Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

A importância do líder no aprimoramento do desempenho do profissional

A principal distinção entre os líderes e seus liderados é o sentido da visão, ou seja, a capacidade de ver claramente onde o grupo se encontra no presente e para onde pode ir. Liderar é ser o guia dessa viagem, é conduzir as pessoas do ponto A (atual) para o ponto B (desejado), aonde estão os objetivos a serem alcançados.
O líder deve ser o motor de desenvolvimento dos colaboradores
Liderança, então, é a ação de conduzir pessoas em direção a um novo destino. Por isso, os olhos de um líder devem estar voltados, tanto para o momento presente, ou seja, o ponto de partida, quanto para o futuro, o lugar aonde se quer chegar.

Atualmente, nas empresas, há a necessidade que os gestores sejam líderes. Neste momento de grandes transformações em que estamos vivendo, apenas a gestão não é mais suficiente para a sobrevivência das empresas. É necessário algo mais, é essencial olhar para o futuro e enxergar aonde essas transformações vão levar a empresa e as pessoas. Nunca se fez tão importante a presença do líder como agora na condução das pessoas.

A liderança trata dos resultados de hoje, ao mesmo tempo em que há o empenho em construir a organização que se adapte, cresça e produza resultados ao longo do tempo. Neste cenário, o verdadeiro líder é aquele que consegue inspirar pessoas a caminhar ao seu lado, buscando fomentar o desenvolvimento, seu e de sua equipe, ao longo do caminho, como forma de vencer cada obstáculo que se interponha entre o momento atual e o futuro planejado.

O sonho de todo líder é justamente ser capaz de realizar com êxito a sua tarefa e produzir excelentes resultados.

Portanto, para alcançar este nível é necessário ter várias competências comportamentais e técnicas, não é de um dia para o outro ou de qualquer jeito que a liderança chega, é imprescindível doação, dedicação, empenho, paixão por aquilo que faz e principalmente, gostar de pessoas. Um indivíduo que não gosta de se relacionar com as pessoas, terá muita dificuldade de sustentar sua liderança.

Para alcançar a liderança eficaz, existem princípios a serem seguidos, vamos conhecer alguns:

Confiança

É o vínculo entre você e sua equipe, que deve ser conquistada. A confiança é a base de tudo. Nenhuma relação seja ela qual for, casamento, negócios, amizade, se sustenta se não for pautada na confiança mútua.

Positividade

É uma das habilidades mais importantes do líder eficaz.

É inegável que líderes que possuem a habilidade da positividade desenvolvem comportamentos que não somente são capazes de motivar e engajar equipes, mas também conseguem mantê-los otimistas, curiosos e confiantes, e ainda estimulam a serem mais produtivas, pois sabem extrair os aprendizados as situações, mesmo quando o resultado não são os mais favoráveis.

Empatia

Empatia é a capacidade de se conectar com o outro.
Escuta Ativa! Escutar é muito mais que ouvir. Saber se colocar no lugar no lugar do outro, buscar entendê-lo e compreender o que passa em sua mente, porém não a partir da nossa perspectiva, e sim da perspectiva dele, com suas crenças e valores.

Humildade

No dicionário a definição de humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

É evidente que os líderes que possuem essa habilidade, não defendem o significado de humildade como um comportamento passivo. Pelo contrário, eles fazem da humildade uma das fontes de suas forças.

Resiliência

Você sabia que resiliência é a capacidade de se recobrar ou se adaptar às situações desagradáveis ou de mudanças repentinas?

E adaptar-se, neste sentido, tem muito a ver com ser criativo, inovador ao pensar em soluções para vencer os obstáculos que tentam impedir que você, sua equipe e sua organização alcancem os resultados desejados.

Ser resiliente é algo benéfico para o colaborador e a empresa, afinal, um líder com essa característica está disposto a mudar, a encorajar a mudança e a direcionar os esforços para onde a empresa deseja chegar.

Propósito

O propósito contribui para o bem-estar e felicidade. Entrega mais consistência no seu trabalho e com isso você performa melhor. Quem não tem um Propósito, para chamar de seu, não consegue se alinhar com o Propósito da empresa que lidera e por consequência, não consegue inspirar seus liderados.

Líderes que possuem propósitos autênticos se mantem constantemente atualizados como indivíduos, que entendem e conhecem suas forças, fraquezas e emoções, expressando seu “verdadeiro eu” no seu papel de liderança.

Para se tornar um líder de alta performance é necessário desenvolver e treinar sus capacidades e habilidades continuamente.

│Dê o seu melhor e extraia o melhor da sua equipe! Lembre-se que você é exemplo e que juntos são mais fortes.

Outro fator importante, dê atenção as demais áreas de sua vida, além da profissional, pois influencia diretamente no seu desempenho. A ideia não é a perfeição e os acertos em tempo integral, muito pelo contrário, a intenção é encontrar o equilíbrio e a confiança sua e da sua equipe. Sem equilíbrio é desafiante manter o foco das pessoas no alcance dos resultados.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: freepik

Gostou? Comente se algum líder já ajudou no seu aprimoramento e como foi!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações