Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Elementos de uma cultura vencedora para as empresas

A cultura empresarial é importante para as organizações por guiar e alinhar os comportamentos dos colaboradores no trabalho

Ao falar que a cultura de uma empresa come a estratégia no café da manhã, Peter Drucker referia-se ao fato de que normas e padrões internos de comportamento são mais fortes do que qualquer planejamento.

| E muitas empresas ainda estão engatinhando referente a esse assunto!

Sua empresa ou a empresa que você trabalha é influenciada por uma cultura, e alguns empresários/as entendem isso perfeitamente, por isso buscam criar processo que sejam eficientes na busca dos resultados que desejam conquistar – financeiros, mercadológicos, de impacto/influência, etc.
Pessoas em equipes diferentes, trabalhando para um foco nos seus subsistemas departamentais, cultura organizacional em ação!
No que tange a cultura organizacional, mesmo existindo uma versão global da cultura na empresa, todas, acabam criando microculturas, normalmente ligadas aos departamentos que a empresa possui.

Cada área interna tem seu ‘jeitão de ser’, e coordenar e alinhar essas culturas passa a ser mais um desafio da gestão, isso decorrer do estilo gerencial existente, mas para funcionar bem tem que está ligada a cultura central.

Seja qual for o departamento predominante na sua empresa – comercial, financeiro, contábil, administrativo, etc – o departamento com cultura mais forte acaba sobressaindo aos demais. Tal força a cultura exerce a partir das pessoas que lideram.

Focando nas experiências vividas, estudos e observações, existem alguns elementos que são preponderantes para direcionar a personalidade cultural de uma empresa. Peter Drucker também mencionou “O que pode ser medido pode ser controlado”.

Esses elementos quando visualizados de forma clara podem ajudar a medir e melhorar os processos culturais de sua empresa, resumindo, quando se conhece os elementos você pode entender como influenciar a cultura para direcioná-la quando necessário.

• Liderança
(basicamente quem manda e direciona sua empresa ou setor)

• Valores
(atitudes tomadas para que as coisas sejam ditas e realizadas, seguindo principios)

• Objetivos
(deixar claro para todos o que a empresa está buscando alcançar)

• Planejar
(mostrar de forma clara como vai ser feito o que precisa ser feito)

• Indicadores
(Os métodos para medir e avaliar o que está sendo colocado em prática na busca por resultados)

• Recrutamento
(Deve está claro quem vai fazer parte do tinha e alocar nos departamentos certos)

• Treinamento e desenvolvimento
(como o CHA vai ser implantado, e deixar claro a forma como a empresa desenvolve seus colaboradores, tudo isso vai de encontro direto para conseguir os resultados planejados)

• Remuneração (Benefícios)
(devemos deixar claro como e quanto pagamos às pessoas para que se dediquem e engajem na execução do planejamento e atingimento de metas)

• Comunicação interna
(veja os processos de como uma mensagem deve chegar para toda a equipe)

• Reconhecimento
(muitas empresas implantam avaliações, mas não sabem como reconhecer de fato o bom desempenho, algumas se resumem a mudar a cor da fita do crachá)

• Demissões e transferências
(vai fazer uma transferência, crie um processo que fique claro para todos, até quem não vai ser transferido, e o mesmo esclarecimento deve ser feito para quem está deixando a empresa)

O próprio fato de um destes elementos não existir, não ser trabalhado ou valorizado já demonstra um pouco da cultura da empresa. Note que, numa cultura forte e vencedora, pelo menos 90% dos elementos citados acima estão sempre sendo trabalhados e alinhados pela liderança.

Um bom líder vai sempre fazer o processo de ‘onde estamos e para onde queremos ir’ e depois definir como chegar lá.

Não faz sentido ter elementos culturais altamente desenvolvidos, mas improdutivos ou ineficientes. Isso é mais comum do que você imagina (por exemplo, treinamento que não se encaixa em atividades rotineiras, compensação por atividades improdutivas ou falhas, RH forte recrutando pessoas sem alinhamento com a empresa, liderança forte, mas obsoleta, Reconhecimento em vez de mérito, muitas métricas e falta de foco, planos rígidos não revisados ​​e requisitos a serem seguidos mesmo quando há sinais em contrário, etc.).

Avalie se sua empresa possui esses elementos, se a resposta for sim, melhore e acompanhe, se a resposta for não, comece a alinhar um a um, não tente por todos em prática ao mesmo tempo, trabalhe elemento a elemento para fortalecer a cultura sobre uma rocha.

| Lembre-se, a cultura é o resultado de um encontro entre pessoas, como elas se relacionam entre si em um ambiente e como esse ambiente evolui baseado nesses relacionamentos.

Acredite nos elementos citados para manter a alma de uma pequena empresa, mesmo quando ela começa a crescer.


Texto compilado por Marcelo Cabral
Consultor e Multiplicador da ACTIO Consultoria & Treinamentos
Instagram: www.instagram.com/actioconsultoria
Fonte para o texto: Experiências vividas, observações, leituras.
Fonte da imagem: freepik

E na sua empresa como é a cultura organizacional? Tem esses elementos? E o que você sugere de melhoria, deixe nos comentários...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações