Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Obstáculos foram feitos para serem superados! Vamos Superá-los?

Desde seu nascimento SUA vida é feita de obstáculos, alguns você nem percebe que superou!

Podemos definir obstáculo segundo dicionário como “Tudo o que obsta ou impede; estorvo; impedimento. Barreira.” E, na nossa realidade objetiva podemos definir como sendo uma aventura pelo que é desconhecido. 
Uma Pessoa pulando um obstáculo entre um precipício, Obstáculos foram feitos para serem superados!

Quando falamos em obstáculos, problemas ou desafios, é natural que nossa mente nos remeta para sentimentos negativos como medo, vergonha ou pode até parecer algo sem propósito, porém quando passamos a entender que os desafios são instrumentos que a vida utiliza para nos tornar seres fortes e resilientes, capazes de aprender até mesmo com as experiências negativas, passamos a enfrentar cada ciclo de adversidade que surge em nossa vida como amadurecimento e aprendizado.

Quando lidamos diariamente com pequenos desafios saímos da zona de conforto, ou seja, do piloto automático, e sem que percebamos, somos gradualmente levados a enfrentarmos desafios maiores, em diversas áreas da nossa vida, e nos apossamos do sentimento que apesar de ser difícil, vale a pena, cada desafio superado e esse enfrentamento constante transformam de maneira substancial nossa experiência.

Na maioria das vezes, vivemos nossa vida tão ligada no modo automático, mantendo repetidamente nossos padrões de comportamentos, praticando nossas ações sem realmente estarmos presentes, sem saber o porquê, e agimos de maneira inconsciente.

E qual a ligação disso com enfrentamento de obstáculos?

Tudo!

Quando saímos do piloto automático e assumimos o controle das nossas ações, entendemos o impacto que têm as nossas escolhas.

Fazer todos os dias a mesma coisa treina nosso cérebro para agir somente naquilo que traz prazer de imediato. Quando fazemos pequenas intervenções em nossos hábitos corriqueiros como por exemplo, mudar a rota de ir ao trabalho, escovar os dentes com a mão contrária do habitual, mudar o relógio de braço, ir para o trabalho de bicicleta, essas pequenas mudanças, interrompem nosso padrão de comportamento e assim, damos pequenos avanços no desconhecido.

Ou seja, ganhamos mais segurança pessoal, maior consciência dos nossos costumes, criamos novas percepções, damos mais atenção para nossas ações, e consequentemente vamos nos munindo de mais coragem para lidar com os desafios.

Ao longo da vida, são frequentes os desafios que precisamos superar, seja na vida pessoal ou profissional, e quando vencemos um obstáculo e alcançamos o objetivo almejado, logo surge outro, que nos faz lembrar que a existência humana é repleta destes momentos desafiantes, que servem para nos fortalecer e nos deixar cada vez mais preparados para lidar com a nossa jornada evolutiva.

Diante das adversidades e dos desafios que precisamos enfrentar e superar em nossa vida, é necessário estarmos munidos de recursos internos, como uma dose extra de motivação e inspiração, para que assim permaneçamos firmes em nossa rota rumo ao que estamos almejando alcançar, e possamos driblar cada obstáculo sem pensarmos em desistir.

Enfrentar desafios requer constante desenvolvimento

Conseguimos nos desenvolver a medida em que proporcionamos a nós mesmos, outras formas de pensar e agir. O autoconhecimento é fundamental nesse processo.

E algumas pessoas acreditam que para pensarem ou agirem diferente, precisam estar motivadas, estarem com vontade de fazer algo. 

Ledo engano, aqui entra em ação o poder do autoconhecimento. A motivação existe dentro de nós, então, basta proporcionar oportunidade para que seja despertada, que depende unicamente do seu esforço. 

Todas as pessoas são capazes de se sentirem motivadas, desde que se disponham a esse movimento.

Motivação – motivo para gerar ação.

O que na prática não funciona em 100% das vezes, pois nem sempre estamos energizados e com vontade de fazer algo... porém, se ficarmos aguardando a vontade chegar, pode não acontecer...

Existem duas coisas que podem nos fazer sair da zona de conforto: a força de vontade e a motivação. Exatamente isso, elas não são a mesma coisa.

A motivação é mais profunda, é conhecer e reforçar o verdadeiro motivo para a ação acontecer, ou seja, o verdadeiro valor pelo qual vale a pena fazer algo - o porquê faço o que faço.

E, é aí que entra o X da questão. Nem sempre vamos estar dispostos, como sabemos obstáculos imprevistos ocorrem com todos... passamos por abalos emocionais, cansaço físico, doença na família e por aí vai... 

| Nessa hora, nem sempre o motivo será suficiente para entrarmos em ação, e aqui entra a força de vontade.

Foça de vontade é o compromisso com o porquê, independente do motivo ou contexto. É definir as prioridades e partir para as ações. A força de vontade, podemos atribuir como sendo a energia para sair da inércia. A Força que gera movimento. É fazer mesmo sem vontade. Fazer O certo até dar certo!

Partimos nesse ponto também para a nossa velha conhecida “a disciplina”.

É bem desafiante, porém possível! Quando temos claro o nosso propósito não ficamos reféns da nossa própria motivação, não delegamos ao outro a culpa pelos nossos fracassos, não atribuímos nossa inércia as circunstâncias externas.

“A força não vem de vencer. Suas lutas desenvolvem suas forças. Quando você atravessa dificuldades e decide não se render, isso é força” – Arnold Schwarzenegger

Entenda que, a partir do momento que você ousa ir além e vence os desafios que surgem em sua caminhada, mais orgulho sentirá de você mesmo e mais empoderado ficará para continuar a sua trajetória.

Desenvolver esta consciência irá te auxiliar a entender que a vida é um ciclo repleto de desafios a serem superados. Sendo assim, o que nos cabe é nos mantermos firmes e preparados em meio as nossas adversidades.

Por mais que em meio a dificuldade pareça impossível achar a saída e acreditamos que a dor e o sofrimento não vão passar, é importante rebater este pensamento, se apropriando da crença possibilitadora de que nenhuma adversidade dura para sempre, e podemos lançar mão dos nossos recursos internos.

| Alimente diariamente o seu desejo de vencer a si mesmo!

São os desafios superados constantemente que te colocam cada vez mais próximo dos sonhos e objetivos que deseja alcançar para se tornar uma pessoa verdadeiramente realizada.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem adaptada: freepik

Vamos nos ajudar! Conte algo que você fez para superar as adversidades de sua vida, deixe nos comentários, sua ajuda é muito importante para outra pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações