Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

6 Tendências que vão definir o mercado profissional pós pandemia. Se prepare para o futuro!

Você está preocupado com sua carreira? Veja 6 tendências que vão definir o mercado profissional no momento pós pandemia, e assim evolua sua carreira.

Com a pandemia gerando incertezas, e com tantas análises surgindo no horizonte profissional, saber identificar o que será importante para o mundo dos negócios é questão de sobrevivência. Embora pareça apenas especulação, as informações citadas nesse artigo podem ajudar diversos profissionais no planejamento de suas carreiras.

tendencia-mercado-de-trabalho-para-profissionais-pos-pandemia
Descubra as tendências para sua carreira
 
Como as 6 tendências irá ajudar a visualizar o que é preciso desenvolver e quais práticas podem ficar de lado sem que você se prejudique. Vamos direto ao ponto, segue abaixo as 6 tendências:

1. O momento será dos empreendedores

É indiscutível que a tecnologia está ajudando todos os negócios, sejam eles grandes ou pequenos, a avançarem em seus nichos de mercado. Na pós pandemia essa tendência vai se manter e continuar aumentando. Uma vez que todas as etapas dos modelos de negócios serão facilitadas, desde a abertura de uma conta, contração de empréstimos, site de divulgação da empresa, e até atingir novos mercados.

Com isso, cada vez mais jovens entrarão no mercado do empreendedorismo e seus modelos de negócios terão custos mais baixos em comparação com os momentos os anteriores a março de 2020. Aqui abro um parêntese para os intraempreendedores que deverão demonstrar mais resultados em suas empresas.

2. Diplomas não terão o mesmo peso

Mesmo que localmente o diploma ainda seja algo extremamente valorizado, a maioria dos especialistas em educação superior acreditam que a colocação em prática de novas ideias não vai estar mais relacionadas com a sua formação, isso evidência a tendência acima do aumento de empreendedores por necessidade e por oportunidades.

Assim a qualidade profissional não será mais determinada pelo seu diploma, mas por resultados que você pode gerar. Mas isso não significa descartar totalmente a formação superior, e sim focar no conteúdo relevante e realmente aprendido.

Em vez de estudantes se dedicarem a um curso universitário apenas para conseguir o certificado, cada vez mais tempo será investido em formações não lineares, mais rápidas como cursos tecnólogos que visando as “soft skills” específicas para a profissão desejada para seguir carreira.

3. O mundo online disponibilizará os dados para o RH

Mesmo que os RH’s já coletem dados via redes sociais como fonte de informações, essa prática se tornará ainda mais comum, além do uso de plataformas remotas tanto para entrevistas como para trabalhos (home office), e começará a ver outras habilidades voltadas para os recursos oferecidos pela internet.

Aqui teremos um destaque para sua rede de contatos, que com o mundo pós pandemia exigirá de futuros profissionais a habilidade de se relacionar sem tantos momentos presenciais. E redes sociais como o Linked In deve ser mantido constantemente atualizado, e você deverá se destacar em grupos de profissionais em plataformas como Whatsapp e Telegram.

4. Novos investimentos seguirão o perfil das novas gerações no mercado

A nova geração virá mais preparada para o mundo online, e o perfil dos investimentos está se alterando no pós pandemia. Muitos profissionais mais antigos estarão procurando se aposentar e/ou guinar sua carreira para novas áreas, buscando novos desafios. Daí a tendência de procurar valores pessoais mais fortes.

E os jovens já vão entrar no mercado buscando causas sociais mais afloradas, com preocupações ambientais e políticas mais enraizadas. Com isso o dinheiro vai permanecer mais segmentado pois eles terão mais tempo de carreira até mesmo mais de 35 anos de trabalho. E daí virão muitos dos investimentos diferenciados, como mercado de ações.

A nova geração vai impactar de forma expressiva os próprios valores e com isso vão influências o retorno sobre o investimento.

5. Meios de comunicação e tecnologia vão se fundir mais rapidamente

Para muitos dos profissionais que entram no mercado, já possuem o conceito de comunicação fundida a tecnologia. A previsão aconteceu, e agora já se utiliza as plataformas remotas e online, como aplicativos de mensagens e demais ferramentas para gerarem novas habilidades colaborativas, que os tornam um diferencial desejado, aumentando seus conhecimentos com consistências aplicáveis.

O mercado profissional filtrará todos aqueles que se adaptarem a essa nova realidade de fusão, tanto que durante a pandemia a produtividade aumentou e o uso de ferramentas de comunicação e reuniões remotas deram um salto exponencial. Então trate de desenvolver essa habilidade para seguir essa tendência, que não é nova, mas foi claramente acelerada.

6. Processos ágeis serão uma “soft skill” chave para líderes

Embora os líderes já possuam um conjunto de habilidades, sejam elas para tomada de decisões, sejam para atividades operacionais, e possuam experiência de mercado. O que determinará e fortalecerá suas habilidades como líder, será sua capacidade de desaprender e reaprender de forma ágil.

Isso significa ter autoconfiança para admitir que não sabe, e passar a fazer perguntas para diluir suas possíveis dúvidas, e assim atiçar sua curiosidade, e com isso voltar a aprender em um novo cenário.


 
E as mudanças acontecem tão rápidas que você precisa ficar mais atento a outras tendências que podem surgir nos próximos meses. Cabe aqui uma frase de Louis Pasteur “a oportunidade favorece a mente preparada”. Os mais aptos sobrevivem.

Marcelo Cabral
ACTIO Consultoria & Treinamentos - @actioconsultoria
Fonte da imagem: Fundo vetor criado por freepik - br.freepik.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações