Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Hábitos que te deixam mais rico. Simples assim.

Crescemos com nossos pais falando que dinheiro não nasce em arvores. E continuamos agindo como se caísse do céu.

Não vou falar que esses hábitos são o “SEGREDO” de se ficar rico, mas que muitos dos que agora são ou estão ficando rico possuem vários desses hábitos, mas afirmo que te levarão para uma vida mais confortável.

Para isso acontecer precisa ter disciplina e esforço, até aqui nenhuma novidade, mas porque tanta gente não consegue... Essa lista de hábitos simples vai fazer a diferença para você possuir um patrimônio de uma vida de sucesso.
Uma pessoa sentada em cima de um monte de dinheiro, para simbolizar o(a) mais rico(a). Hábitos que te deixam mais rico. Simples assim.
Vamos aos hábitos.

• Não precisa, então não compre

Faça uma avaliação sempre que pensar em comprar algo, descubra se é desejo ou se é necessidade, pois desejo passa, e depois que se compra o que deseja, se deseja outra coisa e vira um ciclo infinito, mas o que se precisa, continua precisando.

E cuidado com pequenos gastos com intuito de autopremiar, isso é outro fator que atrapalha um tudo a ser conquistado. Avalie o que realmente merece e o que realmente necessita, só depois decida comprar.

• Matemática básica, gaste menos do que ganha

Muitos acham que precisam saber de algum segredo para fazer o dinheiro sobrar no final do mês, mas é matemática pura e básica, se você gasta mais do que todas as rendas que possui, você terá problemas financeiros, principalmente se isso for constante.

Lembre que mesmo alguns milionários vivem abaixo do que sua renda comporta. No entanto lembre que você pode ir aumentando o seu padrão à medida que sua renda aumenta.

Uma dica tirada do livro “O homem mais rico da Babilônia”, você deve se pagar primeiro, seria como receber de você mesmo um valor para administrar suas finanças, o livro recomenda 10%, quem vive com R$ 1.000,00 também vive com R$ 900,00.

• Se livre das dívidas assim que possível

Por mais que a agora os juros da Selic estejam baixando, os juros reais de empréstimos, cartões e/ou cheque especial, eles continuam altos, você precisa saber como lidar com isso e não fugir do problema.

Tentar centralizar as dívidas em um único local pode ajudar você a visualizar o todo, negociar empréstimos consignados para reduzir os juros de cartões e cheques pode ser outra solução.

Cuidado com as dívidas ruins, como gastos imediatos como o uso excessivo de cartões no pagamento de comida por exemplo, ou seja, algo que quando você for pagar o cartão já não tem mais o bem adquirido.

Faça dívidas boas, como a compra de imóveis que tendem a valorizar ou render um aluguel como renda extra.

• Faça cálculos realistas para saber se você pode comprar

Não comprometa mais que 20% de sua renda para pagamentos de créditos.

Ter a real capacidade de pagamento é crucial para evitar dívidas e imprevistos futuros de não conseguir pagar uma parcela alta demais. O economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samy Dana, diz "É recomendável evitar financiamentos e preferir pagar as compras à vista".

• Paciência é uma virtude

Normalmente grandes fortunas não surgem do dia pra noite, é um trabalho de paciência e persistência, e pensar a longo prazo é uma forma de ter ganhos mais sólidos no futuro.

O normal é nos comportarmos como o gafanhoto da fabula em vez de fazer como a formiga que trabalha pensando no futuro. Seja a tartaruga e não a lebre para o controle de suas finanças.

Deixe para arriscar quando você já tiver o suficiente para correr o risco sem que isso afete seu padrão de segurança financeira.

• O tempo é seu aliado

Quanto mais longo o prazo para um investimento, maiores serão os rendimentos no futuro, por isso comece cedo. E use o tempo a seu favor.

"Um período mais longo torna possível investir em uma empresa que está passando por uma crise, mas que tem potencial para crescer, cujas ações estão baratas, mas podem oferecer maiores ganhos no futuro", diz Samy Dana.

• Dinheiro não compra felicidade

Isso não quer dizer que você não será feliz tendo dinheiro, o detalhe está em conseguir conforto para realização de sonhos e desejos futuros, uma vida confortável para você e sua família podem ser motivos de felicidade, então o dinheiro pode não comprar a felicidade em si, mas pode gerar vários momentos felizes.

• Não ache que tudo sempre vai dar certo

Não importa a idade que você tenha, pois você já aprendeu que incertezas acontecem e como é impossível prever o futuro, é necessário se prevenir para que as finanças não saiam do controle, se previna de infortúnios, como uma situação de desemprego, ou uma doença na família.

Os especialistas recomendam uma reserva para curto, médio e longo prazo, mas caso você não tenha atingindo esse nível, calcule o quanto precisaria para viver durante 6 meses sem emprego ou renda, e use isso com sua reserva de segurança.

• Fique de “pé atrás” com pessoas que enriquecem rapidamente

Todo mundo acha que o rico ganha fácil, e isso não 100% verdade, até ele começar a ter rendas aparentemente fáceis ele teve que ralar muito para conseguir, arriscar, abrir mão de muitas coisas em sua vida.

Sabemos que existem pessoas que ganham na loteria, ou tem uma grande ideia e com isso ficam milionárias rapidamente, mas são exceções, e não regra. O normal é você trabalhar muito para ter uma renda e uma reserva para depois aprender a investir e começar a ter retornos.

• Pense grande

Não confunda ganância com ambição. A ganância é querer mais apenas para si, e ambição é querer mais de forma que todos possam também ganhar, então tenha ambição, pois está te estimula a querer sempre mais de forma correta, pode ser o motor do seu crescimento, pense grande.

• O dinheiro é seu então aprenda com administrá-lo

Se você tem que aprender a trabalhar para alguém e fazer todas as suas atividades de forma correta, porque com suas finanças você não quer fazer esse esforço. Então aprenda a administrar seus próprios ganhos, procure ajuda, ferramentas, e tudo que possa lhe ajudar a administrar melhor seu dinheiro.

• Aprenda a gostar do que faz

Nem todo mundo vai conseguir fazer o que gosta, mas se você aprender a gostar do que faz, você poderá ficar nesta atividade por mais tempo e aí ter rendimentos de longo prazo, além de não ser um martírio toda ida para o trabalho.

• Corra atrás do dinheiro

Não fique esperando cair do céu, requer esforço e dedicação. Você não pode deixar seu dinheiro em qualquer rendimento ou aplicar na primeira oportunidade que aparece nem analisar ou verificar como tudo está caminhando.

Tem que fazer, se mexer, ir atrás, trabalhar, investir, acompanhar, é como a velha premissa do campo, “o olho do dono é que engorda o gado”.

• Invista em você

Faça cursos, aumente seus conhecimentos, visualize o futuro e tome as decisões agora para que você continue sendo solicitado pelo mercado. Lembre que pessoas com mais educação possui maiores salários e isso pode ser a chave financeira.


| Note que muitos dos hábitos citados acima requer que você invista em si, o melhor investimento é em você e de forma sólida.

Enriquecer não é apenas acumular moedas, mas semear conhecimento como uma árvore frutífera - investindo em aprendizado constante para colher os frutos da prosperidade. É construir algo sólido através do seu crescimento contínuo. Por isso precisamos desenvolver esses hábitos.


Autor: Não tenho a fonte, não encontrei ainda para citar, se alguém souber por favor me fale.
Fonte da imagem: Adaptado do freepik

E você, o que faz para ficar mais rico, deixe nos comentários. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações