O que VOCÊ não resolve em sua mente: O seu corpo sente!

Você tem se sentindo cansado, sobrecarregado, estressado e não tem ânimo para nada?

Por mais que você tenha uma noite de sono tranquila ou passe a maior parte do dia sentado, mesmo assim, a sua mente vive agitada e cansada?

Estudos mostram que acumular pensamentos, sentimento negativos, situações mal resolvidas, geram questões de saúde ainda maiores do que somente o famoso e conhecido stress.

A ciência já comprovou a total influência da saúde mental e emocional no nosso estado de saúde físico, sem contar na alteração do nosso sistema imunológico, que é responsável pela defesa do nosso organismo. 
 
Seu corpo sente o que sua mente não resolve

Mente e corpo formam um sistema ÚNICO! E ambos se influenciam!

Somatizar: transformar conflitos psíquicos em doenças psicossomáticas.


As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física.

E, como isso realmente funciona na prática?

Muito simples: você começa a acumular dentro de si tudo aquilo que deveria se livrar. Stress, preocupações, pendências, sentimentos negativos (como a culpa, raiva ou a angústia, por exemplo), o resultado desse processo geralmente vem na forma da tão falada “somatização dos sintomas”, que nada mais é do que transferir para o físico aquilo que acontece na sua mente.

Reflita comigo: Se o seu corpo está com algum problema, ele precisa te “alertar” para que você possa saber que algo de errado está acontecendo, não é mesmo?

Então, para enviar o alerta, o seu corpo fará uso do seu próprio mecanismo de funcionamento como: seu sistema nervoso, respiratório, gástrico, cardiovascular e por aí vai.

Sabe, quando você vai ao médico conta a ele todo o histórico e após lhe ouvir, ele faz aquela famosa pergunta: está passando por alguma questão importante na sua vida?

Conforme já dito o que não resolvemos em nossa mente, reflete em nosso corpo transformando em doença!

A maioria de nós sabemos que acumular sentimentos e pensamentos negativos, acabam gerando questões muito maiores que o stress; quando ficamos muito tempo envolvidos com sentimentos ou situações não resolvidas, nosso cérebro acaba “mudando” o sistema nervoso, que é responsável pelos batimentos, pela temperatura do corpo, a respiração enfim por uma série de funções que são vitais em nosso organismo, gerando disfunções importantes.

E, como prevenir doenças psicossomáticas?

Busque se conhecer! Acalme a sua mente!

Uma técnica fundamental para isso é a prática da respiração! A Meditação auxilia e muito nesse processo, não precisa ser expert no assunto, para colocar em prática reserve alguns minutos diariamente e presenteie-se, coloque a atenção na sua respiração e esvazie lentamente a sua mente, dê esse presente à sua mente e coração... a sua saúde física, mental e emocional agradecem!

Livre-se de tudo que for negativo em sua vida!

Se você está sob estresse ou sofrimento emocional, não hesite em pedir ajuda. Seja avaliado por um profissional especialista e descubra como tratar esses sintomas o quanto antes.

Ame-se em primeiro lugar para que seu corpo não somatize as coisas.

Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: 
Designed by Freepik
 
Para complementar esse assunto, recomendamos o artigo: O campo da SUA MENTE é a SUA MAIOR BATALHA! Vamos à luta? 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações