Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Reta final 2023: Você está com a sensação de enxugar gelo?

Reta final de 2023, chega nessa época é comum começarmos a fazer a nossa retrospectiva 

Todo o ano avaliamos o que deu certo, aquilo que nem chegou perto de dar certo, os desafios enfrentados, e até mesmo em algumas ações que ainda podemos ajustar para o os dias finais do ano.

Alguns têm a sensação que 2023 passou acelerado demais... as ruas estão enfeitadas, (e já faz algum tempo), as lojas com suas vitrines festivas, as pessoas aceleradas andando de um lado para o outro, para ainda cumprir suas agendas lotadas de compromissos, e você, como se sente?
Pessoa pensativa, demonstrando que vale uma reflexão sobre 2023 e o que aconteceu durante o ano
Nessa época do ano as redes socias, caixa de e-mail ficam lotadas de anúncios de cursos para te ensinar a elaborar as metas para 2024, e o pior de tudo, ao ler os textos desses anúncios, você se sente impotente e em alguns momentos até *burr0*, porque parece que todos conseguem fazer menos você... será mesmo?

Acho ótimo fazer cursos e super recomendo, porém, a real ladainha desses gurus na maioria das vezes é rasa, ou seja, superficial e não toca no verdadeiro motivo, do real motivo que suas metas muitas vezes não saem do papel. E, ouso afirmar: que vai muito além de saber escrever suas metas no papel…

Talvez você tenha várias ferramentas de elaboração de metas, até sabe aplicar e tenha êxito com algumas, e já melhorou muito no quesito produtividade e organização, colhe resultados positivos, entretanto, se sente sobrecarregado, sem tempo, ou seja: tem conquistas, mas dispende de muito esforço que muitas vezes não compensa. O famoso: enxugando gelo.

Eu sei que agora ao ler até aqui, você deve estar se perguntando: E aí, qual a solução mágica da vez?

Quero reforçar o que talvez você em teoria conheça bem, e na prática esteja sendo negligente.

| Nós somos o conjunto de escolhas, ambientes, pessoas, conhecimentos e desafios, que vivenciamos dia a dia.

Entende?

É muito além de uma agenda bem organizada, e sim da sincronia entre o que fazemos no dia a dia e verdadeiramente almejamos alcançarmos. De nada adianta bater suas metas diárias, mirando o alvo errado, investir energia naquilo que não se quer é extremamente frustrante.

Compreenda que se ocupar não é ser produtivo, muitas vezes estamos enxugando gelo, fazendo atividades que não agregam valor em nossos objetivos pessoais ou profissionais.

A gestão do tempo eficaz está muito mais a capacidade de dizer NÃO a algumas coisas, pois isto exige coragem e renúncia, pois ao escolhermos fazer algo estamos dizendo não a todas as outras coisas que nos distraem.

Gestão do tempo é basicamente como você toma decisões sobre o que fazer. Planejamento - sobre o que as coisas significam para você. Prioridade / Foco - decisões sobre o que fazer para criar os resultados que deseja.

Entenda que você sempre terá tarefas para executar, somos movidos por tarefas diárias. O ponto é focar nas atividades que estão alinhadas com seus objetivos, e não ficar enchendo a agenda de tarefas desorganizadas, distintas daquilo que realmente irá agregar valor ao teu objetivo final. É claro que fazemos muito daquilo que nos desagrada, vivemos em movimento, lidamos com desafios, pessoas diferentes e imprevistos, o que quero aqui sinalizar é: o que você realmente tem escolhido fazer?

Aceite que não existe mágica e resultado fácil, realmente o que existe é vontade, disciplina, método e planejamento para ter mais produtividade. Peter Drucker cita que o “Tempo é o recurso mais escasso e se ele não puder ser gerenciado, nada pode ser gerenciado.”

Antes de implementar controles, listas de atividades, baixar aplicativos, etc... É necessário primeiro se conhecer e reconhecer o que te limita e lhe atrapalha, pois, gestão de tempo está muito mais focado em comportamento e naquilo que lhe distrai ou lhe dá medo de enfrentar. Por isto, o autoconhecimento e compromisso em mudar é fundamental ao processo.

Talvez você até já tenha clareza do seu verdadeiro motivo, aquele sonho, a meta bem definida, um propósito forte, e na prática não consegue evoluir nas ações que irão te levar a fazer tudo o que for preciso para atingir.

Responda a si mesmo as perguntas:

• “O que eu faria se soubesse ser impossível dar algo errado?”

• “O que eu faria se tivesse mais tempo e fosse mais produtivo?”

Agora, reflita! 

É necessário, buscar o equilibro nas diversas áreas de sua vida, para que você tenha energia para atuar em alta performance. De nada adianta focar numa área da tua vida sendo negligente com outras, algumas podem estar furtando recursos importantes como tempo e energia, e outras abandonadas e tenham importância para lhe manter abastecido daquilo que você necessita para sentir-se em equilíbrio.

Vou compartilhar aqui algumas ações para que você realize ainda em 2023, para lhe auxiliar no seu processo de autoconhecimento:

• Elabore uma lista de TENHO QUE... essa técnica da PNL (Programação Neurolinguística) é extremamente poderosa – Numa folha anote tudo que vier a sua mente como tarefa pendente, no âmbito pessoal e profissional – quando anotar tudo leia as atividades anotadas e comece a organização de cada uma delas, trazendo-as para sua agenda por ordem de prioridade. 

Essa atividade tem 02 objetivos: 
1 – desocupar a sua mente para lidar com o que realmente importa
2 – começar a desenhar sua agenda com atividades que irão lhe trazer resultados importantes;

• Crie a sua rotina diária de atividades que serão sua prioridade atrelada a sua meta e propósito;

• Além da lista das atividades diárias, faça também uma lista das atividades que roubam seu tempo e produtividade;

• Ter suas metas escritas de forma clara, especifica e poderosa e que faça você agir;

• Faça o acompanhamento diário de suas atividades e metas e mensure o progresso;

• Busque alternativas para se organizar e automatizar suas tarefas, planilhas, aplicativos, etc…);

• Saiba dizer NÃO de forma assertiva. Você não é perfeito e nem precisar estar sempre disponível para os objetivos dos outros, tenha compromisso com você!

• Comece o dia executando as atividades mais complexas, quando a energia mental está melhor, assim fica mais fácil realizar as demais tarefas do final do dia;

• Coloque pausa entre uma atividade outra, nesses intervalos respire, alongue o corpo;

• Aprenda a gostar do processo e não só no resultado – passamos a maior parte do tempo no processo do que a chegada, curtir o processo é um passo muito importante no autoconhecimento;

• Mantenha organizado seu ambiente de trabalho.

E agora quero lhe convidar para colocar a mão na massa e buscar desenvolvimento nas áreas funcionais da sua vida e do seu negócio, para que você não se permita mais chegar ao fim de ano, com a sensação de não ter cuidado de você, da sua família e do seu bem mais precioso, o tempo!

| Espero ter inspirado VOCÊ a se cuidar! Com certeza existem muitas outras técnicas..., porém, colocando estas em prática já vai tornar o seu processo mais leve!

Desejo que você tenha sucesso em sua caminhada, e que tenha tempo para fazer mais daquilo que ama com as pessoas que ama.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: adaptado do Freepik

E você qual a sua sensação sobre 2023? Deixe nos comentários e inspire outras pessoas!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações