Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

VALORES ORGANIZACIONAIS: Propaganda enganosa ou Pilares do comportamento?

Quando buscamos vagas e empresas, buscamos alinhamento com nossas expectativas, mas muitas vezes o que temos são valores não verdadeiros e/ou propaganda totalmente enganosa!

Muitas surpresas depois que se entra na empresa, existem muitos ambientes tóxicos organizacionais
Um dos paradoxos (ou mentiras) que mais me incomodam no ambiente organizacional - sobretudo pela “vista grossa” que muitos líderes e RH’s fazem - é a observação do hall de princípios apregoados e emoldurados nas políticas de gestão ou anunciação estratégica dos “valores” de muitas empresas (muitas mesmo)!

Ora, se os tais valores devem nortear o comportamento humano dos que ali “habitam”, atuam ou trafegam, todas as ações, planejamentos, reconhecimentos e medidas de disciplina ou desenvolvimento devem, sim, convergir para a sua consolidação!

Quando se fala que naquele ambiente existe um time revestido de ética, valorização humana, igualdade, justiça, solidariedade, respeito, excelência, etc., todos os esforços devem estar alinhados à identificação (e defesa) de tais princípios, como componentes fortes da cultura!

Ocorre que, nos bastidores, corredores, refeitórios, rotas de transportes e crenças, a história é bem diferente - e também a tal meritocracia almejada não resiste às práticas assediosas, aos privilégios de uns, uso indevido de recursos, guerras de poder, sobrecarga de trabalho, negociatas, bajulações, e todas as outras máscaras que promovem um “efeito estufa” asfixiando a razão e a motivação por fazer o melhor possível…

Culturas de insegurança e medo são verdadeiros entraves à satisfação no trabalho e certo convite ao turnover, absenteísmo, adoecimento e tribunais. Nenhuma reputação se mantém erguida num ambiente que inspira cansaço, descrença, desigualdade e repulsa. É mesmo desanimador ver recusas profissionais que preferem “o olho da rua” ao “olho do furacão” de tais nocivos ambientes (estrutural, político e psicológico)!

Precisamos rever nossos papéis e autonomia na construção de novos modelos de gestão e organizações, precisamos compreender para onde caminha a humanidade (tendências, tecnologias e gerações), precisamos nos encorajar enquanto agentes de transformação social (inclusive no trabalho) - do contrário, assistiremos, todo o tempo, o clima organizacional provocar intempéries que poderão gerar perdas ou colapsos ainda maiores nas organizações do trabalho!

| Vale pensar nisso (e começar a verdadeira revolução produtiva para todos que sustentam e desenvolvem o Mercado de Trabalho)!

Avante! 🎯💪🏼

Mayvonne Morais
Psicóloga (especialista em RH a mais de 30 anos)
Instagram: www.instagram.com/mayvonnemorais
Fonte da imagem: freepik (
Imagem de redgreystock no Freepik)

E você já passou por situações assim? Deixa ai nos comentários, sua ajuda pode ser bem vinda para outros leitores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações