Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

AFINAL, o que é coaching? Expectativa x realidade!

Ao promover autoconhecimento, aprendizagem e, durante o processo, tanto o coachee quanto o coach passam a ter experiências se são trocadas para ambas as partes, e isso é muito bom para sua carreira

Existe profissionais que podem ajudar sua carreira através do coaching
Coaching é um PROCESSO bem definido com início, meio e fim, que visa elevar o nível de resultados positivos de indivíduos, equipes ou empresas por meio do uso de técnicas e ferramentas, tendo como foco principal a elevação do estado de consciência para a alta performance. (Estado Desejado).

O processo de Coaching é, essencialmente, uma assessoria focada na geração de motivação pessoal e profissional que tem como objetivo potencializar o nível de resultados positivos de pessoa, grupo ou empresa. Além disso, é uma profissão promissora que combina prática e procedimentos distintos para ampliar realizações na vida pessoal e profissional.

Utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras.

Segundo, Timothy Gallwey, “Coaching é uma relação de parceria que revela ou liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar seus índices de desempenho. É ajudá-las a aprender em vez de ensinar algo a elas...

O QUE É O ESTADO DESEJADO NO PROCESSO DE COACHING?

É o principal objetivo do processo de Coaching: ajudar o coachee (cliente) a identificar a forma que ele objetiva para que ele se sinta mais realizado, seguro e pleno em sua vivência, e a estruturação desse processo visa auxiliar o coachee atingir o estado desejado. É um imprescindível recurso de motivação.

Vale salientar que o comportamento, pensamentos e sentimentos do coachee no estado atual, serão diferentes quando ele atingir o estado desejado. Para passar de um estado para outro é papel do coach aplicar as ferramentas adequadas para que o coachee adquira novas habilidades e recursos.

Capacidades, técnicas e estados mentais positivos são meios para atingir o estado desejado, ou seja, o objetivo, esse processo envolve força e energia. As técnicas do Coaching são recursos poderosos para superar obstáculos, resistências e interferências.

No entanto, o estado desejado não deve ser projetado como algo muito distante do estado atual. É papel do coach aproximar o estado desejado do estado atual, através das perguntas poderosas.
  • Quando você quer chegar a esse estado desejado? No próximo ano?
  • O que precisaríamos para alcançar esse ponto na metade desse tempo?

ESCOLHA O COACH IDEAL PARA VOCÊ OU SUA EMPRESA

Coach é um profissional especializado em Coaching, e o responsável por ajudar no processo de autoconhecimento, empoderamento para o alcance de objetivos. O coach é o profissional que através de perguntas poderosas auxiliará você a se conhecer melhor, a visualizar seus pontos fortes e potencializá-los, bem como melhorar ou eliminar aspectos de seus comportamentos e pensamentos, que limitam à conquista efetiva de suas metas e objetivos.

O profissional de Coaching trabalha em conjunto com o cliente no desenvolvimento contínuo de suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, de modo que estas lhe deem o suporte necessário ao seu crescimento profissional e pessoal.

│O coach ainda é uma forma válida extraordinária de alavancar sua carreira!

Este empoderamento traz benefícios importantes, como: 
  • aumento da autoconfiança e autoestima;
  • melhoria nos relacionamentos afetivos e interpessoais;
  • melhoria na comunicação verbal e escrita; 
  • maximização das competências de liderança; 
  • melhor gestão do tempo; e 
  • expansão da visão estratégica e de mundo. 
Podemos afirmar que um processo de coaching traz uma expansão de consciência ao indivíduo, que passa a ser seguro de si nas suas tomadas de decisões.

Existem coaches trabalhando nas mais variadas áreas (Saúde, Esportes, Relacionamentos, Executivos, Negócios e Carreira…).

Por isso, ao escolher um coach para atendê-lo, é importante verificar qual o seu objetivo e foco. Outra dica importante, ao contratar um coach, é buscar referências, conhecer e avaliar previamente suas experiências na área. 

Isso inclui saber se ele é realmente formado e certificado por alguma escola ou instituto renomado no país, pois existem muitos Coachs que estão no mercado deturpando essa metodologia extraordinária, por não deterem a maestria de conduzirem o seu coachee, e sim DITANDO as regras, o que ao final do processo, faz com que o cliente não saiba andar com as próprias pernas... a intenção de um coach excelente é ser mola e não muleta.

Tenha certeza que com acompanhamento de um coach verdadeiramente especializado, os seus resultados poderão ser realmente extraordinários.

│E você, já pensou em fazer um processo de Coaching? Se positivo, como foi este processo?

Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento de mais pessoas!


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Freepik

Gostou? Conhece algum coach ou já passou por essa metodologia, deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações