Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Como se apaixonar pelo emprego que você não está apaixonado?

Desenvolva a paixão pelo seu emprego através de estratégias simples e eficazes. Transforme sua rotina e encontre satisfação no trabalho!

Não adianta ser talentoso se você não é determinado no que faz. Um jogador muito bom, se não treinar, preparar fisicamente e trabalhar bem em equipe verá seu talento transformar-se em simples promessa.

A determinação vem da paixão que nos motiva a fazer mais, superar, persistir e enfrentar desafios. E pra conseguir essa motivação, só existem duas opções: fazer o que gosta ou gostar do que faz.

Quando a pessoa faz o que gosta, a paixão e a motivação vêm naturalmente, embora existam pessoas que fazem o que gostam, mas sem muita paixão. Mas isso pode render outro bate papo. O importante é estar motivado, apaixonado. A paixão motiva a ação. Isso gera atitude, determinação.
Uma mulher em uma mesa, fazendo sinais de meditação fazendo a alusão a tentativa de se apaixonar pelo trabalho.
E se você não está fazendo o que gosta? 

Eu responderia: aprenda a gostar do que faz. Isso também irá lhe motivar. A motivação pode vir da paixão ou da necessidade. 

Isso quer dizer que se você pensar no seu trabalho e não sentir nenhuma paixão bombeando seu coração, então pense no seu bolso, no seu objetivo de vida, na sua realização profissional, ou seja, encontre uma razão para se motivar. Pode ser a casa que você queira comprar, a viagem dos seus sonhos, o carro novo, aquele curso no exterior, carreira, etc. 

Seja o que for, levante todos os dias dizendo para si mesmo que esse emprego lhe possibilitará realizar seus objetivos e que você está caminhando em direção a eles. Descubra, no que você faz, um sentido. Sinta o quanto você é importante para o emprego e este pra você.

É justamente a paixão por um time ou conjunto musical que faz o torcedor ou fãs acamparem em porta de bilheteria, viajar dias em ônibus, ficar debaixo de sol ou chuva para assistir um jogo ou uma apresentação. Para uns a paixão está nos carros, para outros na culinária ou na jardinagem. 

A motivação, seja pela paixão ou necessidade, faz com que estejamos sempre em busca de melhores resultados, enfrentemos as adversidades e superemos nossas metas.

A paixão pelo trabalho nem sempre é algo que surge naturalmente. Às vezes, é preciso cultivá-la e desenvolvê-la ao longo do tempo. Aqui estão algumas dicas para se apaixonar pelo seu emprego, mesmo que inicialmente você não esteja tão entusiasmado:

• Identifique o Que Você Gosta: Faça uma lista das atividades e aspectos do seu trabalho que você realmente gosta e que o motivam. Concentre-se em incorporar mais dessas atividades em sua rotina diária.

• Defina Metas e Desafios: Estabeleça metas claras e desafiadoras para si mesmo no trabalho. O desafio pode ajudá-lo a se sentir mais envolvido e motivado.

• Aprenda Coisas Novas: Busque oportunidades de aprendizado e desenvolvimento dentro da sua área de atuação. Aprender algo novo pode aumentar o seu interesse e entusiasmo pelo trabalho.

• Construa Relacionamentos Positivos: Cultive relacionamentos positivos com seus colegas de trabalho e superiores. Um ambiente de trabalho positivo pode fazer com que você se sinta mais feliz e engajado.

• Envolva-se em Projetos Significativos: Procure se envolver em projetos que tenham um impacto positivo na empresa ou na comunidade. Sentir-se parte de algo maior pode aumentar sua motivação e satisfação no trabalho.

• Mantenha uma Atitude Positiva: Tente manter uma atitude positiva em relação ao seu trabalho, mesmo nos momentos difíceis. A maneira como você encara as situações pode influenciar sua percepção sobre elas.

• Busque Sentido e Propósito: Reflita sobre como seu trabalho contribui para seus objetivos pessoais e profissionais. Encontrar um sentido e propósito no que você faz pode ajudá-lo a se sentir mais apaixonado pelo seu emprego.

• Avalie Suas Opções: Se após tentar essas estratégias você ainda não se sentir apaixonado pelo seu emprego, pode ser útil avaliar se há outras oportunidades de carreira que estejam mais alinhadas com seus interesses e paixões.

Lembre-se de que se apaixonar pelo trabalho pode variar ao longo do tempo e que é normal passar por períodos de desmotivação. O importante é estar aberto a novas experiências e oportunidades, e buscar constantemente maneiras de se manter engajado e apaixonado pelo que faz.

Pois quem faz o que gosta, pode encontrar mais facilidade em ser mais determinado, ter mais motivação, entusiasmo. Porém, se você não faz o que gosta, mas aprende a gostar do que faz, poderá conseguir também motivação, determinação e bons resultados.

Agora, se você não está apaixonado pelo seu emprego e nem tem interesse em aprender a se apaixonar por ele, nesse caso mude de emprego ou espere ser demitido, pois alguém mais apaixonado roubará o seu lugar.


Texto adaptado por Marcelo Cabral
Consultor e Multiplicador da ACTIO Consultoria & Treinamentos
Fonte original: empregos.com.br escrito por Claudio Haddad
Fonte da imagem: apdatado do freepik
Artigo atualizado em 24 de fevereiro de 2024


E você o que faz pra se apaixonar pelo seu emprego? Deixe nos comentários alguns dicas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações