Desenvolvendo habilidades de Liderança: A roda da LIDERANÇA

Desperte o Líder que há em Você! Aprenda a aperfeiçoar suas habilidades e alcance uma liderança impactante com a roda da liderança.

A liderança é uma habilidade e um papel crítico em diversos contextos, desde empresas e organizações até comunidades e equipes esportivas.
Duas pessoas empurrando engrenagem para movimentar, simbolizando a roda da liderança

Vivemos um tempo em que liderar vai muito além de gerenciar tarefas — trata-se de inspirar pessoas, mover propósitos e transformar realidades. Seja nas empresas, nas organizações sociais, nas startups ou nas comunidades, a liderança se tornou uma competência crítica para gerar impacto e resultados sustentáveis.

E aqui vai uma boa notícia: liderança é uma habilidade que pode (e deve!) ser desenvolvida continuamente.

Visualize duas pessoas empurrando uma engrenagem pesada. Essa imagem representa bem o que é liderar: alguém que gera movimento, cooperação e direção.

Ela envolve a capacidade de guiar, influenciar e inspirar outros para alcançar objetivos comuns.

Então o Raúl Candeloro, fundador das revistas Liderança e VendaMais, elaborou uma ferramenta que pode lhe ser muito útil neste começo de ano para desenvolver as lideranças da sua empresa. Chama-se Roda da Liderança e é composta por dez habilidades essenciais para ser um bom líder.

Essa ferramenta é ideal para você utilizar no início do ano, em ciclos de avaliação, feedbacks 360° ou em programas de desenvolvimento de líderes. Simples de aplicar, ela oferece um mapa claro de autoconhecimento, competências e oportunidades de melhoria.

Como funciona a Roda da Liderança?

A Roda é composta por dez pilares fundamentais que sustentam uma liderança forte, atualizada e conectada com os desafios do presente.

A ideia é que essa ferramenta ajude você e sua equipe a mapearem suas competências, buscando pontos de melhoria e aperfeiçoando práticas entre a equipe. Numa escala de 0 a 10, cada líder deve se autoavaliar, justificando sua nota.

Depois de completada a roda, escolhe-se um ou dois pontos prioritários para desenvolver como “tarefa de casa” de cada um dos envolvidos.

Os 10 Pilares da Roda da Liderança

Recrutamento e seleção:

Qual é o grau de acerto em contratações? Está contratando por competência e alinhamento cultural?

Treinamento e desenvolvimento:

Quanto você tem se comprometido e realizado em relação ao desenvolvimento da sua equipe? Feedbacks construtivos?

Remuneração:

Quanto a remuneração da sua equipe está alinhada com o mercado e com os objetivos da estratégicos da empresa ou mesmo de engajamento?

Incentivos e motivação:

Qual é o grau de engajamento e de motivação da sua equipe? A Roda é composta por dez pilares fundamentais que sustentam uma liderança forte, atualizada e conectada com os desafios do presente.

Comunicação:

Como está sua comunicação com a equipe? Sua comunicação é clara, transparente e empática? Você escuta com atenção ativa?

Processos:

Qual nota você dá para a sua administração de tempo, sua organização, execução e cobrança de processos como líder?

Controle de custos:

Quanto você e seu departamento têm se dedicado a cortar custos, de maneira inteligente e estratégica?

Indicadores de performance:

Como está a qualidade dos relatórios e das informações estratégicas que você tem usado para medir o que é realmente importante ser medido? Você acompanha os indicadores certos?

Alinhamento estratégico:

Quanto você e seu departamento têm ajudado a empresa a atingir suas principais metas? Sabe como seu trabalho contribui para atingir metas macros da empresa?

Inovação:

Você estimula ideias novas, testagens rápidas (como protótipos e MVPs) e desafia o status quo de forma construtiva?

Você lidera o quê... e como?

A Roda da Liderança não é apenas uma ferramenta de autoavaliação — ela é um convite ao protagonismo. Ao responder a essas perguntas simples, porém bastante objetivas, você terá um excelente mapa de situações a melhorar. Dessa forma, cada líder saberá exatamente onde está e o que precisa aprimorar para alcançar uma graduação melhor.

Como a proposta é auto avaliativa e autoexplicativa, fica fácil estabelecer planos de melhorias, pois o próprio avaliado define o que precisa melhorar e como fazer isso. Você pode aplicá-la agora mesmo. Vai permitir que líderes reflitam sobre sua prática com responsabilidade e autonomia, definindo metas reais de evolução.

Lembre-se, liderança é um processo em constante evolução, e líderes eficazes estão sempre em busca de aprimoramento. A capacidade de liderar com empatia, visão e comunicação eficaz pode ser uma força poderosa para alcançar metas e inspirar outros a fazerem o mesmo.

Ao aplicar ferramentas como esta, você estimula o crescimento, ao invés de seguir no piloto automático, você escolhe tracionar sua liderança com intenção, consistência e visão. Porque o futuro do trabalho pede líderes conscientes, corajosos e conectados com o que realmente importa.


Texto Original: Júlio Clebsch - editor da revista Liderança
Fonte de origem: Revista Liderança
Fonte da imagem: Adaptado do freepik
Adaptações do texto original por Marcelo Cabral da ACTIO Consultoria & Treinamentos
Texto atualizado em 

E você o que achou dessa ideia? Deixe seus comentários, e se você aplicar conte como foi!


0 Comentários