Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Os desafios da comunicação nas empresas

A comunicação interna é um termo que vai além da troca de informações na empresa. Quando bem estruturada e possui o engajamento dos líderes e liderados, pode evitar muitos atritos e problemas. Por outro lado, se ela é falha e ineficiente, pode ser a fonte de erros nos processos, desentendimentos nas relações e gargalos na empresa. 
 Problemas de comunicação empresarial e organizacional
No entanto, são muitos e rotineiros os desafios que tanto a liderança quanto os colaboradores enfrentam para manter uma transmissão e compartilhamento de informações transparente, atualizado e saudável.

Entenda quais são os principais desafios da comunicação interna e algumas orientações para superá-los.

Vamos conferir quais são os 5 desafios principais da comunicação interna para entendermos a fonte dos problemas enfrentados.

1. Falta de alinhamento nos setores da empresa

Cada departamento da sua empresa tem uma maneira de se comunicar? Os colaboradores não estão a par dos processos? Cada um segue uma forma de transmitir informações? O X da questão pode estar nas respostas acima. Primeiramente, todos os envolvidos na empresa, até mesmo fornecedores e clientes, necessitam estar alinhados sobre a missão e os valores da empresa. 
 
E, qual a importância disso? O modo de agir, pensar e trabalhar da empresa e dos colaboradores precisam “falar a mesma língua”. Dessa forma, a sua comunicação interna e externa será mais clara e eficiente.

2. Falta de engajamento

Você já viu alguma empresa que obteve sucesso sem engajamento dos seus colaboradores? O termo “vestir a camisa da empresa” pode parecer clichê do RH, entretanto a importância dele é um elemento que não pode ser discutido, e atualmente falamos que vestir a camisa já não é mais o suficiente é necessário “suar” a camisa.

Profissionais engajados se preocupam com o sucesso da empresa e tratam os negócios como se fossem deles. Dessa forma, prezam pela comunicação sem ruídos, eficiente e ativa, principalmente, transparente e atualizada. Por outro lado, a ausência de engajamento é uma das principais fontes da baixa performance em produtividade.

3. Clima organizacional negativo

A comunicação interna não será transparente e eficiente se os colaboradores se sentem adversários. Problemas no relacionamento entre os funcionários é uma barreira, já que pode resultar em competições nada saudáveis e falta de cooperação ao transmitir as informações. O bom clima organizacional é o principal responsável por manter colaboradores engajados, com bons resultados no trabalho em equipe e pensando em melhores soluções para o negócio.

4. Falhas na comunicação vertical

A comunicação vertical é aquela que acontece entre a liderança e os seus liderados (ou vice e versa). Entretanto, não é raro encontrar colaboradores que se queixam das dificuldades de chegar até as lideranças e têm problemas de comunicação com os seus superiores. Além disso, ainda há líderes que não são tão abertos à comunicação entre os demais níveis hierárquicos. 
 
Esse é um dos desafios da comunicação interna que podem levar à falta de engajamento. Afinal, os colaboradores podem desenvolver o sentimento de que não fazem parte da empresa e que não passam de meros subordinados. A falta de habilidade em se comunicar e manter as portas abertas também é um empecilho, pois os colaboradores passam a não ter confiança e abertura com os seus superiores.

5. Falta de Habilidade de Comunicação do Líder Imediato

Incluir e desenvolver as pessoas no processo de comunicação é um dos maiores desafios enfrentados pelos líderes. É papel da liderança conectar os interesses, metas, objetivos e resultados da empresa e dos colaboradores. Quando essa ponte é falha, o fluxo de informações se perde, as estratégias têm baixa performance e há uma desconexão entre líderes e liderados. Os superiores têm grandes impactos na vida profissional dos seus colaboradores. Por isso, se as demandas de trabalho, as estratégias, as metas, os objetivos e a missão da empresa não são transmitidos com clareza, problemas começam a surgir. Os principais estão relacionados à queda de produtividade, comunicação falha e resultados abaixo do esperado.

Como superar as barreiras da comunicação interna?

Os desafios da comunicação interna prejudicam todo o andamento do negócio. Porém, a boa notícia é que nenhum deles é impossível de ser solucionado. A seguir, vejamos algumas ações que podem ser colocadas em prática.

Gestão e retenção de talentos

A gestão de talentos não envolve somente os processos de recrutamento e seleção. Também faz parte, o acompanhamento dos colaboradores que atuam na empresa. Por meio dessa gestão, se traça estratégias, metas e programas que melhorem tanto o clima organizacional quanto o engajamento dos colaboradores. Dessa maneira, o líder mantém os colaboradores alinhados em relação à missão e os valores da empresa.

Com o processo da gestão de talentos, você já consegue trabalhar três barreiras da comunicação: engajamento, alinhamento aos valores e clima organizacional.

Abertura por parte da liderança

Outra maneira de solucionar muitos desafios da comunicação interna é por meio da receptividade e da abertura da liderança. Os colaboradores não podem encontrar barreiras para se comunicarem com os seus superiores. Então, o ideal é que a empresa mantenha um canal transparente para comunicação entre líderes e liderados. Essa também é uma maneira de ter mais eficiência nas atividades da empresa.

A importância da escuta ativa

A escuta ativa é o termo que define o processo de um diálogo aberto, eficiente e transparente. Com isso, a empresa flui de maneira mais saudável. Um dos pilares da escuta ativa é quebrar barreiras de comunicação, para que seja estabelecido um processo linear nessa troca de informações. Além de reduzir conflitos organizacionais, esse tipo de escuta pode estimular o trabalho em equipe. Afinal, o trabalho em conjunto será exercido de maneira mais fácil, sem desentendimentos e, principalmente, sem o estresse da competição não saudável.

A comunicação interna é a solução para a maioria das questões que ocorrem dentro das empresas, porém, quando não acontece de maneira saudável, ela também é a causadora de grandes problemas. Sendo assim, é importante traçar estratégias para que a troca de informações ocorra de maneira eficiente e sem barreiras, e conte com o engajamento de todos, incluindo a liderança.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Infográfico vetor criado por pch.vector - br.freepik.com

Gostou? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos e amigas.


3 comentários:

  1. Obriago, compartilhe, com seus amigos(as)!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto está simplesmente excelente. Vou compartilhar com outros líderes. Obrigada

    ResponderExcluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações