Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Criatividade e inovação: qual a diferença?

Em alguns setores pode ser difícil falar sobre utilidade da criatividade. Mas ela precisa existir...

Muita gente se confundi, descubra de vez qual a diferença entre inovar e criatividade
Os termos "criatividade" e "inovação" são frequentemente usados como sinônimos. Porém, quão similares - ou diferentes - são eles? Conversei com minha colega Teresa Amabile, expert em inovação no ambiente de trabalho, para a minha série de vídeos chamada "Liderança: Uma Master Class". Aqui está a visão dela sobre a conexão entre esses termos comumente usados e o que eles significam para os negócios.

Tudo começa com criatividade

De acordo com Teresa, a criatividade é essencialmente responsável por todo o progresso humano. É uma força fenomenal. Talvez, por isso, alguns pensem na criatividade como um mistério. Mas elas não deveriam. A pesquisa sobre o assunto, feita durante os últimos 50 ou 60 anos, esclarece a forma como a criatividade acontece. Basicamente, a criatividade é a produção de qualquer coisa. Poderia ser uma ideia, um produto tangível, uma performance. O que é desenvolvido deve também ser diferente do que já foi feito antes, em algum aspecto. Criatividade no ambiente de trabalho deve, além disso, estar direcionada a algum objetivo ou significado específico.

Em alguns setores pode ser difícil falar sobre utilidade da criatividade. Por exemplo, qual o sentido de adequação quando se trata de artes visuais? Ali, adequação significa expressar algum sentido que o artista intencionou transmitir. Nos negócios, porém, a criatividade tem que "servir" para alguma coisa, funcionar de alguma maneira. Precisa contribuir para algum fim de valor mensurável.

A conexão incompreendida entre negócios e criatividade

A ligação entre criatividade e o sucesso dos negócios é muito importante, porém muitas vezes negligenciada. Empresários tendem a pensar no que fazem como sendo apenas muito organizado e estratégico. Claro que deve ser assim, mas negócios não têm como sobreviver e obter sucesso, especialmente sob as condições de competitividade atuais, sem inovação. E inovação depende da criatividade.

Criatividade é o primeiro passo de um processo que idealmente resultará em inovação. Criatividade é buscar ideias novas e úteis. Inovação é a implementação bem sucedida dessas ideias. Uma conexão interessante entre criatividade e inovação: você pode ter bastante criatividade em uma organização sem que haja muita inovação. Isso ocorre quando as pessoas não estão motivadas o suficiente, ou sistemas adequados para o florescimento da inovação não estão no lugar certo. Esses tipos de ambiente de trabalho apresentam dificuldades para ouvir ideias criativas, desenvolvê-las, permitir seu crescimento e descobrir como implementá-las com sucesso. Em outras palavras, não se pode ter inovação sem um mix saudável de criatividade na dianteira, e sistemas sólidos e bem ajustados, prontos para nutrir e manter a capacidade de invenção.


Por Daniel Goleman
Fonte: Administradores
Fonte da imagem:
Projeto vetor criado por stories - br.freepik.com
 
E ai para você o que é criatividade e como alinhar a inovação? Comente!!! 

Um comentário:

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações