Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Palavras que você deve evitar usar ao se descrever profissionalmente

Alguns adjetivos geram impactos quando outras pessoas os utilizam sobre você. Veja no texto palavras que você deve evitar de usar ao se descrever profissionalmente


Ao formular seu currículo ou mesmo participar de algumas entrevistas, cuidado ao falar sobre você. A forma como se descreve deverá ser alinhada a seu perfil profissional descrita no currículo. Lembre-se que, recrutadores profissionais podem perceber suas tentativas de mostrar algo que você não é, e isso pode lhe custar a vaga. O sucesso nos processos seletivos é saber dizer o que o recrutador quer ouvir, e está alinhado com suas verdadeiras capacidades técnicas e comportamentais, achar adjetivos para descreve-lo pode levar você ao um beco sem saída, então fique alerta.

Abaixo separamos uma sequência de palavras que você deve evitar ao se descrever profissionalmente:

Criativo

Essa é uma das características dos profissionais do futuro, mas palavras usadas com muita frequência tendem a perder seu impacto. “Criativo e criatividade” são algumas delas. Mesmo que você realmente tenha essa característica, procure descrever tal qualidade de outra maneira, evitando soar como algo comum. Aqui vale dar exemplos de projetos e suas criações, se existirem.

Autocrático

Autoridade é algo que também deve ser evitado, pois não pode ser provado por palavras. Se você é daqueles que saem falando que é um bom líder, provavelmente você não seja. Características de liderança e autoridade só podem ser demonstradas na prática, não adianta sair falando por aí. 

Saiba como se descrever nas entrevistas de emprego

Impulsivo (precipitado)

Adorando ou não um determinado cargo ou função, teve evitar de dizer que é apaixonado, isso muitas vezes demonstra um desesperado. Por isso, procure demonstrar essa característica dizendo apenas que você tem facilidade com determinadas atividades, mas evite dizer que é impulsivo. Aqui vale a ressalva que você pode se demonstrar impulsivo (precipitado), mesmo usando outras descrições sobre você, como citado acima.

Inovador

Outra palavra da moda e que as empresas buscam no mercado. Ser inovador realmente é algo positivo para diversas áreas de sua vida. No entanto usar essa palavra para se autopromover pode passar uma imagem errônea sobre suas características profissionais, aqui vale a premissa de provar ações do que simplesmente se intitular inovador. Reforço que se tiver como provar ações e projetos feitos por você então demonstre, mas não se intitule.

Único

Poucos profissionais são verdadeiramente únicos em seu ramo de atuação. Aqui vale mais provar com seus portfólios de trabalhos executados em empresas e/ou instituições. Assim você ganhará credibilidade.

Incrivelmente

Utilizar “incrivelmente” antes de outro adjetivo para se descrever pode soar imaturo, além de ser exagerado. Não diga que você é “incrivelmente capacitado”, por exemplo.

Empreendedor

Começar um negócio ou vários, partindo de falhas dos negócios anteriores não faz de você um empreendedor, faz de um você um “tentador”, alguém que não desiste fácil e segue tentando. Para usar o adjetivo de empreendedor, é melhor que você tenha algo que deu certo, que foi vendido ou replicado. Pessoas que conseguiram obter sucesso com seus empreendimentos podem utilizar esse adjetivo. Se você ainda não alcançou esse nível, não use tal descrição.

Estrategista

Vamos falar sério, muitas vezes, nem pessoas que chegam ao sucesso são boas estrategistas, o fato de você ter algumas boas ideias não classifica você como um e é por isso que você deve evitar essa palavra. Não são fáceis de achar, e provavelmente esses estrategistas não se definiram como sendo.



Existem muitos outros adjetivos usados por aí, e se você sabe de mais alguns coloque nos comentários, vamos nos ajudar e transformar nossa vida profissional. Recomendamos a leitura: NÃO sabe fazer um CURRÍCULO? Então aprenda o que NÃO deve colocar em um currículo!



Marcelo Cabral
ACTIO Consultoria & Treinamentos - @actioconsultoria
Fonte da imagem com adaptações: Designed by pch.vector / Freepik
 
Gostou? Deixe seu pensamento abaixo, compartilhar ajuda outras pessoas! 

5 comentários:

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações