Modelos mentais


A mudança de comportamento é uma premissa essencial.

Quando você fala sobre o assunto, as pessoas já criam uma expressão facial de espanto, e em muitos casos já fecham seus pensamentos (...esse cara não fala coisa com coisa..., ...mais um para me dizer que estou errado... e etc.) e com isso não se abrem para novas possibilidades. Se isso acontece quando alguém fala com você, fique alerta, pois em algum momento você acreditou quando alguém falou que algo não era possível ou difícil e assim você formou sua crença (seus modelos mentais).

Uma coisa é certa: as pessoas não acordam pensando em fazer algo de errado ou buscando resultados ruins em suas vidas profissionais. Existe uma força maior, atuando para que os resultados não aconteçam. Isso chamamos de MODELOS MENTAIS!

O que é o modelo mental? É o conjunto das crenças, imagens, valores, referências e pressupostos que os indivíduos têm sobre si, sobre o seu mundo, sua organização ou atividade, e como eles se encaixam nos mesmos, como mostrado na imagem. Isso explica porque as pessoas resistem às mudanças. A mudança de comportamento é uma premissa essencial para que a mudança organizacional ocorra efetivamente e com êxito.

As pessoas constroem as estruturas que os rodeiam, de acordo com o que pensam, sentem e fazem. As atitudes (sentimentos) e os ações (comportamentos) são decorrentes do modelo mental e assim os criam. A experiência individual influência os modelos mentais e, por isso, eles podem ser mudados por meio de novas realidades. Portanto, são mutáveis, e formados, em grande parte, pela cultura na qual o indivíduo está inserido. Geralmente, pessoas de uma mesma comunidade (ciclo de convivência) compartilham modelos mentais semelhantes.

Então, se os colaboradores de uma organização, professores que você convive e familiares continuarem com os seus modelos, se podemos chamar de antigos, e o ambiente é completamente diferente do passado, o resultado não poderia ser diferente. Sua vida tende a caminhar na contramão do crescimento, com menor retorno sobre suas finanças, e sem sucesso profissional.

Assim, quando entramos em uma organização é fundamental entender os modelos mentais das pessoas, pois eles definirão o sucesso ou o fracasso.

Se você ainda acredita que seu modelo mental não influência sua vida, comece a observar como são os modelos mentais das pessoas que estudaram com você e estão melhores e/ou como outros profissionais que começaram juntamente com você são mais respeitados ou foram promovidos no ambiente do qual faz parte.

Você não pode esperar por resultados diferentes fazendo o mesmo que outros fizeram no passado, parte do que foi feito ainda funciona, e isso ativa velhos mapas mentais, mas em um cenário de mudanças constantes em que vivemos, temos que criar novos mapas mentais para ter um novo caminho a ser percorrido rumo ao sucesso.


Marcelo Cabral
Consultor e multiplicador
Fonte da imagem: autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Cosnultoria

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações