Mais ATITUDE e menos palavras, faça a diferença! Aprenda a fazer mais com a sua vida...

Assumir postura equilibrada exige consciência das nossas emoções, disciplina e treino, entretanto, nos torna indivíduos maduros e proativos.

Atitude é a uma das palavras mais usada no momento.

Cobramos atitude dos filhos, dos políticos, dos vizinhos, dos amigos de trabalho, enfim... de todos que nos cercam.

Nas empresas isso também é exigido. Quase toda reunião de avaliação é realizada a comparação entre RESULTADOS X ATITUDE.

Enquanto o primeiro em geral atinge níveis satisfatórios, o segundo normalmente deixa espaço para melhoria. 
Vamos melhorar sua atitude?

Então, o que é ATITUDE?

Vou usar uma definição mais tradicional: "Atitude trata da predisposição ou da tendência de responder positivamente ou negativamente a certa ideia, objeto, pessoa ou situação. A atitude influência a escolha da resposta que teremos frente um desafio, incentivo ou recompensa."

Por essa definição acredito que você tenha observado, que assume postura o tempo todo, independentemente da sua atitude, correto?

Seus comportamentos falam de você... por você mesmo... demonstram quem você realmente é. Não é o que você veste ou fala que define quem é você, e sim as suas atitudes.

Muitas vezes, dizemos a alguém o que ele deveria mudar em suas atitudes, seja com relação a seu trabalho, seu casamento, sua vida financeira e até mesmo a sua saúde física.

Fazemos isso quando somos capazes de identificar o que as atitudes do outro estão dizendo sobre ele, e com esse comportamento temos a intenção de ajudá-lo a melhorar seus resultados.

E o que influência a nossa atitude?

São dois fatores básicos: o emocional e o racional.

Cada postura assumida em nossas vidas sofre influência desses dois fatores integrados, pois o tempo todo estamos influenciados por nossas emoções.

Sendo assim, ter atitude equilibrada significa que devemos buscar equilíbrio entre o emocional e o racional, fazendo avaliação sistêmica da nossa vida em cada tomada de decisão.

Quando o indivíduo se deixa influenciar por apenas um deles, pode adotar postura inadequada. Existem atitudes que são predominantemente emocionais, entretanto, para garantir que a decisão será mais sensata possível, é importante considerar o lado racional, visando conseguir controlar o impulso e tomar uma decisão mais ponderada e sensata.

Manter as emoções equilibradas exige treino e disciplina, para não reagir impulsivamente, e sim praticar a escuta ativa, afim de alinhar os pensamentos e encontrar as palavras corretas, antes de falar o que lhe vier à mente. Para esse esforço consciente podemos atribuir que o indivíduo possui autocontrole e autoconhecimento.

Quando a vida nos convoca para tomarmos uma atitude, as pessoas a nossa volta esperam que mostremos quem somos, onde nossa resposta define claramente nossos princípios e valores.

Por isso nossa atitude vale mais do que nossas palavras.

Pratique o hábito de ouvir antes falar! Pratique o hábito pensar antes de tomar qualquer atitude! 
 
E cuidado com suas reclamações! 

│Pensar é diferente de ter pensamentos.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Freepik
 
E qual sua opinião sobre o assunto? Aproveite para deixar seus pensamentos abaixo nos comentários! 
 

0 Comentários