Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Saúde Emocional em tempos de crise. Como pensar, sentir e agir diante de cada situação!

Não importa o nome que você cria para definir a situação atual, mas cuidado para não ser uma desculpa que você procura.

O norte-americano Daniel Goleman, na minha opinião, um dos maiores estudiosos do assunto e autor do livro ‘Inteligência Emocional’ define o tema da seguinte forma: “inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e dos nossos relacionamentos”.

De modo geral, inteligência emocional é o conjunto de habilidades e competências subjetivas, embora sejam intangíveis como: determinação, motivação, resiliência, empatia, autoconhecimento e comunicação e que são o segredo do sucesso dos relacionamentos duradouros e fundamentais para enfrentar momentos desafiantes.
Saúde emocional
FOCO nos seus objetivos

A I.E. é um comportamento que parte de cada indivíduo: quando assumimos total responsabilidade das nossas ações, aprendemos a gerenciar a nossa saúde mental e emocional, conseguimos tomar as melhores decisões. Esse fato é possível, porque, não somos capazes de controlar o comportamento do outro, entretanto, temos o poder de decidir como pensar, sentir e agir diante de cada situação.

A famosa frase clichê ‘a vida é feita de escolhas’ o seu significado é real. Podemos fazer as melhores escolhas diante de um cenário de crise, garantindo alto nível de saúde mental até em tempos de Covid-19.

Vou listar abaixo algumas práticas para fortalecer sua inteligência emocional e cuidados com a saúde mental durante a quarentena, e que podem ser levadas para a vida toda:


Pratique empatia

Não julgue, pare e analise, coloque-se no lugar do outro e pratique a empatia. Não faça com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você.

Seja positivo

Ao enfrentar desafios se faça a seguinte pergunta: O que vou aprender com essa situação? Ao adotar essa postura, estará alimentando sua capacidade de criatividade e inovação e elevando a sua inteligência emocional.

Foco na solução

Cuide dos seus sentimentos e emoções, saber identificá-los é o primeiro passo. Quando temos a consciência do que estamos sentindo, possuímos maior clareza para administrar e controlar as nossas emoções. Todo sentimento tem uma razão de nos visitar, seja medo, raiva ou tristeza, antes de jogá-los fora ou fugir deles, entenda a razão pelo qual os sente. 
 
Se acolha!

Uma dica: sabe aquele projeto que nunca saiu do papel por falta de tempo?

Ou até mesmo aquele curso que você sempre quis fazer, mas não conseguia encaixar na agenda?

É chegada a hora!

Qual será a sua desculpa agora?

***Quem é bom em desculpas... não é bom em mais nada!***


| Podemos tirar dessa situação aprendizados que trarão grandes transformações! FOCO nos seus objetivos.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Freepik

Tome muito cuidado com sua saúde mental e emocional, e se você tem dicas e sugestões deixe nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações