Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

10 ações essenciais para gerir sua marca pessoal no mercado

Personal Branding é a arte de se destacar em um mundo cada vez mais conectado, onde sua autenticidade e reputação moldam as percepções, abrindo portas para oportunidades e conexões duradouras.

Em um cenário altamente competitivo, onde talentos e empresas disputam espaço e atenção, é essencial que profissionais de carreira corporativa, profissionais liberais e empreendedores de qualquer área compreendam a importância do Personal Branding como uma estratégia sólida para alcançar sucesso e crescimento.
Uma pessoa metaforicamente dentro de um celular, de forma a mostrar sua marca pessoal. 10 ações essenciais para gerir sua marca pessoal no mercado
O Personal Branding vai além do que muitos acham ser uma simples ação intencional de projeção pessoal momentânea e eventualmente oportunista, como quando um profissional procura um emprego, ou mesmo uma promoção, e investe no marketing pessoal para alcançar seus objetivos de curto prazo.

NÃO, o PB envolve ações estratégicas contínuas para a construção de um posicionamento consistente no mercado – e posicionamento, como dizem Al Ries e Jack Trout, é uma batalha em mentes e corações.

Confira 10 ações essenciais para a gestão contínua da sua marca pessoal, visando gerar valor real e percebido no mercado:

1. Autoconhecimento e propósito

O ponto de partida para a construção de um posicionamento no mercado é o autoconhecimento. Olhar para dentro (para si) e depois, sim, olhar para fora (mercado). Entender suas habilidades, valores, competências, paixões e propósito é fundamental.

O que você sabe fazer que pode colocar a serviço do próximo e fazer você ser reconhecido e remunerado por isso? O que o diferencia e que valor você gera para ser a opção preferencial entre tantos? Querer se posicionar é uma decisão tanto para você, quanto para o seu negócio.

2. Definição do público-alvo

Pode parecer óbvio, mas o que tem de gente que quer falar tudo para todos e acaba não falando (e se posicionando) para ninguém... Conhecer o público-alvo é essencial para que sua mensagem seja direcionada de forma efetiva. Identifique para quem você quer ser relevante e adapte sua comunicação às necessidades e desejos desse grupo específico.

3. Consistência e autenticidade

Construir um posicionamento sólido não acontece no momento em que você altera sua headline em alguma bio em rede social - este momento é apenas sobre comunicar uma intenção de posicionamento, que só mais tarde irá se consolidar, através de sua constância e resposta do mercado.

É fundamental, nesse processo, ser autêntico e consistente em todas as interações e canais. Evite mudar ou negligenciar sua essência para agradar a diferentes públicos, pois isso pode gerar ruídos e afastar seguidores fiéis e potenciais clientes.

4. Comunicação clara e impactante

A habilidade de se comunicar de forma clara e impactante é uma poderosa ferramenta para criar uma percepção positiva no mercado. 

Desenvolva suas habilidades de comunicação verbal, escrita, digital, garantindo que sua mensagem seja compreendida e memorável.

5. Networking estratégico

O networking é uma parte crucial do Personal Branding. Construa relacionamentos genuínos com pessoas relevantes em sua área de atuação, participe de eventos e engaje-se em comunidades online para ampliar sua visibilidade e oportunidades de negócio.

6. Conteúdo de valor

A criação e o compartilhamento de conteúdo relevante e útil é uma excelente maneira de demonstrar sua expertise e conhecimento. Invista em blogs, vídeos, podcasts e outras formas de conteúdo que atendam às necessidades do seu público-alvo.

7. Gerenciamento de reputação

O monitoramento da sua reputação é essencial para garantir que sua imagem esteja alinhada com o posicionamento desejado. Esteja atento ao feedback recebido e responda prontamente a críticas construtivas. Para me ajudar uso sempre o BrandYOU360, que me tira do achismo e traz métricas precisas sobre minha marca pessoal.

8. Inovação e adaptabilidade

O mercado está em constante evolução, e é essencial que sua marca pessoal acompanhe essas mudanças (e respeite as suas próprias mudanças interiores também). 

Esteja aberto à inovação e seja adaptável, buscando sempre atualizar-se e aprender novas habilidades, aquelas que fazem sentido para seu próximo passo na jornada.

9. Cuidado com as redes sociais

Embora a percepção sobre sua marca pessoal não se restrinja ao ambiente digital, é inegável que as redes sociais exercem grande influência. 

Use essas plataformas com sabedoria, evitando polêmicas desnecessárias e mantendo uma boa imagem profissional, ciente de que nem tudo o que reluz no digital é ouro.

10. Monitoramento de resultados

Por fim, a gestão contínua da marca pessoal exige o monitoramento constante dos resultados alcançados. Analise métricas relevantes para identificar o impacto das suas ações e fazer ajustes quando necessário.


Daniela Viek é consultora, professora, mentora, palestrante e um dos principais nomes do mercado de personal branding do Brasil. (Trecho adaptado de artigo da autora)
Fonte original: administradores.com
Fonte da imagem: adaptado do freepik

E você, como gerencia sua marca pessoal? Deixa nos comentários o que você faz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações