Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Sísifo: muito trabalho e pouco resultado!

Você conhece o livro Mais Esperto que o Diabo? Deveria ter sido baseado em Sísifo!

Sísifo, rei da Tessália e de Enarete, era o filho de Éolo. Fundador da cidade de Éfira, que mais tarde veio a chamar-se Corinto e, na época, considerado o mais astuto dos mortais. Era tão inteligente que conseguiu enganar a própria Morte, aprisionando-a e depois causando problemas para dois deuses:

• Hades, rei do Inferno e dos Mortos, que deixa de receber novas pessoas;
• Marte, deus da Guerra, que não consegue mais atuar pois não existem guerras sem mortes.
Mostrando um profissional tentando empurrar um relógio morro acima, como na metáfora de Sísifo.
Sísifo é condenado mas, ao chegar ao Inferno, engana Hades e volta ao mundo dos vivos. Ou seja, claramente era um cara bom de conversa.

Quando morre pela segunda vez – agora de verdade –, Sísifo volta ao inferno e, para variar, começa a provocar confusões. Só que agora ele não engana mais ninguém.

É condenado a carregar uma pedra de mármore morro acima com a promessa de que será solto se conseguir deixar a pedra lá em cima.

Só que a pedra cai toda vez que chega lá em cima. Sísifo desce, pega a pedra e começa tudo de novo.

Ele passará a eternidade carregando a pedra morro acima, tentando (em vão) se libertar. Afinal, toda vez que chega ao topo, a pedra rola para o outro lado.

Os gregos tinham essa forma peculiar de contar histórias com fundo filosófico e de reflexão.

Chama-se então Trabalho de Sísifo a dedicação a tarefas repetitivas improdutivas, um apego à rotina que, no fundo, é vazia e sem sentido. Um verdadeiro castigo. Ou melhor: maldição.

Muitas pessoas apegam-se a rotinas de baixa performance e até têm orgulho disso. Coisas que funcionaram no passado, mas que agora estão obsoletas e defasadas. Formas de pensar e agir que ficaram ultrapassadas.

Como deram certo no passado, continuam sendo repetidas, na esperança de que algum milagre aconteça, o tempo volte e novamente a pessoa seja produtiva, feliz, ou de alta performance.

Infelizmente é bem comum: o apego a rotinas que já não trazem resultados satisfatórios mas, por serem conhecidas e terem virado hábitos, continuam sendo repetidas. A pessoa fica presa numa rotina eficiente (existe um processo), mas ineficaz (não se alcança o resultado). Esse para mim é o segundo Suplício da Alta Performance: Trabalho de Sísifo.

É um conceito importante de entender: eficiência e eficácia.

Eficácia é fazer algo que dá resultado. Foco da eficácia é no OBJETIVO.

Eficiência é fazer algo da maneira certa (mais rápida, ágil, com menor custo, maior qualidade). Foco é na EXECUÇÃO.

O Trabalho de Sísifo é eficiente (foco na execução, consegue levar a pedra morro acima), mas totalmente ineficaz (a tarefa é, no fundo, inútil).

Se você realmente quer ter alta performance de maneira consistente e sustentável, precisa pensar nesse ponto com frequência: eficiência e eficácia, sem se apegar a rotinas velhas, da zona de conforto, que já não funcionam mais. Se não, acaba no Trabalho de Sísifo: muito trabalho, poucos resultados, frustração permanente.

“O que eu preciso PARAR de fazer?” é uma das perguntas mais importantes que existe na vida e, ao mesmo tempo, uma das que as pessoas menos investem tempo e energia para responder corretamente.

Mas faz toda a diferença. Se for para carregar pedra, que tenha um sentido e um propósito. Se não, é castigo e uma grande maldade que você está fazendo com você mesmo(a).

Como disse Drucker, vários séculos depois: “Nada é mais ineficiente do que tentar melhorar algo que nem deveria estar sendo feito”.

| O mundo está mudando, o seu processo empresarial precisa evoluir também.


Raul Candeloro
Diretor da VendaMais
Fonte: VendaMais
Fonte da Imagem: Freepik

E você já descobriu o que precisa parar de fazer para continuar crescendo? Descreva sua experiência e ajude outros e outras com seus comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações