O Empreendedorismo e a Tomada de Decisão


O novo contexto mercadológico de competição está revolucionando as estratégias empresariais, realizando transformações nas empresas, sendo estas, não somente, nos valores e crenças, mas também na tecnologia, estrutura e comportamento organizacional.

Todas essas transformações são crescentes e intensificam a necessidade de competência e senso de direção (aonde se quer chegar). Com a globalização a ação humana nas organizações é considerada como diretriz de evolução empresarial, se tornando fundamental para “tomada de decisão“.

Nesta ação, é importante ressaltar dois verbos, são eles, o “fazer“ e o “agir“, que estão diretamente integrados em prol de resultados positivos de acordo com o planejamento. Onde o “fazer" diz respeito à competência e o "agir" à conduta do profissional. Assim, o ser humano é caracterizado como um fator de competitividade permanente em uma organização.

A tomada de decisão é um dos comportamentos que compõe as características do empreendedor. E esta característica é fundamental para ampliar seus esforços dentro da percepção do negócio, mercado e competitividade. No entanto, é cada vez mais corriqueiro que, o empreendedor tenha dificuldades em relação a este comportamento, por diversos motivos. Considero o mais relevante o domínio interno do negócio, a preocupação com o fluxo de operações, com os processos internos e a comunicação, focado nestes pontos o empreendedor deixa para segundo plano o fator externo (concorrentes, clientes, tendência, tecnologia...), dificultando a tomada de decisão por falta de informações no contexto geral em que se enquadra.

O empresário que precisa tomar uma decisão de investimento em inovação de produtos/serviços, ampliação do seu quadro operacional devido ao aumento da demanda, adaptação a nova realidade do mercado, modificação de seus processos devido a novas tendências, ou numa negociação com fornecedores e acaba perdendo uma excelente oportunidade de ganho ou lucro porque no momento de tomada de decisão ele opta pela indecisão, adotando um comportamento passivo. E sabemos que, o mercado não perdoa quem não toma as decisões certas, nas horas certas.

É de fundamental importância o empreendedor estar ‘antenado’ as informações internas e externas em geral para que não perca nenhuma oportunidade por falta de ação (fazer acontecer) na tomada de decisão. Enfim, #FicaDica - A capacidade de tomar decisões firmes, claras e no tempo certo é uma importante característica do empreendedor, que deseja ser competitivo em um mercado altamente mutável.


Fred Liberato
Orientador e Gestor Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Informações

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações