Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Vamos falar de Aprendizados? Onde você coloca o seu foco, na solução ou no problema?

A única forma de extrair o aprendizado das situações problemas, é quando se direciona a atenção as possíveis soluções que possam realmente trazer à tona a resolução do problema.

Quando a mente funciona direcionada ao problema, é natural elevar os níveis de preocupações do indivíduo, acarretando o seu sistema nervoso, e consequentemente afetando diretamente a sua saúde emocional, chegando a apresentar distúrbios emocionais e físicos.
Uma lupa e pessoas ao redor, a lupa mostrando que temos um foco, falta decidir se no problema ou na solução! Busque controlar sua mente!
De fato, a nossa mente é a máquina mais poderosa que existe! E, é verdade também que é uma máquina de resolver problemas, e por consequência ela não para! Mesmo enquanto o nosso corpo descansa no sono, a mente continua trabalhando através dos sonhos, ou seja, a máquina realmente nunca para, e como toda máquina que roda dia e noite, necessita de atenção e manutenção!

TUDO que foi inventado e criado pela humanidade, desde da criação da lâmpada até os super jatos ultrassônicos, foram criados para solucionar algum problema. No entanto, como a nossa mente não pára de funcionar, mesmo quando resolvemos o problema ou até mesmo quando não temos nenhuma dificuldade para resolver, a máquina continua em funcionamento, e é necessário direcionar e controlar essas atividades, entre ela a mais importante: como controlar as nossas emoções, através do que estamos pensamos. Sendo assim, em alguns momentos em vez de resolvermos, criamos os problemas e passamos a buscar as soluções, criando assim, o famoso círculo vicioso.

Então, podemos fazer a seguinte analogia:

Foco no problema pode ser considerado excesso de preocupação?

Exato! Devemos tomar bastante cuidado com isso porque as consequências de ser uma pessoa com nível elevado de preocupação pode trazer consequências sérias para sua vida pessoal e profissional.

A preocupação em excesso pode levar a pessoa apresentar alto nível de estresse, impulsividade, agressividade nas palavras e até mesmo em suas ações. O fato de tensionar a mente o tempo todo, acarreta nesses efeitos colaterais indesejáveis.

Ter preocupações na medida certa é até saudável e nos torna atentos às nossas responsabilidades como pais, como filhos, com cônjuge. Porém, preocupações excessivas levam à ansiedade, no final das contas, às frustações, podendo gerar o sentimento de infelicidade.

Preocupações excessivas e Ansiedade: medo do que pode ainda ACONTECER!

O conceito de preocupação está diretamente associado ao medo. Na maioria das vezes, o que sentimos, na verdade, é medo das coisas que podem nos acontecer.

É por causa desse medo, quando estamos preocupados, podemos nos sentir angustiados, agitados emocionalmente e assustados frente a um risco desconhecido e quem nem sabemos se pode realmente ocorrer.

Diante disso, é necessário identificar nossas preocupações desnecessárias no sentido de resolução, em algumas situações não tem nada ao seu alcance (ação) pode mudar a situação, apenas como você reage (sentimentos) pode auxiliar no controle da sua ansiedade.

Todos nós conversamos conosco mesmo!

E, essas conversas que chamamos de diálogos internos, é possível transformar as preocupações em planos, decisões e atitudes.

Como podemos fazer isso?

Siga alguns passos importantes, pergunte a si mesmo:

1. Esta preocupação está ligada à um fato real?

2. Esse problema depende somente de alguma ação minha para ser resolvido?

3. Tem alguém que pode me auxiliar a enfrentar essa situação?

Assim, fica mais acessível a nossa mente como podemos controlar nossas preocupações e mantê-las num nível aceitável.

Segunda fase: Repita frases importantes a si mesmo:

1. Calma, fulano, isto pode não acontecer!

2. Pare de se preocupar com algo que ainda nem aconteceu.

3. Tem alguém que eu conheço que já resolveu algo assim?

4. Quais ações concretas possa fazer agora?

| Geralmente, quando damos esses comandos a nossa mente, eles ajudam no processo de controlar a nossa ansiedade e nos colocar em ação.

Terceira fase: Imagine seus problemas resolvidos:

1. Outra técnica eficaz para reduzir o nível das preocupações é imaginar cenas nas quais você já venceu antigos problemas.

2. Ou, imaginar o seu maior problema atual resolvido, como você vai estar? Quem vai estar com você? Quais serão os seus maiores aprendizados?

Quarta fase: Sofrer por antecipação; é no mínimo sofrer 02 vezes.

Cuidado na antecipação dos fatos. Muitas vezes aquela situação que tanto está te atormentando não vai ocorrer, ou pode ser que aconteça, diferente do que você está imaginando.

Com este artigo podemos concluir que a preocupação excessiva faz com que a pessoa se torne improdutiva e infeliz.

Podemos dizer que isso se deve ao fato da pessoa que vive com excesso de preocupação imaginar que está sempre exposta a algum tipo de perigo. Entretanto, é importante que todos nós saibamos que na esmagadora maioria das vezes algumas das situações podem nem chegar a acontecer.

Como você está lidando com os seus problemas?

O que você imagina ganhar usando a sua mente a seu favor, direcionando a sua energia para o que verdadeiramente está ao seu alcance e no seu controle?


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem adaptada: freepik

E conte pra gente como você foca? Comente suas estratégias!


Um comentário:

  1. Muito bom conteúdo gostei bastante, parabéns a ACTIO CONSULTORIA E TREINAMENTOS

    ResponderExcluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações