenvolvendo essa habilidade para que tenhamos a eficiência.

E por último, gerenciar o tempo não é sinônimo de ser uma pessoa multitarefas, visto que muitas atividades serão iniciadas, entretanto pouquíssimas concluídas, e por conta disso, não é eficiente para os resultados esperados.

| ⁠"Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito." - Peter Drucker

Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem adaptada: freepik

Não é o primeiro material sobre a gestão do tempo aqui no site, isso só mostra a importância do tempo e como isso continua atual! Então deixe nos comentários o que você achou?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações