Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

As competências importantes para o Profissional do futuro. Veja o que você já tem e como melhorar!

O mundo está tecnológico? Ou, o mundo é tecnológico?

Segundo, Friedman "A tecnologia está evoluindo mais rápido do que a capacidade humana".

Toda essa revolução traz consigo muitas incertezas para o futuro de quem está no mercado de trabalho.

E como lidar com tudo isso de maneira saudável? Esses momentos trazem consigo a oportunidade de grandes descobertas, porém para isso é importante estarmos atentos a nós mesmos, e a tudo que acontece ao redor do mundo.
Veja as competências que todo profissional que deseja manter a empregabilidade no futuro, e o futuro já chegou para sua carreira profissional
O maior desafio da atualidade não é APRENDER e sim REAPRENDER, precisamos aprender mais rápido, e lidar com as novas tecnologias que surgem todos os dias... nos últimos 03 anos ocorreu uma revolução gigantesca, as coisas mudaram repentinamente, mudou a maneira como pedidos comida, compramos roupas, falamos com nossos amigos, transitamos nos grandes centros... assim sucessivamente, e ainda tem muito para chegar e ampliar à inovação.

É culpa da tal globalização?

Então, a globalização teve forte impacto nas acelerações, só que a globalização deixou de ser apenas movimentação de contêineres pelo mundo e agora está fortemente ligada ao fluxo de dados e conhecimento.

E como enfrentar toda essa revolução?

Existe um consenso claro: é preciso se preparar profissionalmente para a nova era, que será marcada pelo aprendizado contínuo, por grandes disrupções e pela importância de habilidades fundamentalmente HUMANAS, ou seja, que só o humano será capaz de fazer, as máquinas não possuem essas habilidades.

Só o ser humano é capaz de pensar, ter seus sentimentos e agir de acordo com eles... as máquinas possuem programações e agem baseadas nelas, ou seja, o contexto não influencia as máquinas, ao contrário que ter total influência no ser humano.

Enquanto as gerações de talentos anteriores poderiam encontrar uma carreira linear, em progressão e com envolvimento na aprendizagem formal, o profissional apto para o trabalho do futuro será obrigado a aprender e reaprender rapidamente novas habilidades à medida que a requalificação e a capacidade de aprender novas competências irão definir a nova era. Segundo, dados do Fórum Econômico Mundial, “até 2025, 50% dos profissionais terão a necessidade de requalificação, enquanto nos próximos 05 anos, é esperado que os profissionais da atualidade passem por essa transformação em seu quadro de habilidades.”

Algumas das habilidades importantes para o Profissional do futuro:

Inteligência emocional

Inteligência emocional é uma das habilidades mais importantes, que permite que o profissional entenda seus próprios sentimentos e saiba racionalizá-los e transformá-los em combustível para seu crescimento e desenvolvimento.

A IE é extremamente valorizada no mercado, devido ao profissional que possui domínio das suas emoções, tornar-se mais autossuficiente e mantém sua performance satisfatória por mais tempo, mesmo com as mudanças cada vez mais comuns nos ambientes organizacionais.

Liderança

A liderança também é uma habilidade requisitada nos dias atuais, porém, não somente para aos gestores, mas estendida a equipe, pois a liderança torna o processo mais ágil e consistente.

Algumas empresas adotam modelos de trabalho formado por grupos de profissionais, para lidarem com uma nova demanda. Neles, profissionais de diferentes áreas se unem para resolver determinada situação. Não existem hierarquias definidas, apenas especialistas em suas funções que serão essenciais para aquela demanda, e assim, eventualmente, cada um deles precisará liderar o andamento das atividades.

A liderança exige que o profissional saiba se comunicar com o restante da equipe de forma clara, traduzindo seus conhecimentos para outras pessoas que não o dominam. Ele também precisa cativar e motivar o time, saber delegar e garantir que o andamento do processo saia conforme o planejado.

Julgamento e Tomada de decisão

Trata-se da habilidade que julga os custos x benefícios relacionados as ações e as escolhas que temos no dia a dia, e vale salientar que essa é uma característica valiosa para qualquer momento.

Embora o poder de tomar decisões seja inerente, visto que é constantemente exercido, ao escolher o melhor caminho para se chegar ao trabalho ou defender uma estratégia do plano de ação da empresa, por exemplo, utilizá-lo ao máximo para analisar uma situação e entender antecipadamente, mesmo que o mínimo possível, as implicações da decisão, exige prática, disciplina e foco.

Considerando a gama de quantidade de informações geradas pela tecnologia, saber julgar e tomar decisões de forma inteligente é peça-chave para ter insights que não sejam superficiais, mas realmente capazes de transformar a empresa.

Negociação

Negociar é a forma mais eficiente para entrar em acordo com uma outra parte. Quando os interesses de cada parte são discordantes, o líder capaz de gerenciar, mediar conflitos e determinar prioridades conseguirá reconciliar estas diferenças e chegar a uma decisão comum mais rapidamente. Para isso, deve saber respeitar, ouvir e argumentar de forma clara e objetiva.

Empatia

A empatia é a capacidade de compreender as emoções e as razões do outro e, então, agir para encontrar a resolução satisfatória. É essencial no ambiente de trabalho, em qualquer que seja o segmento.

É importante lembrar que os robôs de Inteligência Artificial são muito eficientes na atuação no limite das suas programações, entretanto, em situações adversas, são facilmente substituídos pelo ser humano, que é capaz de raciocinar e tomar decisões que considerem as emoções e as razões do outro.

Mentalidade de dono

A mentalidade de dono é uma mentalidade diferenciada de quem realmente acredita na força do negócio, que veste a camisa e sonha em ver a empresa prosperar. Conhecida por ownership, numa tradução literal, significa “propriedade”. No contexto corporativo, trata-se de um conjunto de estratégias que contribuirão para que as pessoas do time tenham “sentimento de dono”.

Pessoas que possuem esse senso, tendem a agirem em suas funções como se elas fossem donas da empresa, independentemente de qual seja o seu cargo ou responsabilidades.

Quando uma pessoa da equipe apresenta essa habilidade, ela consegue transmitir a cultura aos colegas de trabalho, motivando-os e favorecendo o maior engajamento da equipe.

No geral, quem tem mentalidade de dono é interessado e curioso, além de demonstrar proatividade e autonomia para tomar decisões e entregar resultados de forma espontânea.

E você está preparado para o futuro?

É muito importante que suas habilidades profissionais, conhecimentos e atitudes estejam alinhados com seus valores de desenvolvimento, permitindo que você se mantenha atualizado com as demandas do mercado, seja na atualidade ou no futuro que já está tão próximo.

Afinal, o aprendizado e o desenvolvimento contínuo devem fazer parte da rotina de qualquer profissional, independentemente do cargo e da área de atuação.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: freepik

E você como está desenvolvendo suas competências? Deixe seu comentário para ajudar outras pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações