Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Qual a real efetividade do Coaching NA VIDA!

“Por que continuar sendo a mesma pessoa de sempre, se você pode ser alguém muito melhor?” Richard Bandler

Eis, a pergunta que rodeia a mente dos inquietos e dos que buscam a sua melhor versão.
O quanto o coaching pode impactar sua vida e sua carreira
Contextos de rápidas e imprevisíveis transformações demandam o desenvolvimento de competências para lidar com diversos desafios. As organizações necessitam de profissionais extremamente competentes e as pessoas buscam caminhos visando desenvolver suas competências.

Para atender as demandas acima existem vários caminhos, o que me aprofundei a estudar e aplicar no meu dia a dia, é o processo de coaching.

Existem várias definições para o processo de coaching, essa que aqui apresento é no meu ponto de vista, a que melhor traduz para os leigos ou iniciantes o assunto: coaching é o processo em que se busca aprimorar o desempenho e a capacidade de aprender das pessoas, que implica fornecer feedback, mas também utilizar outras técnicas como motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach, onde ambos se dedicarem a uma determinada tarefa (Landsberg, 1997), ou seja, esse processo baseia-se em auxiliar o indivíduo (coachee) por meio de uma interação dinâmica, onde não se cria uma dependência do profissional (coach), e sim, autorresponsabilidade do coachee para entrar em ação e alinhar os seus objetivos de maneira coesa.

E o que realmente o coaching proporciona?

O coaching entrega ao coachee autoconhecimento através de exercícios práticos para que ele seja capaz de alcançar a evolução pretendida.

O profissional (coach) estará engajado com o indivíduo (coachee), portanto, vale ressaltar, ele não é o responsável sozinho, pois o segredo do processo, consiste em o coachee arregaçar as mangas e torna-se independente. Gosto de usar a expressão: “o coach é mola e não muleta”. O trabalho só terá resultado se o coachee se empenhar, acreditar no processo, se dispor a colocar a mão na massa e pôr em prática o plano de ação.

│Os resultados não são imediatos, porém podem ser alcançados bem mais rápidos, desde que haja empenho e sintonia entre ambas as partes.

Trago pelo menos quatro palavras que definem um processo de coaching de sucesso:

1. Autoconhecimento
2. Transformação
3. Produtividade
4. Resultado

O autoconhecimento entrega ao coachee outra visão de si mesmo, de suas capacidades e habilidades, gerando assim a sua transformação, que traz algo concreto como aumento da sua produtividade, e consequentemente mudam radicalmente os seus resultados.

Como visto, coaching é uma ferramenta extraordinária e de enorme potencial, para você que deseja obter verdadeira transformação em qualquer área de sua vida.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: freepik

E você já aprendeu mais sobre COACHING e melhorou sua vida, compartilhe, deixe seus comentarios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações