Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

Quais são os maiores desafios no início da jornada profissional?

Qualquer jornada profissional carrega muitos desafios, do início ao fim. No entanto, é notável que o início dessa jornada profissional é particularmente o período mais complexo.

O começo de carreira costuma vir acompanhado de muito frio na barriga, entretanto, o medo faz parte dessa etapa de ingressar no mercado de trabalho.

O que os jovens enfrentam ou descobrem sobre o mercado de trabalho quando vão procurar emprego.

Quero aqui, compartilhar com alguns dos maiores desafios no início de qualquer carreira, bem como algumas dicas para superá-los. Apesar de não ser nada fácil, se você souber se preparar, dá para encarar os desafios de cabeça erguida.

06 GRANDES DESAFIOS DO INÍCIO DE CARREIRA

1. A ESCOLHA DA PROFISSÃO

Aqui geralmente está a primeira grande questão da maioria dos indivíduos. A maioria das pessoas não possuem clareza de qual profissão escolher e essa indecisão pode acabar adiando a sua entrada no mercado de trabalho.

É normal que isso ocorra, se na fase adulta enfrentamos complexidade quando temos uma decisão importante para tomar em nossa vida, imagine ter essa decisão pautada na idade de 16 ou 17 anos? Nessa fase de vida o momento em si já é extremamente conturbado, convenhamos que não temos muito conhecimento de mundo ou de nós mesmos nessa idade, para fazer essa escolha com segurança.

E afinal, o que se devemos levar em conta na hora de escolher a carreira?

Pensar sobre os seus gostos, interesses e habilidades auxilia muito. Além disso, você também precisa refletir sobre o que espera do seu dia a dia profissional.

Baseado nas suas respostas, faça uma pesquisa das profissões englobadas no que você deseja produzir na sua rotina.

Então, a partir disso, dá para ir diminuindo a quantidade de opções.

2. POUCA OU NENHUMA EXPERIÊNCIA

Muitas coisas contam para esse desafio, dentre elas, a falta de experiência e a incerteza acerca dos caminhos escolhidos ronda quem está entrando no mercado de trabalho. Na hora de encontrar uma vaga no mercado, ter experiência profissional na área, está geralmente, entre os principais requisitos das vagas de trabalho.

Se é assim, como conseguir o primeiro emprego sem ter experiência?

Por isso é importante, encontrar outras formas de mostrar que está interessado em entregar um bom trabalho e merece ser contratado.

Fazer trabalhos voluntários, estágios não-remunerados, participar de projetos na faculdade e fazer cursos livres relacionados à área de atuação são algumas das possibilidades.

Pode ser particularmente difícil encontrar o primeiro emprego, pois as empresas, muitas vezes não conseguem absorver um profissional para formar “do zero”.

Sendo assim, o estágios ainda é a melhor maneira de ingressar nas empresas. Dessa forma, você ganha experiência e, posteriormente, poderá ter mais chances de ser contratado.

3. ALTA TAXA DE DESEMPREGO

De acordo com dados do IBGE, publicados em uma reportagem do site Valor Investe, a taxa de desemprego no Brasil foi de 14,7% no primeiro trimestre de 2021. O número é bastante alto e reflete a crise que o país vivencia, agravada pela pandemia da Covid-19.

Em tempos de crise econômica, é comum que as empresas olhem para redução dos seus custos e deixem as suas operações mais enxutas, reduzindo os quadros de colaboradores ou ao menos bloqueando a entrada de novos. Com isso, aumenta a demanda de pessoas em busca de oportunidade no mercado de trabalho. Naturalmente, os menos experientes são os mais prejudicados, pois ainda não possuem diferenciais competitivos.

Para se destacar em meio a essa multidão, vale a pena dar incrementar seu currículo. Fazer cursos gratuitos online para desenvolver habilidades exigidas pelo mercado, por exemplo e aprimorar suas qualificações.

4. CONTROLAR A ANSIEDADE PROVOCADA PELOS PROCESSOS SELETIVOS

Processo de seleção, ou processo seletivo, é a segunda etapa das iniciativas de Recrutamento e Seleção. Seu objetivo é identificar, entre candidatos para uma vaga, o que mais se enquadra ao cargo.

Sobretudo nas empresas maiores, o processo seletivo costuma ter várias etapas e levar um tempo até ser concluído.

Além da seleção de currículo, os candidatos passam por entrevistas, dinâmicas em grupo e testes de perfis psicológicos e habilidades. E, diante desse ambiente é normal a insegurança bater à porta.

Se prepare para o processo seletivo, busque informação da empresa, leia sobre o cargo pretendido e elabore um resumo sobre suas habilidades, seja o mais natural possível, hoje as empresas estão atentas a autenticidade de seus colaboradores.

5. CONFLITO DE GERAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

Entre os desafios no início de carreira também está o conflito entre as gerações. É bem comum que as pessoas das gerações Y e Z, ou seja, que nasceram na década de 1980 até os anos 2000, tenham perfis comportamentais bem diferentes dos mais velhos.

Os jovens da atualidade já nasceram e cresceram em meio a um cenário altamente tecnológico. Isso causou mudanças culturais profundas em sua maneira de pensar e agir.

É bem provável que você se depare com o seu líder ou até mesmo o seu colega mais velho fazendo algo bem “estranho” na sua visão, como fazer uma reunião presencial para discutir um assunto que poderia ser facilmente resolvido apenas enviando uma mensagem por aplicativo ou e-mail, por exemplo.

E como lidar com essas divergências?

Quando estiver numa situação assim, busque dialogar com os envolvidos, coloque suas sugestões e apresente suas ideias, na maioria dos casos, eles verão isso como proatividade, porém, vale salientar que não é sempre que isso acontece. Em alguns casos, pelo contexto não ser adequado ou eles podem nem dar ouvidos ao que você está falando.

Para evitar criar problemas, será necessário ser tolerante e fazer o seu trabalho com empenho e as coisas vão se ajustando.

6. FRUSTRAÇÃO PROFISSIONAL

A frustração profissional pode surgir por diferentes motivos, seja por falta de reconhecimento, ambiente de trabalho ruim, por falta de equipamentos certos para executar uma tarefa, local de trabalho insalubre, dificuldade para chegar ao trabalho ou até mesmo salário abaixo do esperado.

O que fazer quando se identifica uma frustração profissional?

O primeiro passo é avaliar a situação e buscar entender quais são os motivos que estão causando essa frustração profissional. A partir daí você pode criar um plano para te ajudar a superar essa situação.

Alguns dos possíveis motivos podem ser resolvidos com uma melhor comunicação com empresa. Converse e exponha suas dificuldades para seu líder, uma conversa franca e honesta pode levantar questões e trazer uma resolução mais simples.

No entanto, se a frustração tiver mais haver com falta de propósito, motivação ou até mesmo estar relacionado com questões pessoais, uma boa dica é procurar ajuda de um profissional capacitado, como por exemplo um psicólogo ou coach de carreira.

Existe o risco, de modo que saber lidar com a frustração é uma necessidade.

│ Prepare-se e vá com tudo ao mercado de trabalho!

Toda nova etapa da vida vem acompanhada de desafios. Você já enfrentou e venceu muitos desafios... para aprender a ler e escrever você enfrentou desafios, e não seria diferente no ingresso ao mercado de trabalho.

A primeira coisa, portanto, é entender que as dificuldades fazem parte e estar preparado faz toda a diferença.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: freepik

E você? Conte como foi seu início e os problemas ou soluções pelas quais você passou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações