Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

O que é gerenciamento de tempo? Será que VOCÊ precisa?

Trabalhando de maneira mais inteligente para aumentar a sua produtividade

Não importa se o ano está começando ou se você está no seu momento de inicial para mudar suas rotinas, o que se sabe é que todos precisamos aprender a usar o tempo de maneira inteligente, e ainda mais com tantas distrações com mensagens e redes sociais.
Refletir sobre a gestão do tempo para sua vida
Mas vamos começar com o básico. Definição de gerenciamento de tempo:

"Gerenciamento de tempo" é o processo de organização e planejamento de como dividir seu tempo entre atividades específicas ou do seu dia a dia. O bom gerenciamento de tempo permite que você trabalhe de maneira mais inteligente - e não mais difícil -, para que você faça mais em menos tempo, mesmo quando o tempo está apertado e as pressões não param de bater a sua porta.

Não vamos ensinar neste artigo como administrar o tempo, apenas falar um pouco sobre isso para gerar uma reflexão, pois não administrar seu tempo prejudica sua eficácia e causa estresse.

Parece que nunca há tempo suficiente no dia. Mas, como todos temos as mesmas 24 horas, por que algumas pessoas conseguem muito mais com seu tempo do que outras? A resposta está na boa administração do tempo.

Os maiores empreendedores administram seu tempo excepcionalmente bem. E você pode melhorar sua capacidade de funcionar com mais eficiência - mesmo quando o tempo está apertado e as pressões surgem de todos os lados.

Um bom gerenciamento de tempo exige uma mudança importante no foco das atividades para os resultados: estar ocupado não é o mesmo que ser eficaz. (Ironicamente, o oposto costuma estar mais próximo da verdade.)

Passar o dia em um amontoado de atividades geralmente se alcança menos, porque você está dividindo sua atenção entre tantas tarefas diferentes. O bom gerenciamento de tempo significa mudar hábitos multitarefas para focar no que é mais prioritário, então a primeira coisa a fazer é definir prioridade, lembre-se que essa palavra não tem plural, não existem “prioridades”.

Você pode definir níveis de importância ou prazos de entregas, mas não pode definir várias atividades como prioridades.

Não existem mágicas, exige mudança de hábitos.

Pode parecer contraintuitivo dedicar um tempo precioso a aprender sobre gerenciamento de tempo, em vez de usá-lo para dar continuidade ao seu trabalho, mas os benefícios são enormes:

- Maior produtividade e eficiência.

- Uma melhor reputação profissional.

- Maiores oportunidades para alcançar importantes objetivos de vida e carreira.

- Menos estresse.

- Maiores oportunidades de progresso.

Deixar de gerenciar seu tempo com eficiência pode ter algumas consequências indesejáveis:

- Prazos perdidos.

- Má qualidade do trabalho.

- Uma má reputação profissional e uma carreira paralisada.

- Fluxo de trabalho ineficiente.

- Níveis de estresse mais altos.

Separar um pouco de tempo aprendendo sobre técnicas de gerenciamento de tempo trará enormes benefícios agora - e ao longo de sua carreira.

Pense sobre o assunto, e recomendamos nosso artigo sobre procrastinação - Procrastinação e gestão do tempo -, que é uma devoradora de tempo.



Marcelo Cabral
Consultor e Multiplicador da ACTIO Consultoria & Treinamentos
Fonte da imagem: freepik

Gostou? Deixe seu comentário, e se você possui alguma técnica sobre gestão do tempo, compartilhe com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações