Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

Você tem perdido peças importantes do seu time?

Sabe quando está tudo se encaminhando bem na empresa e de repente aquela pessoa importante para que junto com a empresa os resultados sejam atingidos, pede desligamento?

Na maior parte das vezes, essa afirmativa até vem acompanhada do discurso sobre recebi uma nova oportunidade, vou ter melhor salário ou evolução na carreira. Entretanto, estudos apontam que 08 entre 10 colaboradores que pedem demissão, ocorre em função do “chefe”. 

Sim, o discurso da oportunidade melhor, é um argumento usado para dizer “eu me demito, porque desisto de você e não quero me indispor e dizer a verdade”. O desempenho abaixo do que se espera do líder é o principal motivo apontado tanto por quem pede para sair da empresa como por quem está desanimado no emprego.
A saída de profissionais chaves e qualificados da empresa, são muitas vezes por falta de liderança!
Decisões gerenciais equivocadas ou mal planejadas inevitavelmente levam a um desgaste no relacionamento entre colaboradores e seus líderes.

É importante o gestor entender que o bom desempenho da equipe se inicia pela gestão eficiente, isso não significa que o gestor deve ser “mãezona” da equipe, obrigatoriedade de lazer juntos ou também o extremo, mal dar bom dia a turma. O líder sensato é aquele que consegue manter o equilíbrio entre seus comandos e resultados da equipe, avaliando o desempenho e o contexto de cada situação.

Para o líder atingir esse tão sonhado equilíbrio, é preciso desenvolver a sua inteligência emocional, bom senso de organização, empatia, carisma e, acima de tudo, respeito pelas pessoas que o cercam. E, respeito nesse contexto, significa conhecer as habilidades e inabilidades de cada membro do grupo, para aloca-los de acordo com os seus melhores recursos.

Faz parte de uma equipe a junção de vários tipos comportamentais, vamos ter no time os mais falantes, os mais calados, os mais extrovertidos e os introvertidos, os que melhores lidam com pessoas e os que melhores lidam com números... e vamos pensar? Qual negócio não precisa da junção dessas características???

E tudo isso ficou ainda mais exposto aos olhos de todos devido ao chacoalhão que a pandemia deu no mundo; nunca antes se deu tanta relevância para inteligência emocional e saúde mental. 

O ser humano passou a buscar o que realmente faz sentido em sua vida. Devido a tantas perdas e limitações, houve um encontro interior importante e mais do que nunca, o ambiente de trabalho e as relações exigem mais equilíbrio.

De fato, um gestor bem desenvolvido pode evitar a evasão do seu time pelo vínculo de confiança que se estabelece. Isso não quer dizer, que o trabalho será mil maravilhas e que será um ambiente passivo, sem regras ou metas. 


Se antes o colaborador oferecia seu serviço em troca apenas de salário, atualmente essa relação envolve outros fatores relevantes, como psicológicos, emocionais e sociais. Ou seja, o bem estar passa a ser também uma preocupação da cultura e das lideranças.

Portanto, se você é líder se prepare e se desenvolva!

│Como disse Sthephen Covey: "Suas ações falam mais alto e com mais clareza do que as suas palavras".

As ações são as formas de concretizar o que pensamos. A pessoa que diz uma coisa e faz outra não é confiável.

O líder confiável é aquele que encoraja as pessoas pelos seus exemplos.

O que as pessoas buscam é saúde mental, inteligência emocional, pertencimento e conexão, sem isso será cada vez mais desafiador manter o time engajado e motivado.

Tudo começa dentro de você, com a tua empatia e autoliderança, que ocorrerá através do teu autoconhecimento.

│ Lembre-se você está na vitrine! Seus liderados te observam o tempo todo. Pequenos detalhes fazem grande diferença!


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: freepik


Um comentário:

  1. Ótima matéria. Muito esclarecedor para gestão de pessoas.

    ResponderExcluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações