Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Conheça as 10 habilidades que SEMPRE serão úteis para sua carreira

Certas habilidades e competências que não são fáceis de serem desenvolvidas, no entanto são necessárias. Separamos 10 habilidades que valem seu esforço para crescer profissionalmente.

Profissional feliz com seu desenvolvimento de habilidades. Conheça as 10 habilidades que sempre serão úteis para sua carreira
A internet é repleta de matérias sobre essas habilidades, mas tentamos listar as que julgamos principiais, que que devem seguir em alta nos próximos anos. São habilidades que serão úteis ao longo de toda sua carreira. Veja quais são:

1. Ser empático

Sem empatia não adianta muita coisa ser disciplinado e brilhante. 

A empatia – a capacidade de se identificar com outra pessoa, a tendência de entender o que ela pensa e sentir o que ela sente – é uma habilidade humana básica e de extrema importância no ambiente corporativo, ajudando a vender mais e a oferecer ótimas experiências ao cliente.

Mas lembre-se que não é apenas se colocar no lugar do outro, é agir para que o outro entenda que você, sente suas dores. Além disso, ajuda a manter as equipes motivadas e dispostas a irem mais longe, não necessariamente por dinheiro.

2. Gerenciamento do tempo

Saber gerir o seu tempo de forma eficaz é uma das competências mais valorizadas pelos empregadores. 

Não existe uma fórmula única que funcione para todos. Todo mundo tem que encontrar seu próprio caminho e segui-lo, seja por meio de ferramentas, aplicativos, ou mesmo planejamento próprio, um bem tão escasso em "tempos" de muitas demandas, conseguir gerir seu tempo é uma habilidade imprescindível para seu crescimento.

3. Dormir bem

Vários estudos relatam os benefícios de uma boa noite de sono, isso é um fato. 

A chave para atingir esse objetivo geralmente é seguir uma rotina de dormir e conhecendo seus limites, existem pessoas que dormem 6 horas é conseguem repor suas energias, outras precisam de mais de 8h de sono. 

Encontre sua rotina, teste estratégias que facilite adormecer e ter um sono de qualidade durante toda a noite. 

Pessoas descansadas tendem a pensar melhor, ser mais produtivas e tomar melhores decisões.

4. Saber pedir ajuda

Saber que você precisa de ajuda e agir pedindo a alguém pode ser mais difícil do que parece. 

Visto como sinal de fraqueza por muitos, acredite não é, ao contrario, é uma grande virtude que pode ajudar você a se tornar mais eficiente e aumentar sua produtividade.

Pedir ajuda jamais deve ser visto como sinal de incompetência, na verdade ajuda a evitar erros e prejuízos.

5. Seja consistente

Esteja você iniciando uma nova rotina de exercícios, estudando para uma prova ou trabalhando em um projeto importante, a consistência é a chave para o sucesso. 

Mesmo depois de chegar ao topo, a consistência não pode ser deixada de lado. Para manter uma posição de liderança, você deve trabalhar duro e ser consistente em seu desempenho. Seja consistente nos resultados. 

6. Aprenda a ficar na sua (quieto)

Às vezes o silêncio é a melhor opção. Não saia por ai falando sobre tudo e todos, e sobre o que está certo ou errado. Isso é especialmente verdadeiro quando você está com raiva, chateado ou chateado. 

Expressar-se nesses casos pode levar ao arrependimento mais tarde. Então, quando estiver nervoso, fique quieto. Esta é uma habilidade inestimável - e muito difícil de dominar -, principalmente quando você está certo ou certa sobre determinada situação.

Aprenda a calar a mente!

7. Saber ouvir

Estamos acostumados a ver e falar sobre a importância da oratória, mas não temos hábito da "escutatória". Essa habilidade está relacionada à anterior, mas vai além. 

Com tantas coisas para fazer e e-mails para responder, é comum pensar em pendências quando falamos com alguém. Não é produtivo. 

Fica a dica: quando estiver conversando com alguém, fique repetindo na sua cabeça porque é importante prestar atenção nessa pessoa, até de fato você aprender a escutar.

8. Resista às fofocas

A confiança é algo que precisa ser edificada constantemente, e as fofocas nos corredores do escritório podem arruiná-la em questão de segundos - famosa rádio peão. 

Mas nem sempre é fácil não se envolver em fofocas, porque às vezes elas surgem no meio de conversas relevantes e vêm de pessoas com as quais você precisa estar em contato no trabalho. Se isso acontecer, e no meio de um assunto importante emergir uma fofoca, interromper e diga algo como: “Desculpe interromper, mas não preciso saber disso". Saiba que isso pode gerar riscos e você pode virar o ponto da próxima fofoca, vai ter que assumir a responsabilidade. 

Uma outra forma de ligar com isso é dizer a pessoa, que você deseja saber da "fofoca" depois, isso dar uma chance de o assunto morrer.

9. Estar presente

Digamos que é uma coisa extremamente difícil de fazer hoje em dia. Estamos fisicamente presentes, mas nossas mentes vão longe. 

Pesquisas mostram que 47% do tempo as pessoas pensam em algo diferente do que estão fazendo no momento. Mas isso pode levar à ansiedade, infelicidade e prejudicar o desempenho. Manter o foco é algo que te diferencia em tempos de tantas distrações!

10. Falar em público

Citamos antes a importância da "escutatória" em tempos de distrações como citado na item 09, mas é indiscutível a qualidade de falar em público, pois ter a habilidade de apresentar-se na frente de outras pessoas é um desafio para todos que desejam crescer na carreira.

Se você não pode pagar, utilize treinos em momentos de cursos, aulas em faculdades e treino em frente ao espelho. Lembre-se a confiança irá aparecer aos poucos, e com constância você vai conseguir desenvolver essa habilidade.


A lista acima não tem a intenção de ensinar como fazer, mas deixar claro habilidades que são relevantes nas últimas décadas e que vão continuar nos próximos anos. E como são habilidades, todas podem ser aprendidas, treinadas e melhoradas.

Os fatos mostram que uma vez que essas habilidades são desenvolvidas, as chances aumentam, e seu desenvolvimento profissional é inevitavelmente alcançado, não importando sua posição profissional, pois são habilidade que também te ajudam na vida pessoal.


Texto Adaptado por Marcelo Cabral
Fonte original: texto impresso sem mostrar origem
Fonte da imagem: freepik

E você sabe de outra habilidade? Então deixa nos comentários e vamos ajudar outras pessoas!


3 comentários:

  1. Fantásticas dicas, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, obrigado a você por nos acompanhar

    ResponderExcluir
  3. Temos que nos colocarmos no lugar do outro. Pois não fazemos nada só. Pedir desculpas por favor obrigado e acima de tudo respeitar o próximo.

    ResponderExcluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações