Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

A excelência é IMPERMANENTE!

Em muitos casos a perda do foco não é relacionada as distrações externas, mas em focar apenas na sua capacidade de sentir-se superior perante seus pares e parceiros organizacionais, se vigie!

VAMOS PENSAR JUNTOS: quando a VAIDADE (da qualificação, do poder ou mesmo superação de metas) sobrecarrega o peito do indivíduo e inunda seu ego de arrogância, vê-se, de imediato, uma condição de elevado RISCO À DERROCADA!
Figura mostrando duas pessoas segurando um alvo e uma pessoa em uma escada de corda, egos inflados acima das metas
A condição obrigatória para nos mantermos ativos na escalada do crescimento é, sem dúvida, a disposição para mantermos o foco, esforços e atenção diligente no PROCESSO (Individual) de crescimento, erros e acertos, pluralidade de soluções, tentativas de melhoria, lapidação comportamental - o que, claro, requer de cada um de nós uma sede insaciável de aprender mais, com abertura e flexibilidade frente a possíveis mudanças.

Tenho, cá, minhas reservas com aqueles que se autoafirmam EXCELENTES. Ora, somos impermanentes em tudo desde (e para) sempre. Pra crescermos temos a necessária condição da mudança a considerar. Títulos, cargos, posições, conquistas são, sim, perecíveis.

Considero EXCELENTE a simplicidade, a abertura, a empatia, misturadas às disciplinas de fazer acontecer aquilo que se projeta com a melhor COLABORAÇÃO entre partes que se apoiam e se aplaudem. Nada de 'podiums separatistas', mas o sentido de TIME. Atualizar-se e revisar competências como um exercício incansável de alguém que se vê excelente tão somente em cada ESTÁGIO - ciente de que o processo persiste e que as comprovações desta entrega requerem, sim, novas entregas (possivelmente mais complexas e renovadoras)- faz toda a diferença na identificação de competências maduras!

Portanto, CUIDADO com possíveis arroubos de um EGO que "se acha": nas curvas da vida, ele pode sobrar e cair na primeira ribanceira que surgir (tão somente por focar sua atenção ao seu umbigo, esquecendo de atentar para a estrada, seus desvios, acostamentos, acidentados percursos, transeuntes, intempéries, fauna e flora!

| SEJA EXCELENTE, SIM - sobretudo na arte de se lapidar cotidianamente e retirar as arestas (ou excessos) que comprometam a boa imagem e o bem estar do ambiente que precisa acolher a sua colaboração!


Avante! 🎯💪🏼

Mayvonne Morais
Psicóloga (especialista em RH a mais de 30 anos)
Instagram: www.instagram.com/mayvonnemorais
Fonte da imagem: freepik 

E você já caiu ou viu essa armadilha acontecer? Deixe nos comentários isso pode ajudar muito o mundo corporativo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações