Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Como fazer amigos, influenciar pessoas e acelerar sua carreira

No mundo atual e tecnológico precisamos saber como lidar com as pessoas, influenciar e fazer muito networking, ainda que pareça está falando com uma máquina, do outro lado existe um ser humano!

Hoje abordo um livro clássico do mundo dos negócios e, mais especificamente, da arte de se relacionar bem no ambiente corporativo: Como fazer amigos e influenciar pessoas, do grande Dale Carnegie. 

E mais: os ensinamentos desse livro podem ser o trampolim que faltava para alavancar sua carreira.
Pessoas se relacionando no trabalho, em forma de amizades, e estão todos felizes. Como fazer amigos, influenciar pessoas e acelerar sua carreira
Primeiramente, preciso ressaltar que, no universo empresarial, não basta ser tecnicamente excelente, ter um currículo recheado de cursos ou dominar todas as ferramentas de gestão. Se você não souber se relacionar, me desculpe, mas vai ficar para trás. 

E é exatamente aí que o livro de Carnegie entra. Ao longo da obra, o autor dá 7 dicas indispensáveis que mudaram minha vida após terminar minha faculdade, já que no estágio aprendi pouquíssimo sobre o tema.

Vamos às recomendações:

1) Saber ouvir

No mundo dos negócios, ouvir é uma arte. Carnegie destaca que mostrar interesse genuíno pelos outros é um passo crucial para construir relações duradouras. No seu dia a dia na empresa, ouça seus colegas, superiores e subordinados. 

Muitas vezes, em uma conversa informal na copa, você pode absorver informações valiosas para o projeto em que está envolvido.

2) Fale sobre os interesses dos outros

Imagina só você entrar na sala do chefe e, antes de pedir aquele aumento ou oportunidade, comentar sobre aquele hobby dele que você descobriu? Pode parecer bobo, mas esses pequenos gestos criam pontes e facilitam o diálogo.

3) Elogie honestamente

Reconheça as conquistas e o bom trabalho das pessoas ao seu redor. Mas se lembre: o elogio precisa ser sincero. As pessoas percebem quando você está sendo falso; no mundo corporativo, a autenticidade vale ouro.

4) Seja empático

Colocar-se no lugar do outro é uma habilidade valiosa. Se você lidera uma equipe, entender os desafios e as aspirações de cada membro pode ajudá-lo a gerir melhor e a conseguir resultados mais efetivos. 

Da mesma forma, se você é liderado, compreender as pressões e as expectativas do seu líder pode oferecer insights de como você pode ser mais útil e se destacar.


Agora, vamos falar um pouco sobre conflitos. No universo das empresas, desentendimentos são naturais, mas a forma como você lida com eles pode definir o rumo da sua carreira. 

Carnegie traz algumas dicas de ouro:

5) Evite críticas e reclamações

Em vez de apontar o dedo, busque soluções. No ambiente de trabalho, aquele que traz soluções é sempre mais valorizado do que aquele que apenas enxerga problemas.

6) Admita seus erros

Errou? Tudo bem, todos erram. Mas assuma, peça desculpas e, principalmente, aprenda com eles. Mostrar maturidade e responsabilidade aumenta sua credibilidade no ambiente de trabalho.

7) Incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas

Estabelecer esse tipo de relação demonstra interesse e ajuda a construir laços mais fortes; é o olhar para fora de si.


Ao aplicar as dicas de Carnegie, vocês estarão prontos para navegar pela complexa rede de relações do universo corporativo.

Uma carreira bem-sucedida é construída tanto por habilidades técnicas quanto pelas relações que cultivamos. 

Em um mundo cada vez mais interconectado, saber se relacionar bem é uma competência tão importante quanto qualquer outra que você possa aprender em um curso ou treinamento.

Então, fica a dica! Aproveite os ensinamentos de Como fazer amigos e influenciar pessoas e junte-os à formação de ponta que você recebe nas melhores instituições.


Autor: Virgilio Marques dos Santos é sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria.
Fonte: administradores.com
Fonte da imagem: adpatador do Freepik

E você segue essas dicas? Caso você saiba de algo que mais que funcionou com você deixe nos comentários!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações