Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

Nem sempre estar ocupado significa ser produtivo

Entenda a diferença em ser ocupado e produtivo e descubra como é possível mudar sua rotina e deixar de ser ocupado, para ser produtivo e ter melhor qualidade de vida.

Na maioria das vezes, estar ocupado não é sinônimo de produtividade, é apenas falta de planejamento e gestão do tempo. Se você está começando dezenas de tarefas por dia, e não está finalizando quase nenhuma de maneira satisfatória, é quase certo que você não está se dedicando às tarefas certas.
A verdadeira face da produtividade e não da ocupação
Uma pessoa ocupada é aquela que fica o dia todo fazendo várias tarefas, geralmente não têm tempo para nada e possuem rotinas super corridas, podendo na maioria das vezes comprometerem inclusive a própria saúde física e mental. Por outro lado, uma pessoa produtiva é aquela que mantém sua rotina organizada com horários compatíveis com as suas atividades e consequentemente, produz resultados eficazes.

Uma das definições de produtividade é: uma forma de medir a eficiência. A produtividade concentra-se nas maneiras pelas quais as pessoas podem gerenciar melhor suas vidas, para que assim tenham mais tempo para fazer o que desejam.

Em resumo, a diferença entre a pessoa produtiva e a ocupada não está necessariamente relacionada à quantidade de tarefas executadas e finalizadas, e sim na qualidade da entrega de cada uma delas.

No atual contexto tecnológico, onde tudo parece ter senso de urgência, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas e aceleradas – e até mesmo pela nossa cultura o termo “estar ocupado”, tornou-se algo muito valorizado. Até mesmo de maneira equivocada, alguns usam o termo para massagear seu próprio ego. Ao falar “eu estou ocupado” tem implícito outras frases, como: “eu sou importante”; “eu sou uma pessoa de alto valor”, “só eu consigo fazer tal coisa”, “tenho grandes projetos”.

E o descontrole maior é que estar ocupado se transformou em DESCULPA para procrastinar... estar ocupado é uma desculpa válida para praticamente qualquer demanda que aparece na vida, pois acaba sendo uma justificativa plausível para não ouvir nada de verdade, não falar as coisas de verdade, e talvez, mais ironicamente – para não fazer as coisas de fato. Estar ocupado é uma desculpa a nós mesmos e aos outros para não fazer o que realmente importa. Nesse contexto o “ocupado” é o mais novo “preguiçoso”.

A produtividade é um hábito

Assim como muitas coisas em nossa vida, a produtividade pode se tornar um hábito. A produtividade também pode ser treinada e se tornar um hábito corriqueiro, basta inseri-la de maneira assertiva em seu cronograma diário.

Não é preciso perseguir listas intermináveis de tarefas, basta trabalhar de maneira estratégica e inteligente. É fundamental ressaltar que existe uma grande diferença entre movimento e realização. Apesar das listas de tarefas garantirem que você se sinta realizado ao finalizá-las, elas não garantem que você fique mais próximo dos seus objetivos.

Algumas dicas simples e importantes para ser mais produtivo

1. Faça diariamente sua lista de tarefas

É de extrema importância ter ciência de tudo o que precisa ser realizado no dia. Por isso, faça uma lista com as atividades mensais, semanais e diária permitirá que você não deixe nada de lado.

2. Defina quais as prioridades

Após analisar tudo o que precisa ser feito é hora de identificar quais são as principais e mais urgentes, e ainda, quais podem ser delegadas.

3. Organize a rotina

Além da organização de tarefas, é importante ter recursos disponíveis que te ajudem a ser ágil e eficaz. Além da velha e boa agenda de papel, temos diversas ferramentas que podem ajudar a criar uma rotina mais produtiva e eficiente, como o Método Pomodoro, Planilhas de Excel, Matriz de Eisenhower, Método Konmari, entre diversos outros.

4. Concentração e foco

De nada adianta ter tudo em mãos, e não focar naquilo que precisa fazer.

As distrações com as redes sociais, sites de vídeos, notícias etc. são a isca perfeita para que você se perca e fuja das suas atividades. Para melhor controlar o seu foco nas atividades, programe pausas, como: intervalo de 15 minutos a cada hora para você esvaziar a mente e relaxar. Assim, sua produtividade fica melhor ainda e o resultado só aumenta!

5. Aprenda a dizer “NÃO!” Simplesmente porque é impossível agradar todas as pessoas!

É claro que ajudar as pessoas é importante e saudável, porém, querer agradar a todos é impossível. Porém, não temos tempo suficiente para dar conta de tudo e todos, por esse fato é importante selecionar ao que dizemos SIM, pois se sobrecarregar de tarefas que não são nossas significa perder noites de sono, nos estressarmos, ter menos tempo livre para fazer o que amamos.

│"Um 'não' dito com convicção é melhor e mais importante que um 'sim' dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações." - Mahatma Gandhi.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem adaptada: freepik

E você está fazendo o que para ser produtivo? Conta pra gente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações