Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

5 tópicos para se tornar um empreendedor de ALTO IMPACTO

Inovadores visionários, empreendedores de alto impacto desafiam o status quo, impulsionando mudanças significativas e criando oportunidades onde outros veem obstáculos.

Muito do sucesso dos empreendedores brasileiros se deve a uma intuição privilegiada e energia acima da média para superar obstáculos. 
Um empreendedor pensando em ideias e nas pessoas, simbolizado com um lâmpada e engrenagens, 5 tópicos para se tornar um empreendedor de ALTO IMPACTO
O foco do artigo, no entanto, é apresentar cinco tópicos que precisam ser atacados ao longo do crescimento do negócio, independentemente do talento nato do empreendedor.

1. Modelo de Negócio inovador

É comum o empreendedor iniciar a empresa com boas sacadas de produtos, como App's de monitoramento da saúde, equipamentos de alta tecnologia para limpeza de tubulações, entre outros. 

Faça a pergunta: quem é o meu cliente? Visite os locais em que ele realiza as compras, observe e anote as reações, entenda o que ele valoriza (hábitos de consumo) e em que aspectos a sua demanda não é atendida. 

Estime, com dados e fatos, o tamanho do mercado (quanto dinheiro circula) e como ele vem crescendo). Veja como os atuais concorrentes atendem ao mercado e quais oportunidades estão abertas: qualidade e conveniência (supermercados gourmet), tendências tecnológicas (educação virtual estimulante para o jovem), conceito de produto e presença no PDV. 

Defina ou atualize seu modelo de negócio, considerando diferenciais difíceis de serem construídos ou copiados.

2. Cultura Organizacional

Uma empresa é o conjunto de gente correndo atrás de atingir resultados. O time precisa ter uma razão muito forte, além do atendimento das necessidades básicas (A. Maslow), para fazer a diferença na rotina da empresa. 

• Como o trabalho e a empresa fazem sentido para a vida do colaborador? 
• Qual o sonho grande (em que tamanho quero chegar em 10-15 anos)? 
• Quais os valores que pautam a rotina (como os líderes de fato decidem, não o que dizem)? 
• A empresa pauta a remuneração, promoção e decisões em critérios meritocráticos (melhores tratados de forma diferenciada)? 

Se quiser, genuinamente, construir time engajado em atingir as metas desafiadoras, o empreendedor deve apresentar respostas convincentes a estas questões. 

3. Sistema de Gestão orientado a resultados.

Simplesmente, entenda e execute o que o Professor Vicente Falconi (recomendo) ensina sobre Formulação Estratégica, Desdobramento de Metas e Gerenciamento da Rotina. São livros baratos e fáceis de ler, além disso, há vários vídeos disponíveis no Youtube. 

Como empreendedor de alto impacto, é seu dever patrocinar com energia e consistência as metas estabelecidas, a execução das ações de melhoria, ações corretivas em caso de desvios - o método PDCA.

4. Formação do Time

O empreendedor deve estruturar um processo em que o atingimento de cada meta seja um ciclo de aprendizado. 

Os desafios (metas, job rotation) puxam a necessidade de aprendizado, as boas fontes de informação e conhecimento dão os recursos, recrutamento de gente de elevado potencial aumenta a produtividade e, por fim, o estímulo para o time melhorar cada vez mais. 

Investir em formação de time de ponta garantirá o crescimento do seu negócio nos próximos anos.

5. Boas práticas de Governança Corporativa

Lembre-se que paz, alinhamento e sonho grande compartilhado entre os sócios é fundamental para os quatro elementos acima rodarem. 

Boa governança é equilibrar os interesses entre família, sócios e executivos em prol do crescimento e perpetuação do negócio. 

Procure se informar no IBGC (www.ibgc.org.br) sobre boas práticas de governança como contrato social e acordo de acionistas. Não é algo apenas para grandes empresas, vários negócios de alto potencial fracassaram por problemas na cúpula da organização.


| Com determinação implacável e mentalidade inovadora, moldam o futuro dos negócios, esse é o empreendedor transforma em realidade os cinco tópicos citados

Quem faz os cinco tópicos saírem do papel é o líder, o empreendedor de alto impacto. Ou melhor, o conjunto de empreendedores que aceleram a empresa no dia a dia. São micro revoluções no meio econômico e social, e geram muitas oportunidades para quem acredita e mergulha com tudo no projeto e nas mudanças!


Fonte de origem: endeavor.com.br
Fonte da imagem: adaptado do freepik
Texto adaptado e atualizado por Marcelo Cabral - consultor e multiplicador

E você já conseguiu implantar um dos temas acima? E o que achou é possível ou precisa de ajuda, fale sobre para troca de informações!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações