Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

VOCÊ é capaz de manter sua mente em paz?

Em outubro de 2022 foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, e ao iniciar 2023, parece mais oportuno do que nunca lidar com esse assunto

O mundo enfrentou e ainda enfrenta as consequências da pandemia de SARS-CoV-2 (ou COVID-19). E o mundo é formado por pessoas, que tiveram suas vidas reviradas de um momento para outro, deixando em dúvida algo primordial para a segurança do ser humano, a sua própria sobrevivência.

Como ter segurança, equilíbrio mental se nossa vida estava em risco?

Pessoas perderam de maneira brusca a sua liberdade de ir e vir, de abraçar seus entes queridos, seus empregos, e pior de todas as perdas... lidar com a dor de perder pessoas especiais, às vezes sem nem poder se despedir. Quantos órfãos? Quantas mães perderam filhos? Quantos casais desfeitos? 

Enfim... quantas vidas alteradas ou ceifadas pela pandemia da COVID-19.

Os últimos dois anos trouxeram muitos desafios à toda população mundial: para os profissionais de saúde, que prestaram serviços em circunstâncias complexas e foram trabalhar com medo de contrair a doença e levar para casa.

Além das milhares de crianças e adolescentes, que tiveram que se adaptar às aulas à distância, com pouco ou nenhum contato com professores e colegas e preocupados com a incerteza do futuro.

E os trabalhadores, cujos meios de subsistência ficaram ameaçados, incluindo o grande número de pessoas presas na pobreza ou em ambientes humanitários frágeis com muito pouca proteção contra a COVID-19. 

E de repente para nossa segurança foi inevitável e obrigatório o isolamento, não só prendendo as pessoas em suas casas, mas também na pior prisão que o ser humano pode enfrentar: A SUA MENTE.

Saúde Mental é um tema de extrema importância, e agora mais do que nunca o mundo deve voltar sua atenção para esse assunto. Com base em emergências anteriores, já era esperado que as necessidades de saúde mental e apoio psicossocial aumentassem significativamente. 
Desenho de uma mulher fazendo IOGA, e relaxando, tudo para manter a mente na tranquilidade e longe da ansiedade.
É hora de o mundo investir em programas nacionais e internacionais voltados para a saúde mental, que há anos não recebem atenção e recursos. O Dia Mundial da Saúde Mental foi a oportunidade para governantes, organizações da sociedade civil e muitos outros falarem sobre os passos importantes que pretendem dar em prol desse objetivo.

Segundo a ONU, “a promoção de esforços para apoiar pessoas que enfrentam o tipo de problemas marca a nona celebração do 10 de outubro pela Organização Mundial da Saúde. 

| O tema de 2022 é “Tornar a saúde mental para todos uma prioridade global.”

A importância do tema é tão relevante que antes da Covid-19 já tínhamos o "Janeiro Branco" que é um movimento social dedicado à construção de uma cultura de Saúde Mental na humanidade, e seu objetivo é chamar atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para a necessidade relacionada à Saúde Mental de todos. 

Vamos descobrir o que podemos fazer:

Como podemos definir uma boa saúde mental?

Podemos elencar alguns fatores importantes para qualidade de vida do indivíduo:

1 – Conseguir enfrentar as dificuldades normais do seu cotidiano;

2 – Estar ciente das suas limitações e habilidades;

3 – Desenvolver suas atividades diárias de maneira satisfatória e produtiva.

Ações para a boa manutenção das funções mentais

Compreender o que é saúde mental e quais as medidas mais relevantes para prevenção e controle desse problema é fundamental.

Para tanto, confira algumas sugestões que podem ser úteis para evitar os desajustes mentais.

Busque relaxar alguns minutos por dia

Priorizar atitudes para aliviar o estresse é fundamental para tornar o cotidiano mais leve e promover o equilíbrio físico e mental.

De modo geral, é importante manter nossa mente equilibrada, porque ela vive constantemente ocupada por pensamentos e preocupações.

Assim, é necessário buscar formas de aquietar a mente e relaxar alguns momentos durante o dia: meditação, alongamento e a leitura de um bom livro são excelentes alternativas para deixar a mente descansar e atingir um estágio de positividade.

Vale destacar, também, a importância de respeitar o ritmo da sua mente. Cada pessoa tem suas peculiaridades e limitações determinadas naturalmente pela própria fisiologia. Tenha calma e busque se adequar, para atingir o melhor modelo para seu funcionamento.

Dê atenção aos seus especiais

Com o advento da tecnologia o mundo virtual é a realidade de muitos, e com o isolamento aumentou e muito o números de pessoas que vivem literalmente no mundo virtual; trabalha online, fala com amigos através de aplicativos e redes sociais, consome notícias pelo virtual, pede comida pelo aplicativo e compra quase tudo por internet, pasmem... alguns mantém contato apenas pelo interfone com o porteiro do prédio. 

| Muitas desordens emocionais e físicas surgem como resultado dessa nova conjectura social.

Embora pareça normal esse estilo contemporâneo de viver resulta no afastamento de parentes e amigos e tem transformado muitos indivíduos em uma ilha em meio a um “mar de milhões” igualmente solitários.

Pessoas isoladas e carentes são mais vulneráveis aos problemas depressivos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é o gatilho para os desajustes mentais em escala mundial: dados recentes pontuam que há, em média, 450 milhões de pessoas com doenças mentais e comportamentais.

Assim, uma maneira recíproca de trabalhar a redução dos efeitos dos problemas mentais é procurar dar mais atenção a quem precisa. Reserve algum momento para conversar “ao vivo” com as pessoas. Passar mais tempo com seus familiares, amigos e até mesmo colegas de trabalho.

São atitudes simples, entretanto, extremamente benéficas e importantes para aumentar a sensação de utilidade entre os envolvidos. Alguns se isolam porque não tem com quem conversar. Assim, vivem sozinhas em um mundo virtual limitado por quatro paredes.

Que tal aceitar um desafio?

Olhe a sua agenda de seu celular, provavelmente deve ter nomes que há muito você não tem notícia. Que tal surpreendê-los e demonstrar que eles são importantes e que merecem um pouco de seu tempo e de sua atenção?

| Treine a sua mente de forma positiva! Controle a ansiedade!

Controlar a ansiedade é um gigantesco desafio, porém possível! No entanto, é preciso treinar o cérebro para que ele aprenda a lidar com o que aparentemente nos domina.

Nesse sentido, é válida a antiga premissa de Sócrates, o filósofo grego: “Conhece-te a ti mesmo”. Conhecer a si mesmo é ter a sabedoria necessária para identificar os pontos fortes que nos tornam vencedores. É ter a certeza de conseguir dominar os pensamentos e conduzi-los para o bem.

O primeiro passo para alcançar esse estágio é mergulhar no autoconhecimento e encontrar a sua própria forma de enfrentar os momentos desafiadores que a vida nos entrega. E também aprender a controlar as emoções negativas que resultam em insegurança em determinadas circunstâncias.

| PENSAMENTOS geram SENTIMENTOS, que geram AÇÕES, que geram RESULTADOS.

O que você precisa fazer, então, para ter resultados melhores?

Mudar seu padrão de pensamento. O seu modelo mental, ou seja, sua percepção sobre o mundo que o rodeia é o principal responsável por você ter fracasso ou sucesso.

Procure dominar os seus pensamentos e conduzi-los para algo positivo e que torne a sua trajetória cada vez melhor. Hábitos, costumes e escolhas definem quem somos e onde chegaremos. Por isso, treinar a mente de forma positiva é fundamental para superar problemas como ansiedade, tristeza e frustração.

Vencer a ansiedade exige, pois, a conscientização da necessidade de adotar uma postura mental diferente para estar preparado quando os motivos que causam a ansiedade surgirem.

| Mente e corpo formam um só sistema e ambos se influenciam.

Cuide do sono!

Uma boa noite de repouso num ambiente tranquilo e confortável pode garantir o descanso e o relaxamento do corpo e da mente. A fisiologia humana impõe a necessidade de sono regular para que as funções orgânicas sejam corretamente reparadas.

A íntima associação entre mente e corpo justifica as crises de humor, os picos de nervosismo e de estresse resultante das noites mal dormidas. Durante o sono, importantes substâncias como a serotonina, responsável pelo bem-estar, são produzidas.

Assim, mais do que se imagina, cuidar do sono é uma ação preventiva básica em prol da saúde mental. Crie condições para garantir repouso adequado e reparador: durma as horas necessárias para a sua recuperação física e mental e logo perceberá a diferença em sua saúde.

Busque ajuda e tratamento, se necessário!

Se você já coloca em prática alguma das sugestões acima, ou outras em busca de encontrar o seu equilíbrio e mesmo assim, ainda está patinando e sofrendo as consequências das oscilações mentais, busque ajuda.

Quanto mais cedo procurar ajuda melhor será a sua recuperação!

A conscientização do problema é um dos pontos mais relevantes para alcançar o sucesso na recuperação dos sintomas e na minimização dos riscos que envolvem a doença.

Atualmente, há alternativas para garantir a promoção da estabilidade emocional e psíquica de quem está em busca de tratamento, assim, procure ajuda o quanto antes e conheça as soluções que possibilitam a promoção da saúde mental e física, assim como a recuperação do bem-estar e da qualidade vida.

| Cuide do bem mais precioso que existe: A sua saúde mental!


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem adaptada: freepik
Artigo atualizado em 16/01/2023

E você? Conte para gente como você está buscando ajuda ou como você supera a ansiedade e mantém sua mente em paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações