Saúde Emocional em tempos de crise. Como pensar, sentir e agir diante de cada situação!

Não importa o nome que você cria para definir a situação atual, mas cuidado para não ser uma desculpa que você procura.

O norte-americano Daniel Goleman, na minha opinião, um dos maiores estudiosos do assunto e autor do livro ‘Inteligência Emocional’ define o tema da seguinte forma: “inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e dos nossos relacionamentos”.

De modo geral, inteligência emocional é o conjunto de habilidades e competências subjetivas, embora sejam intangíveis como: determinação, motivação, resiliência, empatia, autoconhecimento e comunicação e que são o segredo do sucesso dos relacionamentos duradouros e fundamentais para enfrentar momentos desafiantes.
Saúde emocional
A I.E. é um comportamento que parte de cada indivíduo: quando assumimos total responsabilidade das nossas ações, aprendemos a gerenciar a nossa saúde mental e emocional, conseguimos tomar as melhores decisões. Esse fato é possível, porque, não somos capazes de controlar o comportamento do outro, entretanto, temos o poder de decidir como pensar, sentir e agir diante de cada situação.

A famosa frase clichê ‘a vida é feita de escolhas’ o seu significado é real. Podemos fazer as melhores escolhas diante de um cenário de crise, garantindo alto nível de saúde mental até em tempos de Covid-19.

Vou listar abaixo algumas práticas para fortalecer sua inteligência emocional e cuidados com a saúde mental durante a quarentena, e que podem ser levadas para a vida toda:


Pratique empatia

Não julgue, pare e analise, coloque-se no lugar do outro e pratique a empatia. Não faça com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você.

Seja positivo

Ao enfrentar desafios se faça a seguinte pergunta: O que vou aprender com essa situação? Ao adotar essa postura, estará alimentando sua capacidade de criatividade e inovação e elevando a sua inteligência emocional.

Foco na solução

Cuide dos seus sentimentos e emoções, saber identificá-los é o primeiro passo. Quando temos a consciência do que estamos sentindo, possuímos maior clareza para administrar e controlar as nossas emoções. Todo sentimento tem uma razão de nos visitar, seja medo, raiva ou tristeza, antes de jogá-los fora ou fugir deles, entenda a razão pelo qual os sente. 
 
Se acolha!

Uma dica: sabe aquele projeto que nunca saiu do papel por falta de tempo?

Ou até mesmo aquele curso que você sempre quis fazer, mas não conseguia encaixar na agenda?

É chegada a hora!

Qual será a sua desculpa agora?

***Quem é bom em desculpas... não é bom em mais nada!***


| Podemos tirar dessa situação aprendizados que trarão grandes transformações! FOCO nos seus objetivos.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Freepik

Tome muito cuidado com sua saúde mental e emocional, e se você tem dicas e sugestões deixe nos comentários!


0 Comentários