Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Perfeccionismo: o ideal ilusório! Como lidar com este comportamento?

Ser perfeccionista pode trazer sérios prejuízos à saúde. Vários estudos revelam que a alta exigência com o próprio desempenho pode causar transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade.

Pressão sobre o bom trabalho, com a busca pela perfeição

O ideal ilusório de perfeição

Desde que iniciamos nossa vida em sociedade somos incentivados a estarmos em lugar de destaque e assim vamos embutindo em nossas mentes a tal busca pela perfeição.

No início da nossa infância já somos exigidos de maneira aparentemente sorrateira, às vezes, nem sempre a tal cobrança por fazer tudo perfeito é de forma explícita. Na vida escolar por exemplo: De quem são os trabalhos em destaque no mural da escola? Quem costuma ser elogiado pelos professores? Aqueles que de certa maneira faz as coisas de modo perfeito, ou ao menos é o que aparenta.

E qual é o problema do perfeccionismo?

Eu não diria que o perfeccionismo é um ponto totalmente negativo. Entretanto, se não tomarmos os devidos cuidados, o perfeccionismo pode nos impedir de criar algo, de tirar do papel projetos importantes, pelo simples fato de acharmos que faltam recursos para podermos dar o ponta pé inicial, que não estamos suficientemente preparados, que ainda falta fazer mais aquele curso ou pelo medo do julgamento do outro.

O perfeccionismo tem outro aspecto, o da comparação, onde a referência para se fazer algo é o alto resultado do outro. A certeza que você pode ter é que existe alguém melhor que você! Em tudo que for fazer vai sempre existir alguém melhor preparado que você. Provavelmente, essa pessoa também iniciou do zero, sem o conhecimento necessário, e com o passar do tempo foi adquirindo os recursos, desenvolvendo as estratégias para atingir a excelência e ser referência no assunto. 
 
Qualquer atividade para ser considerada como excelente exige passarmos por treinamento para que possamos desenvolver as habilidades e competências.

Alguns pesquisadores qualificam o perfeccionismo em dois tipos: o perfeccionismo adaptativo (ou saudável), caracterizado pelo alto padrão, motivação e disciplina, e o mal adaptativo (ou nocivo), quando o indivíduo nunca está satisfeito com o próprio desempenho e fica extremamente frustrado quando não atinge seus resultados. 
 
Pesquisas apontam também para o fato de que aspectos da forma “nociva” tornam as pessoas mais vulneráveis à depressão e ansiedade, enquanto o perfeccionismo “saudável” pode proteger o indivíduo.

O melhor caminho para lidar com a busca pela perfeição é o equilíbrio!

Claro que estar em busca da excelência, atingir metas, obter o reconhecimento e ser elogiado é de extrema valia para o desenvolvimento humano. O que está em discussão é o custo que as vezes o perfeccionista tem em nome dessa perfeição.

Sabemos que o indivíduo com baixo comprometimento, que não está preocupado em fazer um bom trabalho e não liga a mínima para se desenvolver é muito diferente de alguém que, sentindo-se na obrigação de ser perfeito, acaba paralisado pelo medo de errar e não consegue produzir nada.

A busca pelo melhor resultado é valiosa, motiva a pessoa a dar o melhor de si, porém, se levada ao extremo pode acarretar exatamente no contrário, levando a uma insatisfação constante, desistência, procrastinação, e muitas vezes o indivíduo simplesmente abre mão de colocar em prática suas atividades com medo de falhar.

O importante é diferenciarmos o que é busca nociva pela perfeição da busca pela eficácia em atividades do nosso dia a dia na vida pessoal e profissional.

Mudando este padrão de comportamento!

Carrego comigo o seguinte lema: “Antes feito que perfeito, porém, nunca de qualquer jeito!” Fazer bem feito é estar realmente conectado, envolvido e presente com o que você coloca no mundo.

Caso você se ache perfeccionista e deseje trabalhar esse comportamento a seu favor, o primeiro passo é identificar como você se sente em relação a esse perfeccionismo.

Afinal, a perfeição é uma questão de opinião.

Você já parou para pensar que o que chamamos de perfeição é uma simples questão de opinião?

O segredo é dizer a si mesmo: “Vou correr este risco, mesmo não me sentindo seguro. Porque a única maneira de descobrir se vai dar certo, ser você vai dar conta do recado é fazer o que deve ser feito. Para que você possa minimizar os riscos, escreva a ideia completa no papel, elabore um plano de ação, fracione as atividades, arregace as mangas e mãos à obra! O resultado virá e assim, poderá realmente saber se o que está em sua mente é possível de acontecer no mundo real. Não existe outro jeito de saber se vai dar certo, que não seja fazendo e descobrindo se dá certo!

Ah, se der errado com certeza você não perdeu! No mínimo terá adquirido novos aprendizados!

Se você ficar procrastinando, jogando para frente e usando seu perfeccionismo e a comparação para falar “não, não tá na hora” e tal, você não vai obter resultado nenhum, não vai conseguir quebrar a inércia e vai ficar no mesmo lugar que está hoje.

Escolha sair do lugar!


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem:
Designed by Freepik
 
Gostou? Deixe seu comentário, fale de algo que já aconteceu com você! 
 
Temos uma sugestão de leitura para você: Quando desistir não for a opção o sucesso é inevitável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações