Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Princípios "ABSOLUTO" do Coaching!

Tudo se baseia em algo concreto e absoluto, o coaching não é diferente disso!

No artigo anterior ficamos sabendo, o que é coaching (AFINAL, o que é coaching? Expectativa x realidade!), agora vamos ver uma lista de princípios, que tornam essa ferramenta de desenvolvimento tão fantástica. 

SUSPENDER TODO TIPO DE JULGAMENTO

O coach precisa, imprescindivelmente, compreender e respeitar o modelo de mundo do coachee. A ausência de julgamento é essencial para promover mudanças satisfatórias na vida dele da forma que ele quer e não da maneira como o coach considera ideal.

FOCO NO FUTURO (ESTADO DESEJADO)

Coaching é uma abordagem orientada ao futuro, à conquista de objetivos que promovam mudanças positivas e duradouras na vida do coachee. Este é o seu grande diferencial: foco no estado desejado, onde o coachee está e o que é necessário fazer e acontecer para ele chegar aonde quer.

AÇÃO / TAREFAS

O conhecimento é o que inspira as pessoas a buscarem o processo de mudar. Assim como a prática é o que leva os indivíduos a se transformarem. Coaching só é Coaching se houver ações específicas, constantes no sentido de alcançar os objetivos determinados pelo coachee.

Entrar em ação significa ir além.

ÉTICA E CONFIDENCIALIDADE

Coaching é uma relação mútua de confiança, comprometimento e parceria. Os conteúdos abordados na sessão pertencem exclusivamente ao coachee. Manter o sigilo e a confidencialidade é um princípio absoluto para que um coach tenha bastante sucesso. As informações obtidas em processos de Coaching são de posse do coachee e para serem utilizadas se faz indispensável o consentimento do mesmo.
Como os princípios absolutos do coaching pode ajudar sua carreira

NICHOS DE COACHING

LIFE COACHING

Trabalha as áreas da vida do indivíduo. Particularmente, prefiro chamar de Coaching de desenvolvimento humano. (Melhoria nos relacionamentos interpessoais, familiares, afetivos, emagrecimento, etc.)

BUSINESS COACHING

É o processo original, o Business Coaching é voltado para o aumento dos resultados do negócio. Seus nichos incluem Coaching para implantação de nova cultura, expansão da empresa, sucessão familiar e planejamento estratégico.

EXECUTIVE COACHING

Tem como foco o desenvolvimento de líderes e profissionais dentro da empresa, o que contribui não só para o crescimento da organização, como também, como desenvolvimento do próprio líder e de seus times. (Liderança, Planejamento de Carreira, Empreendedorismo, etc.)

É importante salientar que independente dos nichos, o processo de Coaching sempre trabalhará fatores pessoais e profissionais.

O QUE NÃO É COACHING

Podemos ver aqui de forma clara o que não é coaching, e que alguns profissionais tendem a usar ou confundir, e por vezes acabam atrapalhando mais do que ajudando. Veja a lista abaixo do que o coaching não é:
  • Não é “gerenciamento de desempenho”
  • Não é simplesmente motivar e torcer
  • Não é baseado em sentimentalismo ("emoções melosas")
  • Não é um papel de "perito/especialista”
  • Não é um processo pelo qual o coach é responsável pela vontade de aprender e mudar do coachee
  • Não é terapia
  • Não é consultoria
  • Não é treinamento
  • Não é aconselhamento

POR QUE O TRABALHO DE COACHING É IMPORTANTE?

O processo de Coaching passou a ser popular no Brasil em 1990. Atualmente, é um dos principais e mais eficazes processos de desenvolvimento humano. Tem seu funcionamento centrado em três características fundamentais e é visto como uma profissão promissora que cresce muito no País:

EMPATIA - o coachee e coach tronam-se uma equipe e passam a atuar em conjunto para alcançar um resultado que o coachee não conseguiria sozinho.

METODOLOGIA - com a condução do coach, o coachee passa efetivamente entrar em ação, pensar grande e começa a trabalhar com foco na solução.

ATUAÇÃO - o coach conduz seus coachees (clientes) a fazer mais, tomar melhores decisões, definir melhor seu foco visando à máxima produtividade.

BENEFÍCIOS DO COACHING

ALGUNS DOS BENEFÍCIOS PARA AS PESSOAS

Alguns benefícios são muito enfáticos, podemos citar:
  • Autoconhecimento, autoconfiança e autoestima
  • Qualidade de vida e controle do stress
  • Capacidade de modificar comportamentos improdutivos
  • Melhorar os relacionamentos e a comunicação
  • Superar o medo, ansiedade e as convicções limitantes
  • Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo.
Temos que deixar claro, com o Coaching, o indivíduo torna-se mais independente, proativo, motivado, autoconfiante e preparado para assumir o controle da sua vida, e saber o que pode e o que não pode ser controlado por ele.

ALGUNS DOS BENEFÍCIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Se o indivíduo se beneficia, as organização tende a receber os resultados coaching, não é a toa que as empresas buscam profissionais com essas habilidades, pois são muitos os benefícios, como:
  • Melhora o foco, o planejamento e a administração do tempo
  • Aumento dos resultados financeiros
  • Redução e gerenciamento de conflitos
  • Aumento da eficiência em gestão e liderança
  • Um novo “mindset” voltado para conquistas, realização e participação
  • Maior competividade e menos turnover para a empresa
  • Ampliação da sinergia entre pessoas e equipes.

O PODER DAS PERGUNTAS NO PROCESSO DE COACHING

O processo de Coaching se realiza por meio de conversação entre o coach e o coachee. A conversação que no processo de Coaching é um diálogo, uma relação entre pessoas caracterizadas pela inclusão. O diálogo do Coaching é orientado pela consciência e visa chegar a um resultado ético apoiado em valores.

Fazer a pergunta CERTA é fundamental para que você encontre a resposta que procura. Essas perguntas são chamadas de PERGUNTAS PODEROSAS porque ampliam os horizontes, encorajam a ação e são fundamentais no processo de Coaching eficaz.

Uma das competências mais eficazes para desenvolver os diálogos no Coaching é justamente a habilidade de fazer perguntas poderosas.

A arte de fazer perguntas é extremamente relevante para cada aspecto do Coaching, como:
  •  Ter clareza de objetivos e escolhas
  •  Aumentar autoconfiança e o potencial
  •  Explorar opções e oportunidades
  •  Identificar e superar bloqueios
  •  Gerar motivação e comprometimento

Afinal, em que o coaching pode me ajudar?

Uma das maiores dificuldades do ser humano é mudar seus hábitos e maneira de pensar para alcançar suas metas e sonhos. Todos nós, em maior ou menor grau, temos resistências a mudanças de comportamento, pois mudanças são incômodas e nos tiram de uma zona de conforto. Muitas mudanças se fazem necessárias em nossa vida para alcançarmos o que desejamos, então precisamos mudar primeiro nossa maneira de pensar, para então mudarmos nosso comportamento. 

│Se não fizermos a mudança com segurança, comprometeremos todo sucesso e metas.

Então o coaching pode auxiliá-lo exatamente a mudar esses aspectos, ações e comportamentos em sua vida que não lhe satisfazem mais, ou não se encaixam em sua jornada para o sucesso, pois as mesmas ações levam aos mesmos resultados.

O coaching irá auxiliar em uma mudança segura para que você alcance os resultados almejados.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Freepik

E aí o que achou? Deixe seus comentários a respeito do assunto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações