Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Design Thinking: Saiba como deixar sua reunião mais produtiva

Reuniões são parte importante da rotina de qualquer empresa - e por isso mesmo precisam ser produtivas e eficientes. Veja como o design thinking vai ajudar nessa tarefa.

De acordo com dados da Harvard Business Review, executivos gastam cerca de 23 horas por semana em reuniões. Dentre eles, 73% reconhecem que fazem outro trabalho durante esses encontros corporativos. Pior ainda: assumem se perder e “sonhar acordados” durante a tarefa.

Por utilizar o tempo precioso dos funcionários, toda reunião deveria ser produtiva. O que fazer então para que isso aconteça?

É aí que o Design Thinking age! Aplicando os conceitos dessa abordagem nas suas reuniões, é possível otimizar o tempo gasto e encontrar soluções facilmente.

Como? É o que explicaremos aqui. Continue a leitura e confira!

O que é e para que serve o Design Thinking?

O Design Thinking é um modelo mental que resolve problemas complexos. Ele propõe a busca de melhorias que geram valor real para pessoas e organizações.

Usando conceitos vindos da área do design, como a busca por soluções mais eficientes, essa abordagem é uma forma de criar processos mais inteligentes e de desenvolver soluções inovadoras a partir da empatia. Afinal, em seu processo, o componente humano é o centro e o foco da criação – é o que chamamos de human-centered.

Sua utilização é comum na criação de novos produtos e na otimização de processos empresariais. As reuniões são uma dessas situações possíveis de se aplicar o Design Thinking.

Como planejar uma reunião usando Design Thinking?


Ter uma abordagem centrada nas pessoas para as reuniões significa se distanciar do que é tradicional, significa ir além! O Design Thinking é um facilitador da inovação nas empresas e, por que não encarar as reuniões como uma oportunidade para exercitá-la?

Começaremos pelo planejamento da reunião. Antes de organizar o encontro, pratique a empatia prevista no Design Thinking e coloque-se no lugar dos participantes:

  • Quem são eles e por que eles serão convidados?
  • Quem são as pessoas que não participarão da reunião, mas ainda assim serão impactadas por ela?
  • Quais são os desafios dessas pessoas e como a reunião ajudará ou prejudicará na sua superação?

Converse com esses colaboradores, ouça o que eles têm a dizer e como podem contribuir antes de oficializar qualquer assunto da reunião.

Defina o propósito da reunião

Nunca marque encontros que reúnam pessoas apenas por reunir. Mesmo em reuniões curtas, recorrentes ou que acontecem by default, planeje de forma que os funcionários sentirão que o seu tempo está sendo bem gasto.

Um erro comum de reuniões improdutivas é não ter um propósito bem definido. Com base no que pesquisou e ouviu dos funcionários, qual seria o resultado ideal para o seu encontro? 
 
Pergunte-se: caso tudo dê certo na reunião, o que os envolvidos sentirão?

Como a vida e o trabalho deles serão impactados? O Design Thinking é muito bom para mudar essa perspectiva – tenha em mente o problema que você deseja resolver.

Como deixar sua reunião mais produtiva?


Tendo um propósito bem definido, que vai gerar valor real para seus envolvidos, é hora de usar o Design Thinking para tornar a reunião mais produtiva. O conceito é um bom caminho para encontrar soluções com base na empatia, no diálogo e na construção coletiva.

O Design Thinking levanta pontos de vista diferentes e tenta convergi-los, a fim de criar protótipos e testar hipóteses. Na prática, aplicar isso em uma reunião é possível e dependerá da forma como ela é conduzida. Alguns elementos para focar na hora de transformar a sua reunião, partindo do ponto de vista do Design Thinking:

Defina e conheça o seu caminho

O Design Thinking é uma abordagem estruturada que segue algumas etapas padronizadas. Isso não quer dizer, por outro lado, uma rigidez imutável no processo que é seguido. No Design Thinking e na sua reunião, é importante ter um caminho a ser percorrido, mas encarado sem rigidez.

Uma reunião é formada por pessoas e, portanto, deve existir espaço para errar, voltar atrás e redefinir estratégias. Se a sua reunião tiver um propósito claro e buscar resolver questões reais e importantes, isso não será problema!

Melhore a experiência na prática


Durante a reunião, use recursos e ferramentas que podem deixar o tempo mais dinâmico e impulsionar a produtividade. Um bom exemplo disso é o uso de post-its.

Post-its são práticos, chamativos e servem para organizar e facilitar o processo de levantamento de ideias. Além disso, os pedacinhos de papel colorido têm um apelo visual forte, o que melhora a visualização das informações da reunião. Além dos post-its, experimente também utilizar apresentações interativas, quadros de anotações e o máximo de recursos que podem dinamizar o espaço e a experiência da reunião.

Faça diferente

Como em um curso de Design Thinking, aproveite a sua reunião para quebrar padrões de formato, espaço e dinâmicas! Pensando na experiência que será proporcionada às pessoas, adapte a sua reunião para um local que permita mais dinamismo e troca de conhecimentos, por exemplo. Além disso, use e estimule a criatividade e não se prenda tanto ao tempo (na medida do possível) quanto às necessidades e ambições reais de quem está participando da reunião.

Teste, valide e refaça

Todos os pontos que levantamos até aqui, são ideias que podem melhorar a experiência de quem participa das reuniões. Também como na abordagem, tente e teste novos formatos e modelos de reunião.

Como no Design Thinking, erros e falhas nos processos fazem parte. O que der certo, ótimo! O que não der, refaça e tente novamente.
Fonte do texto: Sobre Administração
Créditos da imagem:
Criador:Marvid
Crédito:Getty Images/iStockphoto

2 comentários:

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações