Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

Como lidar e controlar a ansiedade?

A ansiedade é considerada como o grande mal do século!

Atualmente muito se tem falado sobre o transtorno de ansiedade, e as complicações que traz para a vida cotidiana do indivíduo. Sentimento de paralisação e incapacidade de realização de tarefas simples são comuns em pessoas que apresentam o transtorno de ansiedade.

No entanto, poucos entendem que a ansiedade é uma reação natural do corpo e que, até certo ponto, é benéfica. A questão se torna problemática, quando ela perde o controle e começa a interferir na capacidade cognitiva do indivíduo.

Um dos maiores desafios da humanidade ultimamente é lidar com os sintomas da ansiedade, porém, ainda existem muitos pontos que confundem os verdadeiros distúrbios da ansiedade, aqueles que causam as doenças psicossomáticas.
A ansiedade é um dos maiores males do novo século, sendo que existe formas de melhorar esse mal e lidar bem com ansiedade positivas
É de extrema importância conhecer um pouco sobre a ansiedade, para lidar com os sintomas, e entender melhor a realidade, e principalmente, retomar o controle da sua vida. Entenda, que ninguém merece sucumbir diante dessa situação!

Posso afirmar, estou falando de causa própria, o autoconhecimento, o entendimento e o auto enfrentamento, nos cura e nos transforma.

Crise de ansiedade é excesso!

Excesso de que? Excesso de preocupação com o futuro, excesso de pensamentos incontroláveis e inconscientes, excesso de medo... as vezes medos racionais e também medos irreais, a somatização de todos esses excessos juntos, nos paralisam, faz nosso ritmo interno acelerar sem nos permitir, assumir a nossa racionalidade e termos ações para sairmos do lugar. Ansiedade maltrata, dói e cria situações completamente distorcidas.

Existem alguns tipos de ansiedade que fazem parte da nossa vida e de certa forma são benéficas, como: pensar na prova do colégio, aguardar a resposta daquela entrevista de emprego, o dia daquela viagem tão esperada, o dia da festa de casamento, o nascimento de um filho, enfim, acontecimentos que de maneira saudável, trazem consigo aquela ansiedade, que de certa forma é gostosa de sentir.

A ansiedade doentia é se sentir machucado por coisas que nem se quer aconteceram ou ainda, coisas tão simples que nem você mesmo quando analisa calmamente, consegue entender o motivo de estar sentindo dor.

Vou trazer alguns exemplos para esclarecer melhor:

Quando alguém vai embora ou se afasta, imediatamente você pensa o que fez de errado para que isso ocorresse, fica profundamente triste e busca maneiras de procurar a pessoa para se justificar ou pedir perdão.

Vive buscando a aprovação de todos ao seu redor e caso alguém não aprove suas ações, atribui a você o fracasso.

A sua vida é um verdadeiro carrossel, gira em torno do seu passado, apesar da preocupação extrema ser com o seu futuro, ou seja, sua mente vive assistindo o filme do seu ontem, porque o presente é inseguro e o futuro é incerto demais, e isso lhe assusta de tal maneira que viver é extremamente assombroso. Ao mesmo tempo que o futuro é a esperança de tudo se resolver, você nem consegue pensar nele, de tanto medo que sente.

E, como consequência o seu corpo somatiza tudo e reflete em dores físicas e emocionais. Você perde a fome, perde a autoestima, a cabeça dói com frequência, o estômago arde, o cabelo cai, a pele coça, os músculos enrijecem e doem, o peito aperta e o coração acelera.

Você deseja manter o ritmo diário, cumprir com suas atividades, porém, o seu corpo nem se quer consegue levantar da cama, pois o sono não é reparador e o cansaço é constante companheiro. E o medo de que o mundo caia em suas costas e que não vai dar conta da sua vida é recorrente.

E com tantas coisas rondando a sua vida, você sente medo de não ter o amor e a aprovação de quem ama, e assim começa a imaginar que você talvez seja o grande problema de tudo é de todos. Passa a imaginar que não merece o amor das pessoas, os elogios no trabalho, e passa a acreditar que viver não é mais válido porque qual o sentido de viver com medo?

Tem medo de viver e medo de morrer...medo de ir embora e medo de permanecer... medo de falar e medo de calar.

Um paradoxo de um coração que bate descompassado e desesperado em busca de respostas ou soluções mágicas para essa instabilidade emocional.

Algumas vezes a dor é tão grande que parece ficar anestesiado e por um determinado tempo se torna insensível a tudo que ocorre ao seu redor, tipo se o mundo desabar não vai me fazer diferença.

E como lidar e controlar a ansiedade?

Para que a ansiedade não evolua para um grave transtorno mental, é importante ficar atento aos seus sintomas e modificar a sua forma de enfrentá-la e isso acontece no dia a dia, com pequenos passos:

• Procure organizar sua rotina diariamente;
• Invista no autoconhecimento;
• Busque entender seus pensamentos e sentimentos;
• Controle a sua respiração;
• Pratique atividades físicas no mínimo 03 vezes por semana;
• Medite;
• Enfrente seus pensamentos negativos e limitantes;
• Respeite seus limites;
• Evite bebidas estimulantes como café, álcool e chás pretos;
• Tenha regularidade com seu sono;
• Procure especialistas para ajudar na condução de tratamento, quando necessário.

É possível sim lidar e controlar a ansiedade

Não se desespere! O controle da ansiedade é possível através da mudança de pequenos hábitos que, somados, resultam em um benefício maior. Há casos, no entanto, em que os especialistas são requeridos, a fim de agir e controlar os primeiros sintomas mais paralisantes da ansiedade e trabalhar as outras áreas da vida com o indivíduo.

| Portanto, se você se sente ansioso demasiadamente, não hesite em dar os primeiros passos e buscar imediatamente a intervir na mudança de hábitos.

E, buscar ajuda pode ser o grande primeiro passo para sua libertação.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Freepik

E você? Qual seu método para aliviar a ansiedade do dia a dia? Deixe nos comentários e ajude outras pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações