Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

MOTIVAÇÃO: O eterno desafio na vida pessoal e profissional.

Se manter motivado é quase um “milagre”, é na verdade um sistema complexo, que nunca foi simples ou algo automático, que ao dormir apertamos o botão OFF e ao acordar ligamos o botão: ON.

E, até é verdade que algumas pessoas naturalmente são mais motivadas do que outras. Existem pesquisas que mostram grupos de pessoas altamente infelizes (muitas vezes sem motivo aparente) e o contrário também é verdadeiro.

O professor e autor S. Puri propõe a seguinte reflexão sobre o assunto, divididos em duas etapas, sendo a primeira: Como estar motivado? Reflexões e uma ampla discussão sobre o tempo, a forma, o método, limites e os fatores de multiplicação da motivação. Podemos aqui nos apropriarmos da abordagem de causa e efeito.
Homem sentado, pensando sobre sua motivação na vida pessoal e profissional

Na segunda etapa: analisar a MOTIVAÇÃO (Efeito) e os fatores de causa para o tema: COMO ESTAR MOTIVADO? Como agir nas causas para obter o efeito esperado? Que cuidados precisamos tomar para obtermos resultados expressivos?

Em visão geral podemos encontrar várias causas interessantes para se manter motivado, porém, uma das causas mais importantes é: “abertura da porta do coração”, ou seja, para a maioria das pessoas, ela própria precisa estar aberta e disposta a conquistar a tão preciosa motivação, ou seja, é imprescindível, que haja o interesse e a disposição, advindo do seu próprio interior.

E, o que pode ser feito para se manter motivado na maior parte do tempo?

Veja algumas ferramentas para manter a motivação e a disciplina:

1 - Formule concretamente seus sonhos e traduza-os para objetivos específicos de curto e médio prazo. Um estudo da Harvard mostra que pessoas com objetivos mensuráveis e escritos no papel, alcançam suas metas em até quatro vezes mais rápido, do que pessoas com objetivos delineados apenas em sua mente ou mal estruturados.

2 - Ao escrever seus objetivos é hora de criar o plano de ação, ou seja, focar nas suas prioridades e cuidar da sua agenda, assim você poderá consultá-las e isto o ajudará a priorizar suas tarefas e a dispensar quaisquer futilidades que possam surgir pelo caminho.

3 - Mantenha contato com o seu objetivo. Pratique a Ponte ao Futuro, uma ferramenta poderosa do mundo do Coaching, um exercício simples e extremamente eficaz.

Escolha um momento do seu dia, sente-se durante um minuto de olhos fechados, imagine que já tenha alcançado esse objetivo, projete as imagens, escute os sons, veja as pessoas que estão junto com você, sinta suas emoções, exatamente como se já estivesse lá. A mente humana não consegue perceber a diferença entre uma imagem real e outra imaginária, quando acompanhada de emoção. Sua mente começará a registrar essa projeção futura como real e passará a utilizá-la como referência para o seu novo padrão de tomada de decisões, o que aumentará significativamente a chance de atingir seus objetivos.

4 - Durante a sua jornada, quando ocorrer algo negativo, procure encarar esse acontecimento como temporário e extraia imediatamente os aprendizados. Entenda que os impactos são limitados e que afeta uma ou algumas áreas específicas da sua vida. Generalizar os acontecimentos é uma tendência humana. É fortalecedor quando se trata de algo positivo, entretanto, quando se trata de algo negativo, é enfraquecedor e compromete a motivação.

5 - Identifique as suas limitações. Fique atento as tarefas e/ou momentos onde normalmente você perde ou diminui a sua motivação. Procure entender e intervir nessas tarefas e/ou momentos, que podem contribuir para os resultados indesejados para o alcance dos seus objetivos, e partir desses insights, programe-se para manter seu o foco nas próximas vezes. Uma sugestão: Inicie o dia com as tarefas mais importantes para o alcance dos seus objetivos. Utilize o restante do tempo para as tarefas secundárias.

6 - Tenha consciência da diferença entre importância e urgência. Urgente é uma palavra comumente confundida com importante. A urgência é identificada pelo seu prazo de execução. Não necessariamente as tarefas urgentes sejam complexas ou demoradas, contudo, geralmente elas são frutos de nossa procrastinação em resolvê-las. Tarefas importantes não necessitam ter um prazo de entrega imediato. Elas são importantes pelo impacto que geram em nossas vidas.

7 - Mantenha em dias a sua gestão do tempo.

Gosto de utilizar uma matriz, chamada matriz de Eisenhower, derivada de uma frase atribuída ao antigo presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhover: 

Exemplo: “Tenho dois tipos de problemas, os urgentes e os importantes. O urgente não é importante, e o importante nunca é urgente.”



PLANEJE: São atividades muito importantes, não possui urgência, e sim planejamento.

FAÇA: São tarefas muito importantes, e já estão na esfera de urgência, e que comprometem o alcance do objetivo.

ELIMINE: São atividades pouco importantes, também não são urgentes e possuem pouco ou nenhum impacto nos seus resultados. Se a tarefa é não urgente e não importante, tire-a de sua lista de prioridades. Delete ou só pense nela se tiver algum tempo livre.

DELEGUE: São atividades muito urgente, que não podem esperar, porém possuem pouca importância, frente ao objetivo central, sendo assim, seja bem específico e delegue para outra pessoa a realização da mesma.

8 - Dispense a comparação. Comparar-se aos outros não é saudável, pois cada ser humano é único. Busque se inspirar no outro! Há momentos em que você tende a se comparar com os outros e querer alcançar a perfeição. Em alguns momentos a comparação pode te afastar ainda mais dos seus objetivos. Comparar-se com outros pode causar enorme impacto sobre a sua motivação. Esse tipo de comportamento pode ser autosabotagem, ao invés de ajudá-lo a avançar e alcançar o sucesso. Faz sentido para você que a melhor competição é com você mesmo? Competir consigo mesmo é uma excelente motivação para treinar, melhorar, ter mais disciplina e foco.

| Sustentar a motivação pode parecer ser algo desafiante, porém, com a mentalidade correta, você pode manter sua motivação em alta, aproveitá-la e sustentá-la.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Freepik

E qual sua opinião sobre o assunto? Aproveite para deixar seus pensamentos abaixo nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações