Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

10 processos para promover a INOVAÇÃO na SUA EMPRESA – Parte 1

Ideias criativas não se vendem facilmente, defenda suas ideias e a empresa precisa dos processos para inovar.

As empresas por todo mundo estão em busca inovações para continuar competitivas, ou para superar crises, seja qual for sua situação é preciso inovar para evoluir. E para que processos inovadores comecem a brotar na sua empresa, algo precisa ser feito.

A proposta deste artigo é citarmos em partes, em doses homeopáticas como um tratamento para sua empresa, no final teremos os 10 processos que ajudarão você a tornar sua empresa inovadora.

Muitos concordam que são as pessoas que inovam, mas as empresas como um organismo vivo precisa passar por adaptações e mudanças de cultura para se tornar um ambiente favorável a inovação. Então vamos citar os primeiros processos (parte 01), mas alguns deles vão exigir um esforço para gerar o habitat natural em que as pessoas se sintam seguras para mostrar sua criatividade.

1 - Reconheça os mais criativos

Em pesquisas realizadas, as pessoas querem mais reconhecimento do aumento de salário e por isso comece a reconhecer os mais criativos da sua empresa. Passe a recompensar a criatividade de forma concreta e definitiva, principalmente vindas do nível operacional da sua empresa, eles sempre são os mais céticos quanto as mudanças.

Crie métodos que possam encorajar os subordinados e recompensar a criatividade, demonstrar que todos possuem capacidades criativas e que essa criatividade aflorando pode ajudar na solução de problemas.

Processos de inovação
A inovação pode ser desenvolvida

Quando a ideias veem do topo, isso cria mais uma barreira para que toda a empresa adote, mas se as ideias partirem de baixo, elas serão vistas como algo aceito e apoiado, assim o engajamento será maior. Estimule a mudança criativa de baixo para cima.

2 - Assuma riscos consideráveis

Como foi citado a empresa é um organismo vivo, e por isso
ela tem que fazer sua parte como assumir riscos, assim o processo inovações será aceito sem medos. Somente riscos altos trazem retornos satisfatórios.

Ainda sobre a temática dos riscos, muitas ideias deixam de ser absurdas quando analisadas por outro ponto de vista, sem que o medo de prejuízos ou retaliações aconteçam.

O fato de empresa assumir esse compromisso também faz com que outros assumam riscos, tolerando erros provenientes de um esforço devidamente criativo. Em geral, são eles que trazem grandes retornos, pois quando se perde o medo de errar, se assume o risco para o sucesso.

3 – Supere os obstáculos e não se deixe vencer


Na busca de processos criativos, vamos encontrar vários obstáculos, pois muitos acham que criatividade é dom ou que não são criativos e esses problemas são inerentes ao processo criativo. Então insista e não desista se a maioria “achar” que não faz sentido tudo que a empresa está fazendo.

A disciplina durante o processo ajudar na superação, por isso não deixe de tentar para chegar a um resultado positivo. E como uma mudança dessas não aparece da noite para o dia, não se incomode com perdas no curto prazo, pois você encontrar resultados positivos a longo prazo.


Ideias criativas não se vendem facilmente. Siga em frente e defenda suas ideias e sempre que necessário estabeleça novas propostas.

Aguardem a continuação para descobrir os demais processos para promover a inovação na sua empresa. Recomendamos que você saiba a diferença entre criatividade e inovação.

Marcelo Cabral
Multiplicador da ACTIO Consultoria & Treinamentos
Fonte da imagem: Freepik


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações