Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

MotivAÇÃO ou Motivo para ter AÇÃO?

Entender como funciona e o que sustenta a motivação humana é um passo crucial para aumentá-la e mantê-la.

Motivação é um impulso interno que nos remete à ação na direção das nossas conquistas.

Cada pessoa possui sua própria capacidade de se auto motivar ou se desmotivar.

A automotivação é um ato interior do ser humano, a pessoa intrinsecamente motivada, tende possuir motivação interna inabalável, ou seja, escolhe fazer as coisas pela satisfação inerente que elas oferecem.

A motivação envolve vários fenômenos: emocionais, biológicos e sociais, e é um dos processos responsáveis por iniciar, direcionar e manter os comportamentos (ações) relacionados aos cumprimentos dos objetivos.
Motivo é o que está por trás do que o individuo procura, motivação é algo que vem de dentro, diferente de incentivo
Motivo é o que está por trás do que o indivíduo almeja, ou seja, o real motivo de lutar por algo.

Exemplo:

Ação: Estudar para prova do concurso público.

Motivo: Ao assumir o cargo terei segurança, estabilidade e melhor remuneração.

Mesmo no dia de maior cansaço estudar está nas prioridades, entendeu?

A maioria das pessoas acreditam que para estudar, fazer exercícios físicos, e outras atividades é necessário estarem motivadas, ledo engano, na realidade objetiva, o que nos impulsiona e nos remete, é o VALOR pelo qual realmente desejamos algo, o motivo pelo qual desejamos algo, é a energia que nos impulsiona a fazer algo.

Gosto de falar o seguinte para meus clientes: adulto faz o que precisa ser feito... criança escolhe se quer ou não fazer, afinal a responsabilidade de prover os recursos para a sobrevivência estão na responsabilidade do adulto que cuida dela.

E, como se manter motivado?

Em primeiro lugar é ter entendimento e clareza de quais são seus objetivos ou qual o seu propósito maior.

E o que é PROPÓSITO?

Algumas pessoas aguardam ansiosamente a resposta para essa pergunta, e por não a ter de maneira clara, ficam estagnadas, não encontram motivação para realizarem as suas ações.

Esquecem que o movimento é que gera a energia. Ao entrar em ação mesmo sem estar devidamente energizado pela motivação, é normal, nossa mente desenvolver a energia necessária, para nos manter motivado. Se ficar estagnado, e só fazer algo quando estiver com vontade ou motivado, ocorre o efeito contrário, a energia não chega e consequentemente a motivação também, mantendo o indivíduo preso em sua própria zona de conforto.

Por esse motivo é importante entender o motivo, o que ativa a ação em busca de satisfazer as suas necessidades. Exato, motivos são necessidades!

As pessoas não querem ser ricas apenas pela riqueza, elas desejam conseguir o que a riqueza pode proporcionar, como: comprar imóveis, carros, viajar, ter segurança financeira, ou seja, o propósito é usufruir do que a riqueza oferece.

Muitas pessoas têm me procurado para entender sobre motivação, ou saber se atendo individualmente para trabalhar essa questão. Para entender melhor o que elas estão buscando, pergunto como posso ajudar ou como elas estão se sentindo, as respostas são bem parecidas: me sinto desanimado, desmotivado, perdido, minha vida está sem sentido e me vejo meio depressivo e por aí vai.

Por incrível que pareça a solução é muito mais simples do que parece. E, a tal clareza tão desejada para achar o propósito maior, não chegará embrulhado numa resposta mirabolante, acompanhada de uma varinha mágica que resolverá tudo e lhe deixará extremamente motivado.

Então, como encontrar os motivos?

Algumas perguntas para encontrar seus motivos:
  • Qual é o seu propósito maior de levantar todos os dias e ir trabalhar?
  • Sua motivação está direcionada apenas na remuneração realizando este trabalho ou pelo que contribui de alguma forma na vida das pessoas?
  • Sente que faz o que gosta ou cumpre sua rotina por pura necessidade?
Avalie suas respostas e busque alternativas para encontrar seus verdadeiros motivos, e manter-se motivado para enfrentar os desafios.

| "Quem possui um bom porque, enfrenta qualquer como."

Para reacender a motivação basta uma faísca.

E, como nos encher do combustível que alimenta nosso motor para mantermos o esforço, a energia e o foco indispensáveis para atingir nossos objetivos pessoais e profissionais?

As vezes gestos simples reverberam grandes resultados. Criar coragem para discutir o relacionamento, resolver pendências do trabalho, sentir o carinho de alguém que você sabe que se importa contigo de verdade, compartilhar suas ideias e discuti-las com pessoas que possuem a mesma linha de pensamento que você. Somente quando há motivos para a ação é que a verdadeira motivação surge. Portanto, descubra o que é que está faltando em sua vida, encontre o que te motiva, o que te faz brilhar os olhos, o que te traz alegria de viver... esses recursos serão combustíveis para correr atrás dos seus objetivos.

Em PNL temos a premissa que "corpo e mente formam um só sistema e ambos se influenciam."

Portanto, se às suas atividades, não são intrinsecamente motivadoras, porém, são relevantes e necessárias para que os seus objetivos sejam atingidos; é importante VOCÊ desenvolver estratégias para gerar comprometimento, alinhando suas ações e comportamentos.

Trata-se de entender o quanto a realização dessas atividades aparentemente "desmotivantes" são importantes para que você alcance os seus objetivos, bem como, encontrar meios de realizá-las aumentando o seu poder de escolha, isto é, produzindo a sensação FANTÁSTICA de que essas atividades lhes pertencem, e, serão elas, que irão lhes trazer os benefícios e ganhos importantes no que diz respeito às conquistas dos seus objetivos e propósitos.

Assim, ao ver suas atividades com MotivAÇÃO, VOCÊ estará mais comprometido em realizá-las, mesmo não sendo intrinsecamente motivadoras, entretanto, são necessárias e serão feitas de maneira extraordinária, por estarem alinhadas ao seu propósito maior, e claro... suficientemente inspirador... A conquista do seu SONHO!

Quando não encontramos motivos para nossas ações, é normal surgir a desmotivação, que surge exatamente no momento em que há uma ruptura na sintonia entre motivo, propósito e ação.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: storyset

E você tá motivado? Conta para gente o que você faz?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações