Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

Você está vivo?

Como assim? Que pergunta é essa? Claro! Se estou lendo esse artigo estou bem vivo. Alguma vez você se questionou a respeito disso?

É engraçado, as vezes é preciso perder alguém que amamos, para nos questionarmos a respeito do sentido da vida e do quanto o nosso conhecido e indispensável piloto automático, nos impede de percebermos o simples fato de estamos vivos.

Estar vivo é diferente de estar respirando, estar vivo é diferente de ficar no "looping" vicioso diário, atolados em demandas de trabalho, sem tempo para pausas.
Estar vivo é diferente de estar respirando, estar vivo é diferente de ficar no looping vicioso diário, atolados em demandas de trabalho, sem tempo para pausas.
Você já se pegou em situação que não se lembra como chegou até determinado lugar ou realizou alguma atividade, simplesmente porque estava no automático? São inúmeras as atividades que o cérebro faz de modo espontâneo, ou seja, faz de maneira tão repetitiva que tira o foco daquela situação para economizar energia, pois o ser humano precisa de hábitos para facilitar a sua rotina.

Imagina se o nosso cérebro tivesse que fazer tudo de maneira lenta como se estivesse na fase de aprendizado? Viveríamos eternamente exaustos.

É necessário que você saiba que o piloto automático desenvolve papel importante em nossa vida, pois nos permite lidar com preocupações do dia a dia ou estímulos internos e externos que causam algum tipo de esgotamento físico ou mental.

No entanto, viver no “piloto automático” a maior parte do dia, há um tempo considerável, passa a prejudicial para nossa experiência em apreciar coisas pequenas e importantes, como lembrar da série que assistimos e gostamos, da visita de um amigo especial, da comida saboreada em nossas refeições, o que ouvimos numa reunião de trabalho, etc.

É evidente que você não está com sua capacidade cognitiva comprometida por sentir que está vivendo de modo automático, a intenção com essas colocações é trazer para o consciente, que com o tempo perdemos a sensibilidade e a facilidade de estarmos com a atenção plena nas atividades corriqueiras.

Com o objetivo de economizar energia e nos manter no melhor estado de sobrevivência possível, nosso cérebro joga as atividades cotidianas no modo automático, independente se a atividade que está sendo realizada seja simples ou complexa. Exemplo: Para o cérebro de um piloto experiente, tanto faz pilotar uma aeronave ou escovar os dentes, a sua rotina já “automatizada” ocorre sem trazer novas surpresas no dia a dia.

Um fator de extrema importância é entender que o piloto automático também desempenha papel prejudicial em algumas áreas da nossa vida, como na relação que possui em manter comportamentos sabotadores e autodestrutivos, ele é responsável pela resistência do nosso cérebro, quando buscamos intervir nesses hábitos que te fazem tão mal e temos grandes dificuldades.

Você já se perguntou “por que é tão difícil mudar?”

Vamos conhecer alguns comportamentos autodestrutivos:
  • Sedentarismo
  • Beber em excesso
  • Se alimentar mal (seja muito ou pouco)
  • Não controlar suas emoções – agir por impulso agredir verbal ou fisicamente
  • Gastar dinheiro compulsivamente ou imprudentemente
  • Tomar decisões quando se está com raiva
  • Deixar acumular tarefas diárias
  • Dormir muito ou pouco demais.

E como minimizar o controle do piloto automático?

Quando estamos atentos aos detalhes estamos trabalhando na mudança de comportamentos.

Assim como o corpo o nosso cérebro necessita de treino para fortificar-se e desenvolver-se. Nossa mente é uma ferramenta poderosa.

É por isso que as pessoas costumam dizer que você é o que você pensa.

Lembre-se: seus pensamentos influenciam as suas ações e suas ações determinam os resultados que você obtém na vida.

Algumas dicas para controlar o piloto automático

  • Experimente fazer nada. Você também tem essa ideia ou necessidade de estar produzindo o tempo todo?
  • Redescubra suas paixões.
  • Desconecte as redes sociais. Repense quando o uso de tecnologias é necessário ou automático, reflita se você pode fazer sozinho ou de outra forma.
  • Faça atividades que geralmente passariam despercebidas, como trocar o relógio de pulso, pentear o cabelo ou escovar os dentes com uma mão diferente.
  • Faça terapia para conhecer e organizar melhor seus pensamentos, observar comportamentos e reestruturar cognitivamente hábitos que possam ser prejudiciais.
│ Estar vivo é mais do que chegar ao final do dia exausto ou porque trabalhou demais ou porque tem trabalho de menos. Estar vivo é muito mais que acordar, comer, trabalhar e dormir.

Tudo isso é importante, entretanto, estar vivo tem mais haver com celebrar a companhia das pessoas que fazem parte da nossa jornada diária, que fazem a diferença para que possamos ter uma vida com verdadeiro sentido (se sentir vivo).

Você tem se dado atenção?

Desligamos o piloto automático, no momento em que nos ligamos à vida. Neste caso, entendo que este ligar à vida passa por entrar em contato com o nosso mundo interno, ou seja, com as informações que nos chegam através dos nossos sentidos. O que vemos, sentimos e pensamos.

│Para viver de maneira plena é necessário construir esse caminho. É uma construção que envolve criatividade e motivação.

Defina seus verdadeiros valores, viva com paixão e dê um passo de cada vez na direção desejada. Iniciando devagar, é possível encontrar um propósito de vida e deixar que o piloto automático faça apenas no que de verdade é a sua verdadeira função: agilidade.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Freepik

E você, como está vivendo? Conte o que você faz de diferente!



Um comentário:

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações