Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Quais são os maiores erros cometidos durante uma ENTREVISTA DE EMPREGO?

Usar roupas inapropriadas, falar mal dos empregos anteriores, redes sociais ou mostrar desinteresse podem ser fatores determinantes. Fique ligado!

Nossa intenção com a matéria é unir dicas de erros, e falar de algumas dicas para você se destacar durante um processo seletivo.

Uma pesquisa realizada com mais de 3 mil gerentes e profissionais de recursos humanos, publicada pela revista Forbes, teve como objetivo entender quais são os maiores erros que os candidatos cometem durante uma entrevista de emprego.
Evite erros durante suas entrevistas de empregos
Baseado na pesquisa e nossa experiência com recrutamento e seleção, vamos comentar alguns pontos para que você evite esses erros e assim consiga o emprego de seus sonhos.

O clima de testes e entrevistas pode causar estresse e até justificar algumas gafes. Porém, segundo o estudo, o nervosismo pela falta de preparação é culpa do próprio candidato, que precisa fazer a "lição de casa" antes de se oferecer para alguma vaga.

É natural os candidatos ficarem ansiosos e não conseguirem expor o melhor de si. Por outro lado, existem pessoas que são confiantes e articuladas, mas não pesquisam nada sobre a organização e perdem pontos.

Outro grande erro, de acordo com a pesquisa, é referir a si mesmo usando a terceira pessoa ou usar roupas inapropriadas. Estes detalhes podem se tornar fatores determinantes na hora da escolha.

Outro hábito comum nos dias de hoje é, atender uma chamada ou responder a uma mensagem nas redes sociais durante a entrevista, é um dos maiores motivos de eliminação dos candidatos nos processos seletivos. Outro ponto é a falta de interesse da pessoa durante entrevista também é um dos fatores que mais influenciam na escolha do candidato.

Falar sobre coisas negativas de seu trabalho atual ou empregos anteriores também são considerados erros imperdoáveis. Fora isso, a arrogância e até o chiclete durante o bate-papo podem acabar com as chances do candidato.

Falar mal de antigos ou atuais chefes e colegas de trabalho é péssimo. O candidato é visto como pouco profissional ou, ainda, poderá dar a impressão de que não consegue construir relações positivas com seus colegas. Se você teve uma experiência negativa em algum emprego, fale apenas sobre o que você aprendeu com os desafios, evitando assim falar algo negativo dos antigos colegas e/ou empresas.

Um ponto positivo para o candidato é praticar o discurso para permanecer calmo e focado. Além disso, é extremamente necessário chegar pontualmente na entrevista.

Sugiro outros fatores para se sair bem na entrevista: faça exercícios antes da entrevista, coma direito, saia bem antes do horário marcado e, quando estiver lá, deixe que sua personalidade, profissionalismo e habilidades falem mais alto.

É bom lembrar que a nova empresa que você pretende entrar não está contratando apenas uma lista de habilidades e realizações, ele está contratando a pessoa por inteiro: sua personalidade, currículo, pensamento crítico e habilidade criativa.

│Sua impressão durante a entrevista será, na maioria das vezes, um fator determinante na hora da escolha, então lembre-se que a primeira impressão é a que fica na mente dos recrutadores.

Sínteses e adaptações por
Marcelo Cabral
Consultor e Multiplicador da ACTIO Consultoria & Treinamentos
Fonte da imagem: adaptado da freepik

Gostou? Você já cometeu outros erros não citados, então deixe nos comentários!


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou, isso á justamente para ajudar as pessoas que precisam. E vamos em frente, obrigado pelo comentário

      Excluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações