Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

10 táticas da liderança de alta performance! Será que você utiliza...

Scott Johnson, CEO do site Motivosity (aplicativo online especializado em engajamento e motivação de funcionários), escreveu recentemente um artigo muito interessante sobre o que tem visto nas empresas que têm maior engajamento de equipe.

O 10 pontos que ele citou no artigo reforçam pontos importantes sobre liderança. Aqui está um resumo comentado que fiz.

1) Responsabilidade:

Líderes de sucesso assumem 100% da responsabilidade pelos resultados de sua equipe e não apontam o dedo para os outros quando as coisas dão errado. Eles também tomam a iniciativa de resolver problemas e fazer as coisas acontecerem, em vez de esperar que a situação se resolva sozinha ou que alguém cuide dela.

Líderes de verdade são transparentes e honestos consigo mesmos e com os outros, reconhecendo quando cometem erros e buscando formas de corrigi-los. Isso cria um ambiente de trabalho confiável e colaborativo, em que os membros da equipe se sentem seguros para assumir riscos e ser criativos.

2) Transparência:

Quando líderes são transparentes em suas ações e decisões e comunicam-se de maneira aberta e honesta, eles ganham a confiança e o respeito da equipe. Isso permite que trabalhem juntos para atingir metas comuns e alcançar o sucesso.

A transparência também ajuda a evitar problemas de conflito de interesses e desvios de conduta, o que é vital para manter a integridade e a credibilidade de um time.
Pessoas sendo de lideradas de forma igualitária, todos juntos para um sucesso comum a todos. 10 táticas da liderança de alta performance! Será que você utiliza...

3) Líder-coach:

Enquanto um gerente pode ser responsável por gerenciar tarefas e projetos, um líder-coach é responsável por desenvolver e guiar seus colaboradores para alcançar seus objetivos. Ele é um mentor que não apenas dá ordens, mas também ensina as habilidades e os conhecimentos necessários para o sucesso.

Um líder-coach é capaz de inspirar confiança e motivação em sua equipe, o que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de cada membro. Ele é essencial para criar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, em que as pessoas se sentem valorizadas e comprometidas com o sucesso da empresa.

4) Feedback:

Colocar reuniões periódicas de feedback com seu time como prioridade mostra que o líder está prestando atenção e valorizando o trabalho dos membros da equipe. Além dos elogios merecidos, o feedback de melhoria, quando dado de forma construtiva, também pode ajudar a identificar e corrigir problemas, aumentando a eficiência da equipe

É importante que o líder também esteja aberto a receber feedback de sua equipe, pois isso pode ajudar a melhorar sua própria liderança e aumentar a colaboração entre os membros da equipe.

5) Segurança psicológica:

Um líder de sucesso cria um ambiente no qual os membros da equipe sentem-se seguros para expressar suas opiniões, ideias e preocupações sem medo de represálias ou julgamentos negativos. Quando os membros da equipe se sentem seguros para serem eles mesmos e compartilhar suas perspectivas, eles são mais propensos a colaborar e trabalhar juntos de forma eficaz. Além disso, a segurança psicológica também pode levar a uma equipe mais feliz e motivada, o que aumenta a produtividade e a eficiência.

6) Metas desafiadoras (mas alcançáveis):

Metas desafiadoras e alcançáveis ajudam a estabelecer direção e propósito para o trabalho da equipe, o que é essencial para o progresso e o sucesso a longo prazo. Quando as metas são claras e realistas, os membros da equipe sabem exatamente o que precisam fazer para alcançá-las e se sentem mais confiantes em sua capacidade de fazê-lo.

Atingir metas desafiadoras e alcançáveis ajuda a construir a confiança e a autoestima dos membros da equipe, o que é crucial para a construção de uma equipe coesa e bem-sucedida. Isso ajuda a manter os profissionais motivados e comprometidos com seu sucesso e o da empresa.

7) Celebrar o sucesso:

Celebrar e elogiar o sucesso ajuda a criar um ambiente positivo e motivado. Ao reconhecer e celebrar os sucessos da equipe, o líder valoriza o trabalho e dedicação de cada pessoa.

Celebrações ajudam a construir uma cultura de sucesso e aumentam a confiança e a autoestima dos membros do time. Isso leva a um aumento na colaboração e na produtividade, bem como ao fortalecimento do espírito de equipe.

8) Mentalidade de abundância (e não de escassez):

A mentalidade de escassez faz com que o líder se preocupe constantemente com a falta de recursos e oportunidades, o que pode levar a decisões ruins e ao medo de perder o que já possui.

Por outro lado, uma mentalidade de abundância permite que o líder veja as oportunidades em vez dos obstáculos e seja criativo para encontrar soluções para os desafios. Uma mentalidade de abundância incentiva a colaboração e a partilha de ideias e melhores práticas, o que leva a uma equipe mais unida e produtiva, focada em melhoria contínua e na superação de desafios.

9) Qual a lição?:

Um líder de sucesso é alguém que enxerga além das dificuldades e encontra as oportunidades escondidas (e as lições a serem aprendidas) em problemas e crises.

Ele estimula a resiliência e a capacidade de se adaptar às mudanças, encontrando soluções criativas para superar os obstáculos.

Um líder deve ser capaz de transmitir essa visão positiva e de superação para sua equipe, inspirando-a a seguir em frente e a encontrar as lições, aprendizados e próximos passos em cada revés.

10) Otimismo e gratidão:

O líder é a figura central em qualquer organização e sua atitude é fundamental para o sucesso do grupo. A prática de gratidão e otimismo é essencial para quem ocupa cargos de liderança, pois é através delas que se é capaz de inspirar e motivar sua equipe.

Otimismo e gratidão permitem que o líder e sua equipe vejam as dificuldades como desafios a serem superados e não como obstáculos insuperáveis. Isso aumenta a confiança e a determinação de toda a equipe para alcançar os objetivos propostos.

O líder que pratica gratidão e otimismo cria (e recria, pois o trabalho é permanente) um ambiente positivo, energizado e produtivo, em que todos sentem-se valorizados e motivados.



Esta lista de 10 pontos da liderança de sucesso ajuda muito como referência, inclusive, no desenvolvimento de novos líderes (por exemplo, ao mentorar alguém para que seja promovido/a, você pode facilmente usar a lista acima como guia para conversas, exercícios e estudos).

Você mesmo/a pode se autoavaliar em cada um desses 10 pontos e ver o que precisa trabalhar para melhorar sua liderança. O que acaba sendo um outro ponto que talvez poderíamos incluir aqui: líderes de sucesso acreditam (e praticam) o kaizen todos os dias. Está no seu DNA. Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.


Raul Candeloro
Diretor da Vendamais
Fonte: email da vendamais
Fonte da imagem: freepik

E você já usou algum ou alguns desses pontos citados? E se você tem algo que complete esse material, deixe o seu comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações