Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

A importância de falar sobre a prevenção do suicídio!

Chegamos ao nono mês do ano e esse mês nos convida a olhar com ainda mais atenção para uma causa muito importante, prevenção do suicídio!

A campanha do Setembro Amarelo foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, e infelizmente essa prática na maioria das vezes é motivada por questões mentais e emocionais. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.
Vamos valorizar a vida, ajude, escute, faça o que for preciso, e divulgue o setembro amarelo
O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

Conheça um pouco sobre a campanha do Setembro Amarelo

A campanha do Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, aos 17 anos, cometeu suicídio, no ano de 1994.

Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou seu automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios transtornos psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No Brasil a campanha teve início em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

Com certeza absoluta você conhece alguém que já tenha recebido o diagnóstico de depressão ou transtorno de ansiedade.

De repente, pode ser você está pessoa.

E eu ouso afirmar que em algum momento da sua vida você já tenha ouvido muita gente dizer que é frescura, que é para chamar atenção ou até mesmo atribuem a espiritualidade da pessoa alegando falta de Deus em seu coração.

Sempre tive empatia por pessoas que sofrem com questões emocionais, porém durante alguns anos da minha vida demorei entender o motivo das pessoas que sofrem desse mal alegarem sentirem tamanha dor e comparam a intensidade com dor física.

E, sem entender direito após o nascimento da minha primeira filha fui diagnosticada com depressão pós parto, me vi envolta numa situação complexa e quando me dei por conta, estava acometida por crise de medo, tristeza, ansiedade e aí pude entender melhor, o motivo pelo qual as pessoas comparam a dor emocional com a dor física, pois a nossa mente nos prende num mundo cinza, sem cor, sem saída e sem nenhuma expectativa de cura imediata, não tem remédio analgésico para os piores momentos.

Hoje estou liberta dessa prisão mental, busquei recursos para me enfrentar e assumi o compromisso comigo mesma de ficar curada, mergulhei no mundo da inteligência emocional e fiz a viagem para meu mundo interno, trilhando a jornada do autoconhecimento, foram várias ações conjuntas como minha fé em Deus, acompanhamento de profissionais da saúde, familiares e amigos.

E, esse caminho que trilhei me levou a pensar no quanto as pessoas estão precisando praticar a escuta ativa e serem mais empática com o próximo.

Quando entendemos que o suicídio é uma realidade e que pode afetar pessoas a nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversamos a respeito. Os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo.

Já ouviu falar no Centro de Valorização da Vida (CVV)?

Sabe quantas ligações gratuitas por ano recebe o CVV de pessoas que ligam apenas para conversar e desabafar? Cerca de três milhões... pasmem... três milhões de pessoas ligam para o número 188 apenas conversar, sob total sigilo e anonimato, com um atendente. A pessoa não precisa sequer dizer seu nome ou onde mora.

É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

Se falar é um santo remédio, falar para alguém que está disposto a acolher a dor outro sem julgamento e sem palpite pode salvar sua vida.

Seja a pessoa que acolhe!

Deixe de lado seus paradigmas, não julgue, rotule o outro como covarde ou fraco. Cada um sabe o fardo que carrega e você que está do lado de fora não tem como calcular o peso, pois o fardo do outro está ligado a história de vida dele e você NUNCA terá essa dimensão.

Eu li esses dias a seguinte frase: “o que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila, sem julgamentos. Em silêncio. Sem dar conselhos”.

Se desejar saber mais sobre esse assunto, acesse o link abaixo e baixe a cartilha da Faculdade de Medicina da UFMG reconhece a importância de participar do esforço para promover a vida e a saúde de forma global. Esta cartilha é parte do nosso trabalho incessante para promover a Saúde Mental, com a certeza de que é possível prevenir o suicídio e de que o conhecimento é o recurso mais fundamental para essa luta.


| Apoie você também essa causa Setembro Amarelo! Escolha acolher e escutar!


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: freepik

Deixe o comentário se você sabia disso, e quais ações sua empresa fez ou faz (endomarketing)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações