Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Porque é tão difícil LIDERAR?

A resposta pode ser encontrada? Será?

Para esta pergunta a resposta pode não ser encontrada diretamente, mas podemos achar alguns parâmetros que nos direcione a uma resposta satisfatória, talvez com o conhecimento direcionado você possa finalmente responder a questão.

Nos dias atuais, temos uma abundância de informações que podem nos desviar do propósito inicial, do seu objetivo, que é liderar. Um dos parâmetros é a falta de tempo, seja para exercer esta liderança, seja para influenciar pessoas, não temos tempo para dar as devidas atenções a quem nos busca.
A resposta da liderança pode está em focar nos pontos fracos
Neste conflito do tempo temos as pessoas as quais devemos influenciar, mas acabamos esbarrando em outro motivo da dificuldade de liderar: “as pessoas”. Pois é, pensamos diferentes, agimos e possuímos valores que diferem, sem falar da motivação que cada pessoa possui. E as pessoas podem ainda criar ilusões sobre seus líderes, dificultando assim o processo de liderança.

No caminho de mostrar a dificuldade de liderar além do fator tempo – nossa como passa rápido! – e o fato de passar rápido faz com que tenhamos de incluir nesse processo as MUDANÇAS que acontecem, onde liderar nos dias de hoje não é como se liderava no passado, uma chefia comum já ser resolvia muita coisa no passado. 

Há vinte ou trinta anos as formas de liderar eram diferentes e as diferenças existentes entre as gerações tornam um desafio constante, tanto no passado como nos dias atuais na busca pela melhor forma de liderança, se antes bastava ser autoritário e produtivo, hoje se exige mais de um verdadeiro líder.

O líder atual ele precisa ser bom gestor, ele precisa desenvolver a capacidade de ouvir e aceitar as diferenças. Este líder precisa ser o modelo para seus liderados, ser o equilíbrio entre as pessoas e as tarefas. Nos modelos de lideranças atuais temos ainda o desenvolvimento da capacidade de comunicação, líder que não se comunica de forma clara, possui uma extrema dificuldade de se fazer entender.

Voltamos então para “Porque é tão difícil liderar?”, tem um ponto que é fundamental para esta dificuldade, é a falta de treinamento, não somos treinados para ser um líder e muito menos para sermos liderados, e esta falta de treinamento torna difícil descobrir novos líderes, tornando assim um desafio ao desenvolvimento de profissionais aptos para exercer tais prerrogativas.

Apesar das dificuldades citadas sobre liderança na busca da resposta a nossa pergunta, ainda existe esperança, pois a LIDERANÇA pode ser aprendida, podemos treinar nossos pontos fracos, e assim fortalecer características que nos levem a ser um líder modelo, como:
  • Aprender a ouvir;
  • Saber delegar tarefas;
  • Melhorar nosso poder de comunicação;
  • Ter foco;
  • Aprender a conceder feedbacks e acompanhar nossos liderados;
  • Saber assumir sua parte nos erros e reconhecer novas ideias.
Esses pontos citados acima são justamente os parâmetros que tornam o ato de liderar tão difícil.

Se treinarmos os pontos citados, estreitaremos a distância para nos tornarmos um líder melhor. Então vamos parar de pensar apenas nas dificuldades e agir para melhorar os pontos fracos, sem isso liderar passa a ser uma tarefa árdua.

Um líder bom é aquele que faz com que a equipe acredite nele, enquanto um líder excelente é aquele que faz a equipe acreditar nela mesmo.

Lembre-se que, liderança é questão de comportamento, e comportamento pode ser aprendido.


Marcelo Cabral
Consultor e Multiplicador da ACTIO Consultoria & Treinamentos
(Artigo atualizado em 04 de janeiro de 2022)
Fonte da imagem: freepik

Gostou? Deixe seu comentário, o que você já aprendeu sobre liderança, vamos compartilhar para todos possamos continuar aprendendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações