Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

Os 03 pilares do EQUILÍBRIO

Se hoje alguém que tivesse o poder de libertar você de algo, o que você pediria?

O grande amor da sua vida... Riqueza... Sabedoria... Equilíbrio Emocional.

Pois é... Pasmem..., a grande maioria respondeu Equilíbrio Emocional! E, por qual motivo?
Três coisas que podemos cuidar, a vida física, a vida emocional e a vida espiritual, todas estão ligadas como pilares de sustentação
Sabemos que para nos sentirmos bem, estarmos felizes, não basta somente encontrar o grande amor, possuir bens materiais e muito dinheiro, estar rodeados de amigos e uma porção de outros fatores. Esses fatores são bem importantes, entretanto, é necessário que encontremos o equilíbrio entre os pilares de nossa existência.

Segundo a OMS são 08 áreas da vida que compõem o ser humano: São eles o FÍSICO, EMOCIONAL, CONJUGUAL, HOBBY e LAZER, SOCIAL, EDUCAÇÃO e FINANCEIRO, EMOCIONAL e ESPIRITUAL.

Porém, 03 deles são pilares para que os demais fluam de maneira satisfatória: FÍSICO, EMOCIONAL E ESPIRITUAL.

Vamos entender um pouco sobre cada um deles:

SAÚDE FÍSICA

Quanto melhor a condição física apresentarmos, mais despertos e receptivos estaremos para os aprendizados da vida.

Atenção ao que ingerimos, pois é por meio da alimentação que absorvemos todos os nutrientes necessários para um corpo saudável. Com uma boa nutrição, temos como resultado bons pensamentos, que geram boas ações, e assim por diante.

O acompanhamento médico também é muito importante, pois dessa forma saberemos se temos algum déficit e, caso exista, providenciamos logo a reposição.

Exercício físico apenas para a estética? Ledo engano quem pensa dessa maneira.

Os exercícios físicos nos fornecem energia, pois quando nos exercitamos nosso corpo libera a substância chamada endorfina, que atua no nosso bem estar, autoestima, etc.

Músculos fortes e resistentes

Ao longo do tempo, nosso corpo tende a perder massa muscular, devido os processos fisiológicos decorrentes da idade.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Durante a prática de exercícios ocorre vasodilatação e há melhora do fluxo sanguíneo, logo o controle da pressão arterial, atua como importante fator na prevenção de doenças cardiovasculares.

SÓ BENEFÍCIOS!!!

Podemos observar, que as vantagens da prática regular de exercícios físicos vão muito além do que apenas abordagens estéticas, sendo a promoção à saúde e qualidade de vida os principais benefícios a serem alcançados.

Aliás, os benefícios não se constituem apenas no hoje, mas à longo prazo.

| Exercite-se e invista na sua saúde!

SAÚDE EMOCIONAL

É o equilíbrio entre pensamentos e sentimentos diante dos desafios, conflitos, mudanças e demais eventos da vida. Diante disso, é fundamental reconhecer seus limites e buscar auxílio quando necessário.

Nossas emoções dizem tudo sobre nós mesmos. Quando discutimos com alguém, quando algo dá errado, quando não fazemos aquilo que realmente queremos, a tendência é ficarmos desgostosos com tudo que nos cerca, passando a acreditar que será impossível algo dar certo. Daí para a depressão, ansiedade e outros transtornos, é um “pulo”.

Porém, enfrentar o problema, encontrar a causa e uma solução, irá fortalecer o sistema emocional

Quando falamos em equilíbrio emocional, é comum que a maioria das pessoas pensem logo em algum transtorno, porém, na verdade não é somente essa a questão. É importante ter em mente que aquilo que pensamos pode ou não nos fazer bem. Um dos vilões da nossa mente são os pensamentos negativos. Mantê-los é um perigo para o nosso cérebro e para nosso equilíbrio como um todo.

É de extrema relevância aprendermos a controlar nossos pensamentos e assim conseguirmos gerenciarmos nossas emoções, pois assim, ao identificarmos o que sentimos em relação ao nossos pensamentos, podemos mudar a perspectiva de encará-los.

SAÚDE ESPIRITUAL

Não estou aqui falando de religião, e sim de espiritualidade. Reconhecer a diferença entre religião x espiritualidade pode ser uma ótima maneira de começar a entender o que, de fato, significa esse lado na vida e como ela pode ser diferente para cada pessoa.

Muitas pessoas confundem espiritualidade com religião e trazem crenças sobre seu impacto em discussões sobre o tema. Embora todas as religiões enfatizem a espiritualidade como parte importante da fé, é possível ser "espiritualizado" sem necessariamente fazer parte de uma comunidade religiosa.

É em nossa espiritualidade, que começamos a enxergar a nossa importância para vida.

Primeiramente é preciso saber que manter nossa saúde, com certeza, vai além do corpo e mente.

Para além disso, trata-se também de como alimentamos, cuidamos e nos dedicamos ao nosso espírito. A espiritualidade é a conexão entre o ser humano e o ser Divino e é ela que guia o modo como compreendemos o mundo, as pessoas, as relações e Deus.

Estar atentos a sua saúde espiritual, é a atitude que faz com que as pessoas confiem e acreditem que algo melhor virá. É alimentar a sua FÉ.

Cada vez mais se reconhece a importância da espiritualidade na saúde, na vida pessoal. É parte integrante da totalidade do ser humano.

Ao nos dedicarmos à espiritualidade, abraçamos nosso próprio ser, permitindo a plenitude individual que transforma o coletivo: isso mesmo, ao mudarmos conseguimos transformar tudo ao nosso redor. Além disso, desenvolvemos e zelamos pela nossa saúde, evoluímos e crescemos como seres humanos.

Para atingir o bem-estar espiritual, é preciso ter liberdade para exercer a fé, valores e propósito pessoal, seja por meio da religião ou outra forma de se manter conectado com o seu espírito.

É necessário exercitar todas as áreas que formam a saúde completa.

Sendo assim, algumas práticas para melhorar sua qualidade de vida são: dormir bem, praticar exercícios físicos, melhorar os hábitos alimentares, atentar aos sinais do corpo e da mente e colocar em prática o pensamento positivo. 

Pensamentos geram sentimentos que geram comportamentos, tudo isso igual a resultados
| PENSAMENTOS geram SENTIMENTOS que geram COMPORTAMENTOS = RESULTADOS

Enfim, é um conjunto de ações, que não são garantias de uma felicidade eterna, mas que a partir do momento em que temos ciência desses 03 pilares, podemos entender que tudo pode ser diferente, que pode melhorar, e se não conseguimos sozinhos, que possamos buscar ajuda.

| PERMITA-SE SER AJUDADO!


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem 01: freepik
Fonte da imagem 02: criação própria

E você o que achou? Gostou? Então comente e compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações